Ao clicar no botão para cancelar o CT-e do CTRC selecionado, será aberto um programa auxiliar para informar os dados de cancelamento do CT-e.

Agrupador Dados CTRC: São informações do CTRC selecionado que cujo CT-e será gerada a transmissão de cancelamento.
As informações existentes são Série, Número, Remetente, Destinatário, Peso e Frete Valor.

Agrupador Motivo:
Motivo: Informação do motivo do cancelamento do CT-e.
Enviar Email p/ Cliente: Campo que, se marcado, após o cancelamento do CT-e, envia um e-mail ao cliente para informar do cancelamento do CT-e.
Integrar Seguro: Campo que, se marcado, após o cancelamento do CT-e, efetua o cancelamento junto à seguradora para o CT-e cancelado.

Executar: Confirma o cancelamento do CT-e selecionado.
Fechar: Cancela o cancelamento do CT-e e fecha o programa auxiliar.

Após o cancelamento feito com sucesso, será alterada a situação do CTRC para "4 - Cancelado".

Ao clicar no botão para duplicar o CTRC selecionado, será aberto um programa auxiliar para informar os dados do novo CTRC.

Agrupador Dados CTRC: São informações do CTRC selecionado a duplicar.
As informações existentes são Série, Número, Remetente e Destinatário.

Série Nova: Série do novo CTRC.
Data Emissão Nova: Data de emissão do novo CTRC.
Quantidade Cópias: Quantidade de CTRCs a serem gerados.
Série Nota Fiscal: Série da nova nota fiscal.
Valor Nota Fiscal: Valor das notas fiscais para o novo CTRC a ser gerado.
Tipo CTRC: Tipo de CTRC do novo CTRC.
Valor Frete: Valor de frete do novo CTRC.
Incluir Nota: Campo que, se marcado, irá incluir as notas do CTRC original para o novo CTRC. Se o CTRC original possuir mais de uma nota, só vai incluir as notas no CTRC de destino se não preencher o campo Série Nota Fiscal.. Se houver mais de uma nota e for preenchida a série, não será informada nenhuma nota, preenchendo apenas o valor da nota.
Incluir no Manifesto: Campo que, se marcado, irá incluir no manifesto relacionado ao CTRC original, o novo CTRC gerado.

Executar: Confirma a duplicação do CTRC selecionado.
Fechar: Cancela a duplicação e fecha o programa auxiliar.

Neste campo é informado o CTRC de origem quando o CTRC que está sendo gerado é para complemento de CTRC, CTRC de anulação de valores ou substituição de CTRC.
Para habilitar este campo, informe no campo Tipo de CTRC um tipo que possua em seu cadastro, Cadastro Tipo Ctrc, aba "Cadastro", campo Finalidade CT-e, preenchido com "1 - CTRC de Complemento" ou "2 - CTRC de Anulação de Valores" ou "3 - CTRC de Substituição".

Não é permitida a alteração de situação neste programa, este campo mostra a situação atual do CTRC.
As situações existentes para o CTRC são:
0 - Cadastrado;
1 - Emitido;
2 - Recebido p/ Distribuição;
3 - Entregue ao Destinatário;
4 - Cancelado;
5 - Junção;
6 - Entregue ao Redespacho;
7 - Inutilizada.

Este campo é obrigatório para a emissão do CT-e.
No caso do frete, o produto será o próprio frete. Então é necessário cadastrar um produto que seja frete e em seu cadastro.

Os campos Veículo, Km Veículo, Motorista, Proprietário, Carreta 1, Carreta 2 e Carreta 3 possuem relação entre sí e se referem ao motorista e veículos utilizados para transportar os produtos das notas contidas no CTRC selecionado.

Será sugerido o veículo existente na Ordem de Coleta, caso informado, no CTRC. Através do veículo, são sugeridas as carretas, vinculadas, o motorista e o proprietário.
Para o veículo, será validado se o mesmo está ativo e sem pendências de renovação ou bloqueio de renovação.

A quilometragem do veículo informado deve ser maior ou igual à última quilometragem lançada.

Para o motorista, será validado se o mesmo está ativo, sem pendências de renovação, sem bloqueio de renovação, sem MOPP vencido e sem carteira de habilitação vencida.

Para o proprietário, será validado se o mesmo está ativo, sem pendências de renovação, sem bloqueio de renovação, se a RNTRC possui data de vigência e se esta data não está vencida.

O frete consignado é quando o embarcador contrata um frete pelo intermédio de outro, sem contato direto com a transportadora. Ainda assim é necessário se este frete é CIF ou FOB, por isto, deve ser selecionado um tipo de frete "3 - Consignatário CIF" ou "4 - Consignatário FOB" e em ambos os casos, informar o consignatário.

O valor do frete por tonelada é obtido através do seguinte cálculo:
(Frete Valor / Peso) * 1000

O redespacho há quando duas ou mais transportadoras estão envolvidas no processo de entrega de uma mercadoria e ocorre para reduzir o tempo da entrega ou reduzir os custos.

Após informar a transportadora de redespacho, no campo Redespacho, informe o tipo de frete de redespacho no campo Frete Redespacho.

Após informar o tipo de frete, no campo Frete, se for selecionado "1", será sugerido para o campo Condição Pagamento a condição de pagamento conforme informado no cadastro de clientes para o remetente. Se for selecionado "2" será sugerida a condição de pagamento conforme informado no cadastro de clientes para o destinatário. Se for "3" ou "4", será sugerida a condição de pagamento conforme informado no cadastro de clientes para o consignatário.

Informe no campo Duplicata Adicional o percentual a aplicar para geração de duplicata adicional e no campo Condição Pagto Adic. a condição de pagamento para esta duplicata.

Para explicar o cálculo do valor gerado desta duplicata adicional, segue abaixo:
Total Prestação: Valor existente na aba "Dados Fiscais", agrupador "Composição do Frete", campo Total da Prestação.
Percentual: Valor existente na aba "Cadastro", campo Duplicata Adicional.

(Total Prestação * 100 / (100 - Percentual)) * (Percentual /100)

A duplicata pode ser gerada em mais de uma parcela e será(ão) exibida(s) na aba "Parcelas".
A quantidade de parcelas depende da condição de pagamento informada na aba "Cadastro", campo Condição Pagto Adic.. Caso não for infomrado uma condição neste campo, será a condição de pagamento existente na mesma aba, campo Condição Pagamento.

Será informado neste campo o(s) número(s) presente(s) da(s) nota(s) fiscal(is) da aba "Notas Fiscais", na coluna Número.

