A conta corrente é o cadastro que possui a informação do leiaute para a geração da cobrança escritural. Tanto de remessa, quanto de retorno.

No Cadastro de Conta Corrente, aba "Cobrança Escritural", campo é definido o Modelo. O modelo é cadastrado no programa Cadastro de Layout Cobrança.

Deve ser informada uma operação para sugerir algumas das informações nos próximos campos (detalhado em cada campo) conforme este cadastro.

Será sugerido o valor neste campo conforme operação informada, em seu cadastro, Cadastro de Operação, campo Aceite.

Normalmente, este valor é sempre N.

Será sugerido o valor neste campo conforme a operação anteriormente informada, conforme seu cadastro, Cadastro de Operação, campo Comando. Por padrão, para o arquivo de remessa de registro de boletos, deve ser informado 01, independente da instituição financeira.

Para outras finalidades o comando depende da instituição financeira. Seguem alguns comandos por instituição financeira:

Banco do Brasil
01 - Registro de títulos
02 - Solicitação de baixa
03 - Pedido de débito em conta
04 - Concessão de abatimento
05 - Cancelamento de abatimento
06 - Alteração de vencimento de título
07 - Alteração do número de controle do participante
08 - Alteração do número do titulo dado pelo Beneficiário
09 - Instrução para protestar
10 - Instrução para sustar protesto
11 - Instrução para dispensar juros
12 - Alteração de nome e endereço do Pagador
16 - Alterar Juros de Mora
31 - Conceder desconto
32 - Não conceder desconto
33 - Retificar dados da concessão de desconto
34 - Alterar data para concessão de desconto
35 - Cobrar multa
36 - Dispensar multa
37 - Dispensar indexador
38 - Dispensar prazo limite de recebimento
39 - Alterar prazo limite de recebimento
40 - Alterar modalidade
85 - Inclusão de Negativação Sem Protesto
86 - Exclusãode Negativação Sem Protesto

Santander
01 - Entrada de título
02 - Pedido de baixa
04 - Concessão de abatimento
05 - Cancelamento de abatimento
06 - Alteração de vencimento
07 - Alteração da identificação do título na empresa
08 - Alteração seu número
09 - Pedido de Protesto
18 - Pedido de Sustação de Protesto
10 - Concessão de Desconto
11 - Cancelamento de desconto
12 - Transferência de Titularidade automática
31 - Alteração de outros dados
47 - Alteração do Valor Nominal do título
48 - Alteração do Valor Mínimo ou Percentual Mínimo
49 - Alteração do Valor Máximo ou Percentual Máximo
98 - Não Protestar

Banrisul
01 - Remessa
02 - Pedido baixa
04 - Concessão de abatimento
05 - Cancelamento de abatimento
06 - Alteração de vencimento
07 - Alteração de uso empresa
08 - Alteração do Seu Número
09 - Protestar imediatamente
10 - Sustação de protesto
11 - Não cobrar juros de mora
12 - Reembolso e transferência Desconto e Vendor
13 - Reembolso e devolução Desconto e Vendor
14 - Dados do sacador
16 - Alteração do número de dias para protesto
17 - Protestar imediatamente para fins de falência
18 - Alteração do nome do Pagador
19 - Alteração do endereço do Pagador
20 - Alteração da cidade do Pagador
21 - Alteração do CEP do Pagador
68 - Acerto dos dados do rateio de crédito
69 - Cancelamento dos dados do rateio

Caixa Econômica
01 - Entrada de Título
02 - Pedido de Baixa
03 - Concessão de Abatimento
04 - Cancelamento de Abatimento
05 - Alteração de Vencimento
06 - Alteração do uso da Empresa
07 - Alteração do Prazo de Protesto
08 - Alteração do Prazo de Devolução
09 - Alteração de outros dados
10 - Alt de dados c/ emissão / emissão de boleto
11 - Alteração da opção de Protesto para Devolução
12 - Alteração da opção de Devolução para Protesto

Unicred
01 - Entrada de Títulos
02 - Pedido de Baixa
04 - Concessão de Abatimento
05 - Cancelamento de Abatimento
06 - Alteração de Vencimento
09 - Protestar
10 - Sustar Protesto e Baixar Título
11 - Sustar Protesto e Manter em Carteira
22 - Alterar número controle do Participante
23 - Alterar dados do Sacado
31 - Alteração de Outros Dados
41 - Cancelar protesto