A informação do valor do frete conforme seu peso ou volume é calculado conforme segue:
Tipo: Valor informado para o cliente, conforme o tipo de frete (CIF, FOB, Consignatário), em seu cadastro, no campo Tp Cálc. Imp. F.. Será considerado apenas o valor "1" ou "2". Se for "1", o valor de ICMS do agrupador Cálculo do ICMS, campo Valor ICMSserá lançado no campo Outros. Se for "2", não será lançado em outros mas também é utilizado no cálculo.
Total da Prestação: Valor informado no campo Total da Prestação.
Despesas: Soma dos valores dos campos Seguro e Outros.
ICMS: Valor de ICMS se o Tipo for "2".
O cálculo então é:
Total da Prestação - (Despesas + ICMS)

Para empresas que em seu cadastro, o campo Modelo NF preenchido com "89", o valor deste campo assume o valor do campo Frete Valor e o campo Frete Valor é zerado.
Este valor pode ser informado para adicionar ao valor total da prestação.

Para o cliente informado no CTRC, conforme o tipo de frete (CIF, FOB, Consignatário), em seu cadastro, no campo Tipo de Cálculo do Seguro irá definir o cálculo a ser utilizado e no campo Custo Transp.% o percentual a ser aplicado.
Se o tipo for "1", será conforme o peso, informado na aba "Cadastro", campo Peso. Se for "2", será conforme o valor da mercadoria, informado na aba "Cadastro", campo Valor Mercadoria.

O tipo de soma do valor do pedágio é a forma de considerar o valor do pedágio informado no campo Pedádio.
"I" (padrão) considera somente o valor de ida, "V" considera somente o valor de volta e "A" considera valores de ida e de volta (dobra o valor).

A informação de outros valores do frete pode ser informado manualmente ou, se o cliente informado no CTRC, conforme o tipo de frete (CIF, FOB, Consignatário), em seu cadastro, no campo Tp Cálc. Imp. F. preenchido com "1", o valor de ICMS do agrupador Cálculo do ICMS, campo Valor será lançado no campo Outros.

Neste campo é informado o valor das parcelas para o CTRC selecionado.
Este campo terá o mesmo valor do campo Total da Prestação.
Se o cliente informado no CTRC, conforme o tipo de frete (CIF, FOB, Consignatário), em seu cadastro, no campo Tp Cálc. Imp. F. estiver preenchido com qualquer valor diferente de "7", será diminuído do valor existente o valor do ICMS retido, presente no agrupador Cálculo do ICMS campo Val. Retido.
O valor total da prestação é o valor final do CTRC selecionado, com suas despesas e impostos, conforme segue:
O valor inicial do total da prestação será o valor existente na aba "Cadastro", campo Frete Valor.
Somado a este valor será o valor das despesas existente nos campos Seguro e Outros (se o valor de outros for positivo irá somar, se for negativo não faz nada neste momento).
Ao valor existente é aplicado o percentual de ICMS adicional, caso houver no campo % Adic. ICMS.
Do valor resultante é diminuído o valor do campo Outros (se o valor de outros for negativo).

Este campo será informado automaticamente conforme o tipo de CTRC informado para o CTRC, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, agrupador "Base Cálc. ICMS", campo Pedágio b. ICMS.
Se não, é verificado no Cadastro de Empreas, para a empresa ativa, campo "sompedgicmsemp" (campo interno do sistema). Se estiver preenchido com "S", será preenchido com "S" neste campo, caso contrário, será preenchido com "N".

A Natureza da Operação ou CFOP, será informado conforme segue:
Primeiramente é verificado o Estado Emitente e o Estado Destinatário.
Se o CTRC possuir transportadora de redespacho informada, o Estado Destinatário será o Estado do cadastro da transportadora de redespacho informada.
Se o CTRC possuir um expedidor informado, o Estado Emitente será o Estado do cadastro do expedidor informado.

Para o primeiro dígito será verificado se o Destinatário possui em seu cadastro o Estado informado com a expressão "EX", que significa exportação. Se for, será "7". Caso contrário, será verificado se o Estado do Emitente e do Destinatário são diferentes. Se forem diferentes, será "6", caso contrário, será "5".

Para os outros 3 dígitos, é verificado se o Emitente possui em seu cadastro o Estado diferente do Estado do cadastro da empresa ativa. Se for diferente, serão considerados os 3 dígitos numéricos do Cadastro de Tipo de CTRC, campo Nat. Ope. outra UF.
Caso contrário, será verificado o ramo de atividade do cliente, informado no CTRC (o cliente varia de acordo com tipo de frete: CIF, FOB, Consignatário, etc).
Se o ramo de atividade estiver preenchido com "C", serão considerados os 3 dígitos numéricos do Cadastro de Tipo de CTRC, campo Nat. Ope. Comércio.
Se estiver preenchido com "F", serão considerados os 3 dígitos numéricos do Cadastro de Tipo de CTRC, campo Nat. Ope. PF ou Não Contr.
Se estiver preenchido com "T", serão considerados os 3 dígitos numéricos do Cadastro de Tipo de CTRC, campo Nat. Ope. Transp.
Se estiver preenchido com outros valores, serão considerados os 3 dígitos numéricos do Cadastro de Tipo de CTRC, campo Natureza Operação.

Se o tipo de CTRC informado no CTRC selecionado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, possuir o campo Finalidade CT-e preenchido com "2", a Natureza de Operação será a mesma do CTRC original.

A situação tributária de ICMS será sugerida conforme o tipo de CTRC informado no CTRC, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, campo Sit. Trib. ICMS.

O percentual de ICMS é sugerido conforme as regras abaixo definidas.

Primeiramente é verificado se é aplicado o percentual de ICMS ou não. Conforme o tipo de CTRC informado no CTRC, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, é verificado o campo Tipo de Nota. Conforme o tipo de nota definido para o tipo de CTRC, em seu cadastro é verificado o campo ICMS. Se estiver preenchido com "N", o percentual é zero (0,00). Se estiver preenchido com "S", será definido conforme segue.

Agora devem ser definidos os Estados do remetente e do destinatário.
Para o Remetente, é verificado se há expedidor informado no CTRC. Se houver será o Estado do expedidor. Caso contrário, é verificado se o tipo de frete é "1" ou "2" e há um consignatário informado. Se houver será o Estado do consignatário. Caso contrário, será o Estado do remetente.
Para o Destinatário, é verificado se há a transportadora de redespacho informada. Se houver será o Estado da transportadora. Caso contrário, será o Estado do destinatário.

O percentual de ICMS é o valor informado, conforme o Remetente e o Destinatário, no programa Alíquotas de ICMS - Individual (Desktop), campo Alíquota. Se não houver neste cadastro, será verificado no programa Cadastro de Estados para o Estado da empresa ativa, campo Alíq. ICMS Externa quando o Estado do Destinatário for diferente do Estado da empresa ou Alíq. ICMS Interna quando o Estado do Destinatário for igual ao Estado da empresa. Se não houver, será zero (0,00).

O valor da base de cálculo de ICMS será zero (0,00), se o percentual de ICMS informado no campo % ICMS for zero (0,00) ou se o campo Sit. Trib. ICMS estiver preenchida com "60".
Caso contrário, o valor da base de cálculo de ICMS será explicado conforme variáveis e cálculos que segue:
Variáveis
Base Inicial: Valor existente na aba "Cadastro", campo Frete Valor.
Modelo NF: Valor existente no Cadastro de Empresa, campo Modelo NF da empresa ativa.
Cliente: O cliente irá depender do tipo de frete informado. Se for "1", o cliente é o remetente. Se for "2", o cliente é o destinatário. Se for "3" ou "4", o cliente é o expedidor, se informado, se não for informado expedidor, é o consignatário.
Tipo Cálculo: Informação do Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", subaba "Parte 2", campo Tp Cálc. Imp. F. para o Cliente informado.
Paga Pedágio: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se:
01 - O tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, agrupador "Base de Cálculo de ICMS", campo Pedágio b. ICMS estiver preenchido com "S";
02 - Ou o Cliente informado possuir em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", o campo Pagto. Pedágio preenchido com "S";
03 - Ou Modelo NF preenchido com "75".
Soma Seguro: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se o tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, agrupador "Base de Cálculo de ICMS", campo Seguro b. ICMS estiver preenchido com "S".
Valor Seguro: Valor existente no CTRC selecionado, agrupador "Composição do Frete", campo Seguro.
Soma Outros: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se o tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, agrupador "Base de Cálculo de ICMS", campo Outros b. ICMS estiver preenchido com "S".
Valor Outros: Valor existente no CTRC selecionado, agrupador "Composição do Frete", campo Outros.
Soma Pedágio: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se o tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, agrupador "Base de Cálculo de ICMS", campo Pedágio b. ICMS estiver preenchido com "S".
Valor Pedágio: Valor existente no CTRC selecionado, agrupador "Composição do Frete", campo Pedágio.
Alíquota: Valor existente neste agrupador, campo % ICMS.
Usa Pauta: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se o tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, possuir o campo Utiliza Pauta Cálculo ICMS estiver preenchido com "S".
Peso: Valor existente na aba "Cadastro", campo Peso ou Horas.
Valor Pauta: Valor informado na Operação Transporte (desktop), campo Valor Pauta ICMS, se o CTRC selecionado possuir vínculo com operação de transporte ou valor informado na Tabela de Preco por Cliente (desktop )na coluna Vlr. Pauta ICMS, se o CTRC selecionado possuir vínculo com esta tabela de preço.
Total Prestação: Valor existente no agrupador "Composição do Frete", campo Total da Prestação.
Cálculo
Base 1 = Base Inicial + Valor Seguro (somente soma se Soma Seguro = "S").
Base 2 = Base 1 + Valor Outros (Somente soma se Soma Outros = "S" e se Tipo Cálculo diferente de "1". Se não, Base 1)
Base 3 = Base 2 + Valor Pedágio (Somente soma se Soma Pedágio = "S" e se Paga Pedágio = "S". Se não, Base 2)
Base 4 = Base 3 - Valor Pedágio (Somente subtrai se Soma Pedágio = "N" e se Paga Pedágio = "N". Se não, Base 3)
Base 5 = Base 4 / (100 - Alíquota) / 100) (Somente se Tipo Cálculo = "1" ou "2". Se não, Base 4)
Valor Pauta para Comparação: Valor do cálculo acima / Peso / 1000.
Base 6 = Valor Pauta * Peso / 1000 (Somente se Valor Pauta for maior que Valor Pauta para Comparação, se Usa Pauta = "S" e se Peso maior que zero (0). Se não, Base 5)
Base = Total Prestação (Somente se Modelo NF = "92". Se não, Base 6)

O valor do ICMS é sugerido conforme o cálculo que segue (utilizando os valores dos campos do mesmo agrupador):
Base ICMS * % ICMS / 100

Quando o valor existente no agrupador "Composição do Frete", campo Total da Prestação subtraído do valor existente neste agrupador, campo Base ICMS for maior que zero (0), o valor resultante deve ser lançado em valores isentos de ICMS ou outros valores de ICMS.
Para que o valor vá para outras ou isentas, é verificado no CTRC selecionado o tipo de CTRC, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, o campo Tipo de Nota. Se no tipo de nota o campo Isentas/Outras ICMS estiver preenchido com "O", será lançado no campo Outras, caso contrário, no campo Isentas.

Quando o valor existente neste agrupador, campo Sit. Trib. ICMS estiver preenchido com "60", então o valor de ICMS retido é informado sugerido conforme o cálculo que segue:
Total Prestação: Valor existente no agrupador "Composição do Frete", campo Total da Prestação.
Alíquota: Percentual de ICMS existente neste agrupador, campo % ICMS.
Total Prestação * Alíquota / 100

O valor do ICMS presumido é informado se houver relacionamento do CTRC selecionado com uma tabela de preços, do programa Cadastro Tabela de Preços Frete (Desktop).
O cálculo do ICMS presumido é feito conforme segue:
% Credito Presumido: Percentual de ICMS presumido existente na tabela de preços, coluna % Cred.Presumido.
Valor: Valor de ICMS existente neste agrupador, campo Valor ICMS.

ICMS presumido: Valor * % Credito Presumido / 100

Os valores do agrupador "Cálculo Diferencial de Alíquota" são informados quando há percentuais diferentes de alíquota entre Estados.

Primeiramente é necessário identificar o cliente. O cliente irá depender do tipo de frete informado. Se for "1", o cliente é o remetente. Se for "2", o cliente é o destinatário. Se for "3" ou "4", o cliente é o expedidor, se informado, se não for informado expedidor, é o consignatário.
Depois, é verificado se haverá cálculo de diferencial de alíquota. Somente haverá se o cliente for consumidor final, não contribuinte e o tipo de frete do CTRC for diferente de "1".
Se tudo isto for verdade, então são calculados os valores abaixo informados.
O percentual de ICMS fim é informado no campo % UF Fim e será o valor existente no programa Cadastro de Estados para o Estado do cliente, campo Alíq. ICMS Interna.

O valor informado no campo Vlr UF Fim será informado conforme o seguinte cálculo:
% UF Fim: Percentual acima informado.
Base: Valor de base de cálculo de ICMS informado no agrupador "Cálculo do ICMS", campo Base ICMS.
% ICMS: Percentual de ICMS informado no agrupador "Cálculo do ICMS", campo % ICMS.
Valor UF Fim = Base * (% UF Fim - % ICMS) / 100
Se o valor for positivo será considerado este valor, se for negativo, o valor de ICMS para o Estado fim será zero (0).