Bradesco
01 - Remessa
02 - Pedido de baixa
03 - Pedido de Protesto Falimentar
04 - Concessão de abatimento
05 - Cancelamento de abatimento concedido
06 - Alteração de vencimento
07 - Alteração do controle do participante
08 - Alteração de seu número
09 - Pedido de protesto
18 - Sustar protesto e baixar Título
19 - Sustar protesto e manter em carteira
20 - Alteração de valor
21 - Alteração de valor com emissão de Boleto (quando a emissão é pelo Banco)
22 - Transferência Cessão crédito ID. Prod.10
23 - Transferência entre Carteiras
24 - Dev. Transferência entre Carteiras
31 - Alteração de outros dados
32 - Instrução de Negativação
45 - Pedido de Negativação
46 - Excluir Negativação com baixa
47 - Excluir negativação e manter pendente
68 - Acerto nos dados do rateio de crédito
69 - Cancelamento do rateio de crédito

Itaú
01 - Remessa
02 - Pedido de Baixa
04 - Concessão de Abatimento
05 - Cancelamento de Abatimento
06 - Alteração do Vencimento
07 - Alteração do uso da Empresa
08 - Alteração do Seu Número
09 - Protestar (emite aviso ao sacado após xx dias do vencimento, e envia ao cartório após 5 dias úteis)
10 - Não Protestar (inibe protesto automático, quando houver instrução permanente na conta corrente)
11 - Protesto Para Fins Falimentares
18 - Sustar o Protesto
30 - Exclusão de Sacador Avalista
31 - Alteração de Outros Dados
34 - Baixa por ter sido pago diretamente ao cedente
35 - Cancelamento de Instrução Código da Instrução
37 - Alteração do Vencimento e Sustar Protesto
38 - Cedente não concordacom alegação do Sacado
47 - Cedente Solicita Dispensa de Juros

Safra
01 - Remessa de Títulos
02 - Pedido de Baixa
04 - Concessão de Abatimento
05 - Cancelamento de Abatimento Concedido
06 - Alteração de Vencimento
08 - Alteração de "Seu Número"
09 - Pedido de Protesto
10 - Não Protestar
11 - Não Cobrar Juros de Mora
16 - Cobrar Juros de Mora
31 - Alteração do Valor Do Título
90 - Negativar
91 - Baixa de Negativação
92 - Não Negativar Automaticamente

Daycoval
01 - Remessa
02 - Pedido de Baixa
04 - Concessão de Abatimento
06 - Alteração de Vencimento
09 - Protestar
10 - Pedido de não protestar
18 - Sustar protesto

Sicredi
01 - Cadastro de título
02 - Pedido de baixa
04 - Concessão de abatimento
05 - Cancelamento de abatimento concedido
06 - Alteração de vencimento
09 - Pedido de protesto
18 - Sustar protesto e baixar título
19 - Sustar protesto e manter em carteira
31 - Alteração de outros dados
45 - Incluir negativação
75 - Excluir negativação e manter na carteira
76 - Excluir negativação e baixar títulos

Sicoob
01 - Entrada de Títulos
02 - Solicitação de Baixa
04 - Concessão de Abatimento
05 - Cancelamento de Abatimento
06 - Prorrogação de Vencimento
09 - Protestar
10 - Desistência do Protesto e Baixar Título
11 - Desistência do Protesto e manter em carteira
12 - Alteração de Juros de Mora
13 - Dispensar Cobrança de Juros de Mora
14 - Alteração de Valor/Percentual de Multa
15 - Dispensar Cobrança de Multa
19 - Prazo limite de recebimento - alterar
20 - Prazo limite de recebimento - dispensar
23 - Alterar dados do pagador
31 - Alterações de outros dados
45 - Negativação sem Protesto
46 - Cancelar/Excluir Negativação"
Será sugerido o valor neste campo conforme operação informada, em seu cadastro, Cadastro de Operação, campo Variação.

A taxa de juro será sugerida neste campo conforme Cadastro de Empresa, aba "Definições", campo % Juros DP.
Se este valor for zero (0), será considerada a taxa de juro de cada duplicata individualmente, informado no cadastro da puplicata, campo Juros Dia.