O valor informado no campo Valor UF Início será sempre zero (0) pois a partir de 01/01/2019, todo o ICMS diferencial é destinado ao Estado fim.

Para o campo % FCP UF Fim é informado o percentual conforme o valor existente no Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % FCP UF Destino conforme a empresa ativa e produto informado na aba "Cadastro", campo Produto. Somente será informado se houver valor no campo Valor UF Fim.

Há um campo interno do sistema que grava o valor de fundo de combate à pobreza para o Estado fim e será gravado conforme o seguinte cálculo:
Valor = Base * % FCP UF Fim / 100

A situação tributária do PIS é informada conforme o tipo de CTRC informado para o CTRC selecionado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, valor existente no campo Sit. Tributária PIS.
Caso não houver a informação, será informada a situação tributária "01".

A situação tributária da COFINS é informada conforme o tipo de CTRC informado para o CTRC selecionado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, valor existente no campo Sit. Tributária COFINS.
Caso não houver a informação, será informada a situação tributária "01".

O valor de base do PIS será calculado se:
O tipo de CTRC informado para o CTRC selecionado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, possuir valor no campo Especial diferente de "S";
A situação tributária informada neste mesmo agrupador, campo Sit. Trib. PIS não for "04", "06", "07", "08", "09" ou "49";
O percentual do PIS informado neste mesmo agrupador, campo Alíq. PIS for maior que zero (0).

O cálculo do valor de base será conforme o cálculo que segue:
Variáveis
Cliente: O cliente irá depender do tipo de frete informado. Se for "1", o cliente é o remetente. Se for "2", o cliente é o destinatário. Se for "3" ou "4", o cliente é o expedidor, se informado, se não for informado expedidor, é o consignatário.
Modelo NF: Valor existente no Cadastro de Empresas campo Modelo NF da empresa ativa.
Paga Pedágio: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se:
01 - O tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, agrupador "Base de Cálculo de ICMS", campo Pedágio b. ICMS estiver preenchido com "S";
02 - Ou o Cliente informado possuir em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", o campo Pagto. Pedágio preenchido com "S";
03 - Ou Modelo NF preenchido com "75".
Soma Pedágio: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se o tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, campo Soma Pedágio na BC do PIS/Cofins estiver preenchido com "S".
Deduz ICMS na Base de Cálculo: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se no Cadastro de Empresa aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "5ª Parte", campo Deduz ICMS B.C. Pis/Cofins estiver preenchido com "S" e se o tipo de CTRC que, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, campo Tipo de Nota possuir em seu cadastro, o campo Deduz ICMS B.C. Pis/Cofins preenchido com "S" ou se estiver em branco.
Base Inicial: Valor existente no agrupador "Composição do Frete", campo Total da Prestação.
Valor ICMS: Valor existente no agrupador "Cálculo do ICMS", campo Valor ICMS.
Valor Pedágio: Valor existente no CTRC selecionado, agrupador "Composição do Frete", campo Pedágio.
Cálculo
Base 1 = Base Inicial - Valor ICMS (Se Deduz ICMS na Base de Cálculo = S, se não, Base Inicial)
Base = Base 1 - Valor Pedágio (Se Paga Pedágio = "N" e Soma Pedágio = "N", se não, Base 1)

O valor de base da COFINS será calculado se:
O tipo de CTRC informado para o CTRC selecionado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, possuir valor no campo Especial diferente de "S";
A situação tributária informada neste mesmo agrupador, campo Sit. Trib. COFINS não for "04", "06", "07", "08", "09" ou "49";
O percentual da COFINS informado neste mesmo agrupador, campo Alíq. COFINS for maior que zero (0).

O cálculo do valor de base será conforme o cálculo que segue:
Variáveis
Cliente: O cliente irá depender do tipo de frete informado. Se for "1", o cliente é o remetente. Se for "2", o cliente é o destinatário. Se for "3" ou "4", o cliente é o expedidor, se informado, se não for informado expedidor, é o consignatário.
Modelo NF: Valor existente no Cadastro de Empresas campo Modelo NF da empresa ativa.
Paga Pedágio: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se:
01 - O tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, agrupador "Base de Cálculo de ICMS", campo Pedágio b. ICMS estiver preenchido com "S";
02 - Ou o Cliente informado possuir em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", o campo Pagto. Pedágio preenchido com "S";
03 - Ou Modelo NF preenchido com "75".
Soma Pedágio: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se o tipo de CTRC informado, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, campo Soma Pedágio na BC do PIS/Cofins estiver preenchido com "S".
Deduz ICMS na Base de Cálculo: Informação que será "S" ou "N". Será "S" se no Cadastro de Empresa aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "5ª Parte", campo Deduz ICMS B.C. Pis/Cofins estiver preenchido com "S" e se o tipo de CTRC que, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, campo Tipo de Nota possuir em seu cadastro, o campo Deduz ICMS B.C. Pis/Cofins preenchido com "S" ou se estiver em branco.
Base Inicial: Valor existente no agrupador "Composição do Frete", campo Total da Prestação.
Valor ICMS: Valor existente no agrupador "Cálculo do ICMS", campo Valor ICMS.
Valor Pedágio: Valor existente no CTRC selecionado, agrupador "Composição do Frete", campo Pedágio.
Cálculo
Base 1 = Base Inicial - Valor ICMS (Se Deduz ICMS na Base de Cálculo = S, se não, Base Inicial)
Base = Base 1 - Valor Pedágio (Se Paga Pedágio = "N" e Soma Pedágio = "N", se não, Base 1)

O percentual do PIS é informado conforme o valor existente no Cadastro de Empresa aba "Configuração do Sistema">, parte "Frota", aba "3ª Parte", campo % PIS.
Caso não houver a informação, será informado o valor "1,65".

O percentual da COFINS é informado conforme o valor existente no Cadastro de Empresa aba "Configuração do Sistema", parte "Frota", aba "3ª Parte", campo % COFINS.
Caso não houver a informação, será informado o valor "7,60".

O valor do PIS é informado conforme o cálculo que segue se houver valor de base de cálculo:
Base * Alíquota / 100

O valor da COFINS é informado conforme o cálculo que segue se houver valor de base de cálculo:
Base * Alíquota / 100

As situações existentes para o CT-e são:
0 - Cadastrado;
1 - Autorizado o Uso;
2 - Cancelado;
3 - Inutilizado;
4 - Denegado.

Não pode ser informado uma situação de CT-e de forma manual. Esta informação é controlada pelo sistema.

Os tipos de responsável existentes para o CTRC são:
0 - Remetente;
1 - Expedidor;
2 - Recebedor;
3 - Destinatário;
4 - Emitente do CT-e;
5 - Tomador de Serviço.

A ordem de coleta pode ter vínculo com uma planilha de carregamento. Se houver, será preenchido o valor neste campo conforme a soma dos valores existentes na coluna Vlr NF Seguro.

Caso não hover valor, será informado o valor do próprio CTRC, aba "Cadastro", campo Valor Mercadoria.

Selecione o tipo de cálculo no cadastro do cliente informado no CTRC, campo Tipo de Cálculo do Seguro, sendo "1" para "Peso" e "2" para "Valor da Mercadoria" e informe um percentual no campo Custo Transp.% para aplicar o percentual informado sobre o peso ou sobre o valor da mercadoria.
Exemplo:
Pedido de R$100,00 em mercadorias com peso de 50kg.
Percentual de custo de transporte de 10%.
Se tipo de cálculo for "1", o valor do seguro será R$5,00.
Se tipo de cálculo for "2", o valor do seguro será R$10,00.

Os tipos de operadora de vale pedágio para o CTRC são cadastrados no programa Tipo de Vale Pedágio.
Lista de integração da Neo Sistemas:
"3", "8" e "9": utilizam a integração com a Repom.
"4": utiliza a integração com a ViaFacil.
"5": utiliza a integração com a PamCard.
"7", "10", "13" e "14": utilizam a integração com a PamCard (via TAG).
"12": utiliza a integração com a Raster (também conhecido como Sistema Info ou Extratta).
"15": utiliza a integração com o E-Frete.
"16": utiliza a integração com a Rodocred / Sem Parar.
"17": utiliza a integração com a PagBem.
"18": utiliza a integração com a PagBem Tag Sem Parar.

Informe neste campo a quantidade de eixos a ser enviada na integração com o vale pedágio. Caso não informado, será considerada a quantidade de eixos com base no veículo informado na aba "Cadastro", campo Veículo, e seus agregados.

Será bloqueada a gravação do CTRC, se o valor deste campo for superior ao valor existente no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Frota", subaba "Parte 3", campo Limite Averbação.

Ao gerar os movimentos de acerto de contas, será verificado se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema" subaba "Frota", subaba "Parte 2", o campo Gerar Acerto Cta Ctrc está preenchido com "S - Sim" e se o proprietário informado no CTRC possui em seu cadastro, Cadastro de Proprietário, aba "Cadastro", o campo Tipo do Proprietário preenchido com "P" ou "D". Se este for o caso, será verificado se já existe um movimento de acerto de contas para o veículo vinculado ao CTRC.
Se já houver, irá questionar ao usuário se deseja atualizar o movimento. Se responder "Sim" irá atualizar os movimentos.
Se não houver um movimento de acerto de contas mas houver um acerto de contas em aberto para o veículo do CTRC, irá questionar ao usuário se deseja incluir na mesma viagem em aberto ou se deseja cadastrar um novo acerto de contas com o movimento do CTRC selecionado.
Se hão houver um movimento de acerto de contas e não houver acerto de contas em aberto, irá questionar ao usuário se o mesmo deseja abrir um acerto de contas.
Em todos os questionamentos há a opção para abortar a operação e não gerar movimentos de acerto de contas.

Ao salvar o CTRC será verificado se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema" subaba "Frota", subaba "Parte 2", o campo Gerar Acerto Cta Ctrc está preenchido com "S - Sim". Se estiver, será gerado um movimento de acerto de contas referente ao CTRC selecionado (ou atualizados os valores, conforme o caso). A geração do movimento irá depender de algumas regras que estão detalhadas no botão Gerar Acerto de Contas, da lista de conhecimentos de transporte.

Ao salvar o CTRC será verificado se no Cadastro de Empresa, aba "Definições", o campo Controla Limite Crédito está preenchido com "S - Sim" e se o cliente possuir o limite de crédito menor que o valor total de duplicatas em aberto vencidas. Se houver, será solicitada a liberação do CTRC, que é feita através do programa Gerar Código Liberação.

Se o tipo de CTRC, informado no campo Tipo de CTRC, possuir em seu cadastro, Cadastro de Tipo Ctrc, o campo Gera Duplicata Comissão preenchido com "P - Proprietário", será gerada uma duplicata a pagar para o fornecedor vinculado ao proprietário, informado no campo Proprietário, do valor de comissão informado no campo Vlr Comissão.

Ao clicar neste botão, será copiado para a área de transferência do seu Sistema Operacional a chave do CT-e existente, mesmo que ainda não tenha sido transmitido à SEFAZ, pois esta informação está disponível na aba "Dados Fiscais", agrupador "CT-e", campo Chave Acesso CT-e.

Ao clicar neste botão, será aberto um programa auxiliar com a lista de Notas Fiscais vinculadas ao CTRC selecionado. A lista contém as seguintes colunas:
Ações: Ação de copiar para a área de transferência do seu Sistema Operacional a chave da NF-e existente, disponível na aba "Notas Fiscais", coluna Chave NF-e.
Número: Coluna informativa do número da Nota Fiscal selecionada.
Série: Coluna informativa da série da Nota Fiscal selecionada.
Chave NF-e: Coluna informativa da chave eletrônica da Nota Fiscal selecionada.

Se o tipo de CTRC informado na aba "Cadastro", campo Tipo de CTRC possuir em seu cadastro, Cadastro de Tipo de CTRC, campo Valida Nr. Form. preenchido com "S - Sim" ou estiver em branco, será informado ao usuário se o mesmo já foi utilizado em outro(s) CTRC(s), e será permitida a informação. Se estiver preenchido com "N - Não", não será avisado ao usuário.

Na aba "Cadastro", ao informar o campo Remetente, o campo Tipo de Ctrc será preenchido automaticamente, se houver em Ligação de Tabelas, os campos Cliente e Tipo de Ctrc preenchidos.

Cadastro de Conhecimento de TransporteFrota -> CTRC -> CTRC [CadCtrc]



O Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (CTRC) é gerado por empresas que necessitam enviar mercadorias entre uma localidade e outra.
As mercadorias podem ser próprias ou de terceiros.
Após a geração do CTRC deve ser feita a transmissão do CT-e pelo programa Transmissão CT-e, que irá cobrir e dar conhecimento ao cliente, motorista e à prórpia empresa, em caso de fiscalização, da carga.
Ao abrir o programa, será apresentada a tela inicial, explicada no documento Padrões de Funcionamento do NeoCorp Web.

Além da função padrão de editar o registro selecionado, seguem outras funções existentes na lista de conhecimentos de transporte:
Cancelar CT-e: Cancelar o CT-e para o CTRC selecionado.
Duplicar: Duplicar o CTRC selecionado.
Gerar MDF-e: Gerar MDF-e para o CTRC selecionado. Será aberto o programa Cadastro de Mdf-e com as informações do CTRC selecionado.
Transmitir CTRC: Gerar o CT-e para o CTRC selecionado. Será aberto o programa Transmissão CT-e com as informações do CTRC selecionado.
Gerar Acerto de Contas: Gerar o acerto de contas do CTRC selecionado.

Edição de registro ou Novo Registro



Cancelar: Cancelar a alteração ou criação do CTRC selecionado.
Excluir: Excluir o CTRC selecionado. Botão habilitado ao editar um CTRC existente.
Salvar: Salvar o CTRC selecionado.
Série: Série do CTRC selecionado. A série é cadastrada no programa Cadastro de Séries Nota Fiscal.
Número: Campo informativo do número do CTRC selecionado. Para novos cadastros, este campo fica sem ser informado. O sistema gera o número de forma automática.
Copiar Chave CT-e: Copiar a chave CT-e do CTRC selecionado.
Copiar Chave NF-e: Copiar a chave NF-e da Nota Fiscal vinculada ao CTRC selecionado.

Aba Cadastro:

Data Emissão: Data de emissão do CTRC selecionado. Deve ser informada uma data maior ou igual à data de fechamento do faturamento.
Data Faturamento: Data de faturamento do CTRC selecionado.
Previsão Chegada: Data de previsão de chegada do CTRC selecionado.
Frete: Seleção do tipo de frete do CTRC selecionado, sendo "0 - Terceiro", "1 - CIF", "2 - FOB", "3 - Consignatário CIF", "4 - Consignatário FOB" ou "9 - Sem frete".
Frete Compartilhado: Seleção que indica se o CTRC selecionado se refere a frete compartilhado ou não, sendo "S - Sim" ou "N - Não".
CTRC Complementar: Número do CTRC de origem.
Situação: Campo informativo da situação atual do CTRC selecionado.
Tipo de CTRC: Tipo de CTRC para o CTRC selecionado. Conforme o tipo são definidas algumas regras de funcionamento deste programa.
Produto: Produto de frete para o CTRC selecionado.
Gera Manifesto: Seleção que indica se o CTRC selecionado gera ou não manifesto, sendo "S - Sim" ou "N - Não". Será sugerido "S - Sim" como padrão.
Manifesto: Campo informativo do número do manifesto vinculado ao CTRC selecionado.
Remetente: Remetente do frete para o CTRC selecionado.
Destinatário: Destinatário do frete para o CTRC selecionado.
Expedidor: Código do cliente expedidor do CTRC.
Redespacho: Código da transportadora para frete de redespacho para o CTRC selecionado.
Consignatário: Código do consignatário para o CTRC selecionado.
Endereço Entrega: Endereço de entrega para o CTRC selecionado.
Tipo End. Entrega: Considerar ("S - Sim") ou não considerar ("N - Não") o endereço de entrega informado no campo Endereço Entrega para o CTRC selecionado.
Ordem Coleta: Campo informativo do número da ordem de coleta vinculado ao CTRC selecionado.
Veículo: Código do veículo para o CTRC selecionado.
Carreta 1: Código da primeira carreta para o CTRC selecionado.
Carreta 2: Código da segunda carreta para o CTRC selecionado.
Carreta 3: Código da terceira carreta para o CTRC selecionado.
Motorista: Motorista utilizado para o CTRC selecionado.
Proprietário: Código do proprietário para o CTRC selecionado.
Representante: Representante do frete da para o CTRC selecionado.
Condição Pagamento: Código da condição de pagamento para o CTRC selecionado.
Banco: Código do banco para o CTRC selecionado.
Forma Pagto: Forma de pagamento para o CTRC selecionado.
Valor Mercadoria: Valor total das mercadorias.
Quantidade: Quantidade do frete para o CTRC selecionado.
Natureza: Natureza do CTRC selecionado.
Espécie: Espécie do CTRC selecionado.
Peso: Peso ou horas totais do CTRC selecionado.
Frete Valor: Valor do frete para o CTRC selecionado.
Frete Valor/Tonelada: Valor do frete por tonelada para o CTRC selecionado.
Comp. Carreto: Ordem de compra do CTRC selecionado. Será validado se o número informado neste campo já foi utilizado em outro CTRC.
Nº Form.: Número do formulário para o CTRC selecionado.
Frete Redespacho: Tipo de frete de redespacho para o CTRC selecionado.
Condição Pagto Adic.: Condição de pagamento da duplicata adicionao a gerar para o CTRC selecionado.
% Comissão Motorista: Percentual de comissão do motorista.
% Comissão Proprietário: Percentual de comissão do proprietário.
Metro 2: Total da área (em metros quadrados) para o CTRC selecionado.
Vlr Comissão: Valor de comissão do CTRC selecionado.
Duplicata Adicional: Percentual da duplicata adicional a gerar para o CTRC selecionado.
Notas Fiscais: Informação das notas fiscais para o CTRC selecionado.
Observação: Observações gerais do CTRC seleciona.
Obs. Rec p/ Distribuição: Observações no recebimento de duplicatas para a distribuição.
Característica Carga: Características da carga para o CTRC selecionado, utilizado para gravar na tag "infCTeNorm.infCarga.xOutCat" do XML do CT-e.

Aba Notas Fiscais:
Informações das notas fiscais lançadas para o CTRC selecionado.

Agrupador Importação de Notas:
Clique no botão Selecionar arquivo que permite ao usuário selecionar um ou mais arquivos XML de notas fiscais a serem considerados na lista de notas fiscais.
Também é possível informar a chave no campo Chave NF-e para importar a nota fiscal da SEFAZ. Após informar a chave, clique no botão Download NF-e. É necessário que a empresa ativa possua permissão para fazer a consulta completa da SEFAZ.

Clique no botão para adicionar um novo registro de forma manual. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e excluir o registro selecionado.
Número: Número da nota fiscal selecionada.
Série: Série da nota fiscal selecionada.
Data Emissão: Data de emissão da nota fiscal selecionada.
Valor Mercadoria: Valor das mercadorias da nota fiscal selecionada.
Valor Nota: Valor de nota da nota fiscal selecionada.
Natureza Carga: Natureza da carga da nota fiscal selecionada.
Quantidade: Quantidade da carga da nota fiscal selecionada.
Especie: Espécie da nota fiscal selecionada.
Peso Líquido: Peso líquido da nota fiscal selecionada.
Peso Bruto: Peso bruto da nota fiscal selecionada.
Modelo: Modelo da nota fiscal selecionada.
Cfop: Natureza de operação da nota fiscal selecionada.
Chave NF-e: Chave da NF-e da nota fiscal selecionada.
Pin Suframa: Número Pin Suframa da nota fiscal selecionada. Pin Suframa é um documento de controle para acompanhamento e fiscalização gerado pela SUFRAMA e necessário para vistorias físicas.

Aba Parcelas:
Informações das duplicatas geradas para o CTRC selecionado.

Clique no botão para adicionar um novo registro. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e excluir o registro selecionado.
Número: Número da duplicata selecionada.
Data Vencimento: Data de vencimento da duplicata selecionada.
Valor: Valor da duplicata selecionada.
Forma Pagto: Forma de pagamento da duplicata selecionada.
Banco: Banco da duplicata selecionada.
Razão: Seleção que indica se a duplicata é com ou sem razão, sendo "S - Sim" ou "N - Não".

Atualizar Parcelas: Clique neste botão para gerar novamente as parcelas após alguma alteração no CTRC.

Podem ser geradas parcelas a pagar referente às comissões do CTRC.

Aba Dados Fiscais:
Nesta aba há as informações dos valores do frete, impostos, entre outros.

Agrupador Composição do Frete
Frete Peso / Volume: Valor do frete para o peso ou volume informado para o CTRC selecionado.
Frete Valor: Valor do frete para o CTRC selecionado.
Seguro: Valor do seguro para o CTRC selecionado.
Pedágio: Valor do pedágio para o CTRC selecionado.
Outros: Valor de outros para o CTRC selecionado.
Valor Tarifa: Valor da tarifa para o CTRC selecionado.
Valor Faturado: Valor total a faturar para o CTRC selecionado.
Total da Prestação: Valor total da prestação.
% Adic. ICMS: Percentual de adicional de ICMS.
Soma Pedágio ICMS: Seleção que indica se o valor do pedágio é somado ou não na base de cálculo de ICMS.
Tipo Pedágio: Seleção do tipo de pedágio para o CTRC selecionado.

Agrupador Dados da Operação:
Natureza Operação: Natureza da Operação do CTRC selecionado.
CEP Início Operação: CEP inicial da operação de frete para o CTRC selecionado. Será o CEP do expedidor, caso preenchido. Caso contrário, será o CEP do emitente.
CEP Fim Operação: CEP final da operação de frete para o CTRC selecionado. Será o CEP da transportadora de redespacho, caso preenchido. Caso contrário, será o CEP do destinatário.

Agrupador Cálculo do ICMS:
Sit. Trib. ICMS: Situação tributária do ICMS para o CTRC selecionado.
Base ICMS: Base de cálculo do ICMS para o CTRC selecionado.
% ICMS: Percentual de ICMS para o CTRC selecionado.
Valor ICMS: Valor de ICMS para o CTRC selecionado.
Valor ICMS Retido: Valor do ICMS retido para o CTRC selecionado.
Isentas: Valores isentos do ICMS para o CTRC selecionado.
Outras: Outros valores do ICMS para o CTRC selecionado.
Valor Presumido: Valor do ICMS presumido para o CTRC selecionado.

Agrupador Cálculo Diferencial de Alíquota:
% UF Fim: Percentual de ICMS para o Estado fim.
Valor UF Fim: Valor de ICMS para o Estado fim.
Valor UF Início: Valor de ICMS para o Estado inicial.
% FCP UF Fim: Percentual do Fundo de Combate à Pobreza para o Estado fim.

Agrupador Cálculo do PIS/COFINS:
Sit. Trib. PIS: Situação tributária do PIS para o CTRC selecionado.
Sit Trib. COFINS: Situação tributária da COFINS para o CTRC selecionado.
Base PIS: Base de cálculo do PIS para o CTRC selecionado.
Alíq. PIS: Alíquota do PIS para o CTRC selecionado.
Valor PIS: Valor do PIS para o CTRC selecionado.

Base COFINS: Base de cálculo da COFINS para o CTRC selecionado.
Alíq. COFINS: Alíquota da COFINS para o CTRC selecionado.
Valor COFINS: Valor da COFINS para o CTRC selecionado.

Agrupador Outros Campos:
Local Entrega: Campo de texto livre para informar o local de entrega da carga para o CTRC selecionado.
Transbordo: Seleção que indica se deve ou não informar mensagem de transbordo, sendo "S - Sim" ou "N - Não".
Msg Transbordo: Mensagem de transbordo.

Agrupador CT-e:
Protocolo CT-e: Número do protocolo de comunicação com a SEFAZ.
Status CT-e: Situação do CT-e para o CTRC selecionado.
Chave de Acesso CT-e: Chave de acesso do CT-e para o CTRC selecionado.

Aba Seguro da Carga:
Informações sobre o seguro da carga. Algumas destas informações são obrigatórias caso houver geração de MDF-e do CTRC selecionado.

Responsável Seguro: Responsável pela carga.
Nome da Seguradora: Nome da seguradora. Obrigatório para gerar MDF-e.
CNPJ da Seguradora: CNPJ da seguradora. Obrigatório para gerar MDF-e.
Número Apólice: Número da apólice de seguros. Obrigatório para gerar MDF-e.
Número Averbação: Número da certidão de averbação. Obrigatório para gerar MDF-e.
Valor Container: Valor do container.
Valor Mercadoria Seguro: Valor da carga para averbação.
Ordem de Coleta Temporária: Ordem de coleta temporária. Obrigatório para gerar averbação provisória.

Aba Vale Pedágio:
Informações sobre o vale pedágio. O vale pedágio é um valor repassado a uma operadora pelos pedágios que o veículo passará. É um facilitador da viagem.

Valor do Vale-Pedágio: Valor do vale pedágio. Será preenchido no retorno da comunicação com a operadora selecionada (Repom, Pamcard, etc).
Fornec Pedágio: Código do fornecedor para geração de duplicata de pagamento do vale pedágio.
Numero Comprovante Vale Pedágio: Número do comprovante. Será preenchido no retorno da comunicação com a operadora selecionada (Repom, Pamcard, etc).
Tipo Vale Pedágio: Tipo de vale pedágio.
Rota Pedágio: Seleção da rota que será percorrida para informar à operadora selecionada (Repom, Pamcard, etc).
Observação Financeira 1: Primeira observação financeira para o vale pedágio do CTRC selecionado.
Observação Financeira 2: Segunda observação financeira para o vale pedágio do CTRC selecionado.
Observação Financeira 3: Terceira observação financeira para o vale pedágio do CTRC selecionado.
Responsável Vale Pedágio: Responsável pelo vale pedágio. "1 - Contratado" (proprietário do veículo) ou "3 - Motorista".
Qt Eixos Vale Pedágio: Quantidade de eixos diferente da calculada pelo sistema.

Aba Contabilização:
Informações de contabilização do CTRC selecionado.

Após contabilizar, serão informadas as contabilizações em uma lista que contém as seguintes colunas:
Data: Coluna informativa da data da contabilização selecionada.
Débito: Coluna informativa da conta de débito da contabilização selecionada.
Crédito: Coluna informativa da conta de crédito da contabilização selecionada.
Valor: Coluna informativa do valor da contabilização selecionada.
Histórico: Coluna informativa do histórico da contabilização selecionada.

Aba Informações Complementares:
Nesta aba são lançados as informações complementares das observações do lançamento fiscal e outras informações, que se referem aos registros "D195" e "D197".

Agrupador D195 - Observaçoes do Lançamento Fiscal:
Clique no botão para adicionar um registro "D195". As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e excluir o registro selecionado.
Dispositivo Legal: Dispositivo legal para o registro "D195" selecionado.

Agrupador D197 - Outras Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações de Valores Provenientes do Documento Fiscal:
Clique no botão para adicionar um registro "D197" referente ao registro "D195" selecionado. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e excluir o registro selecionado.
Ajuste: Ajuste do registro "D197" selecionado.
Desc. Complementar: Descrição complementar do registro "D197" selecionado.
Base ICMS/ST: Valor de base de cálculo de ICMS de Substituição Tributária do registro "D197" selecionado.
Alíq. ICMS/ST: Percentual de ICMS de Substituição Tributária do registro "D197" selecionado.
Valor ICMS/ST: Valor de ICMS de Substituição Tributária do registro "D197" selecionado.
Outros Valores: Outros valores do registro "D197" selecionado.

Aba Carta Correção:
Lista das cartas de correção feitas para o CTRC selecionado.

Clique no botão para adicionar um novo registro, mas é aconselhado utilizar o programa Carta Correção CT-e para lançar e transmitir as cartas de correção, deixando esta aba apenas para consultar as cartas de correção existentes para o CTRC selecionado.
As informações ficam disponíveis em uma lista que possui as seguintes colunas:
Sequência: Sequencial de cadastro da carta de correção selecionada.
Data: Data da geração da carta de correção selecionada.
Grupo Alterado: Grupo de alteração da carta de correção selecionada. Onde houve a alteração. Se a alteração desejada não estiver na lista, significa que a SEFAZ não permite alterações para este grupo, como valores do CT-e, por exemplo.
Campo Alterado: Campo de onde houve a alteração conforme o grupo alterado da carta de correção selecionada.
Nr. Item Alterado: Número do item onde houve a alteração, quando se tratar de itens do CT-e, conforme o campo e grupo alterado da carta de correção selecionada.
Situação: Situação atual da carta de correção selecionada. Quando for "0 - Cadastrado" ainda não foi transmitida à SEFAZ ou que houve erros durante a transmissão.
Situação: Descrição da alteração da carta de correção selecionada.

Aba Componentes:
Nesta aba, são informados os compontentes do frete. Esta informação é adicionada no arquivo XML ao gerar o CT-e do CTRC selecionado. No XML, a informação fica na tag "vPrest.comp" sendo "xNome" para a descrição do componente e "vComp" para o valor do componente.
Se forem lançados componentes, é necessário que o totalizador Total da Prestação seja igual ao Total Componentes ao salvar o CTRC.

Total da Prestação: Valor existente na aba "Dados Fiscais", agrupador "Composição do Frete", campo Total da Prestação.
Total Componentes: Soma dos valores existentes da coluna Valor.
Clique no botão para adicionar um componente ao CTRC selecionado. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Componente: Componente para o CTRC selecionado.
Valor: Valor do componente para o CTRC selecionado.

Aba Histórico:
Nesta aba são visualizadas todas as alterações feitas para o CTRC selecionado. Também é possível cadastrar um novo histórico.

Clique no botão para adicionar um novo histórico. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Sequência: Coluna informativa do número sequencial do histórico selecionado.
Data/Hora: Coluna informativa da data e hora do histórico selecionado.
Usuário: Coluna informativa do usuário que efetuou a alteração para o histórico selecionado.
Descrição: Descrição das alterações do histórico selecionado.

Aba CT-e Anterior:
Esta aba apresenta a lista de chaves anteriores à chave atual para o CTRC selecionado.
Caso, ao transmitir o CT-e, houver alteração na chave, o valor anterior é gravado nesta aba para futuras consultas.

Clique no botão para adicionar um novo registro. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Chave: Chave gerada para o CTRC selecionado.

Aba CTRC Multimodal:
Quando um CTRC é multimodal, é necessário gerar um CTRC para cada tipo de modal (rodoviário, ferroviário, aéreo, etc). Estes CTRCs serão vinculados à multimodal. No CTRC multimodal estarão contidas as chaves destes diversos CTRCs.
Aba habilitada se na aba "Cadastro" o campo Tipo de CTRC possuir um tipo que, em seu cadastro, Cadastro de Tipo Ctrc, possua o campo Tipo Serviço CT-e preenchido com "4 - Serviço Vinculado a Multimodal".

Clique no botão para adicionar um novo CTRC multimodal ao CTRC selecionado. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Chave: Chave dos CTRCs de modal único relacionados ao CTRC selecionado.

Aba Outros Documentos:
Informação de outros documentos para o CTRC selecionado.

Clique no botão para adicionar um documento ao CTRC selecionado. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Número: Número do outro documento selecionado.
Tipo: Tipo do outro documento selecionado.
Descrição: Descrição do outro documento selecionado.
Data Emissão: Data de emissão do outro documento selecionado.
Data Prevista Chegada: Data de previsão de chegada do outro documento selecionado.
Valor Mercadoria: Valor das mercadorias do outro documento selecionado.

Aba Imagem:
Imagem(ns) relacionada(s) ao CTRC selecionado.

Enviar Imagem: Clique neste botão para selecionar um arquivo a ser anexado ao CTRC selecionado. É necessário ter o path "Path_Ctrc" cadastrado no Cadastro de Path.
Download: Utilize este botão para fazer o download de mais de um arquivo selecionado na lista de arquivos (imagens). Será gerado um arquivo compactado (.zip) e então feito o download para o local padrão do computador.
Na lista há a coluna Ações com os botões Download do arquivo, que permite fazer o download do registro selecionado, Remover, que permite remover o registro selecionado da lista.
Ao selecionar o arquivo do tipo imagem, clicando nele, ao lado irá aparecer a imagem para visualização.