As instruções de cobrança podem ser diferentes dependendo da cidade em que o cliente se encontra.
Isto ocorre porque algumas cidades não possuem cartório para registro de protesto e, neste caso, não há como informar que, no caso de atraso do pagamento, o título será protestado. Deve-se então informar outra instrução de cobrança (como "Após o vencimento, sugeito a registro no SPC", por exemplo).
Para informar se a cidade possui ou não cartório de protesto, informe no Cadastro de Cidades, campo Protesto.
Para os campos 1ª Instrução e 2ª Instrução serão sugeridos os respectivos valores conforme o cadastro Cadastro de Operação, campo 1ª Inst. e 2ª Inst..
Para os campos 1ª Instrução e 2ª Instrução de cidades sem protesto, deve ser informado manualmente estas instruções.

Será sugerido o valor neste campo conforme operação informada, em seu cadastro, Cadastro de Operação, campo Sacador / Avalista.

Se este campo não estiver preenchido, será considerado a informação da duplicata, campo Sacador/Avalista.

Será sugerido o valor neste campo conforme operação informada, em seu cadastro, Cadastro de Operação, campo Dias Protesto.

Será sugerido o valor neste campo conforme operação informada, em seu cadastro, Cadastro de Operação, campo Cobrança Descontada. Se a cobrança descontada estiver com preenchimento igual a "S", este campo virá marcado.

Marque este campo para gerar um arquivo "Zip" contendo todas as notas fiscais eletrônicas (XML) das duplicatas que possuirem vínculo com nota fiscal.
O arquivo terá o mesmo nome do arquivo de remessa e ficará gravado no mesmo local do arquivo de remessa gerado.
Exemplo: C:\NeoCorp\Remessa\0001.REM.zip

Geração de Remessa de CobrançaFinanceiro -> Cobrança -> Cobrança Escritural -> Geração Remessa [GeracaoRemessa]



Este programa possibilita a geração de arquivos de remessa de cobrança das duplicatas a receber dos clientes da empresa para envio às instituições financeiras.
O fluxo abaixo, que também está no documento de impressão de boletos, mostra todo o processo para envio da cobrança escritural.

O usuário gera as informações neste programa, confere os itens na lista de duplicatas que irão pertencer ao arquivo de remessa, seleciona os itens que irão para o arquivo de remessa e clica no botão Gerar para gerar o arquivo.
O arquivo gerado é enviado à instituição financeira (banco), onde, depois de processado pela instituição financeira, retorna à empresa para efetuar o retorno da cobrança escritural.

Mesmo que o cliente possua várias contas da mesma instituição financeira, a geração deve ser feita por conta.
Para a correta geração do arquivo, é necessário que a conta corrente possua as informações necessárias com o leiaute definido pela instituição financeira.
Mais informações sobre os leiautes pode ser visto neste documento, no campo Conta Corrente.


Mostrar: Mostrar duplicatas a receber em aberto conforme os campos informados no agrupador "Dados para Remessa" na lista de duplicatas.
Gerar: Gerar o arquivo de remessa para as duplicatas selecionadas da lista.
Cancelar: Cancelar a geração do arquivo.
Fechar: Encerrar este programa.

Agrupador Dados para Remessa:
Conta Corrente: Conta corrente para geração dos dados do boleto.
Operação Destino: Operação que será gravada nas duplicatas.
Aceite: Seleção que indica o valor do aceite do arquivo de remessa.
Comando: Código do comando do arquivo de remessa.
Variação: Código da variação do arquivo de remessa.
Juros %: Percentual da taxa de juro do arquivo de remessa.
Multa %: Percentual de multa do arquivo de remessa.
1ª Instrução: Primeira instrução de cobrança do arquivo de remessa.
2ª Instrução: Segunda instrução de cobrança do arquivo de remessa.
1ª Inst.Cidade sem Protesto: Primeira instrução de cobrança para cidades sem protesto do arquivo de remessa.
2ª Inst.Cidade sem Protesto: Segunda instrução de cobrança para cidades sem protesto do arquivo de remessa.
Observação: Observação adicional para o arquivo de remessa.
Sacador/Avalista: Sacador ou avalista para o arquivo de remessa.
Dias para Protesto: Quantidade de dias de protesto para o arquivo de remessa.
Modalidade: Modalidade de cobrança para o arquivo de remessa, sendo "1 - Simples" ou "4 - Vinculado".
Dias Bx/Devolução: Quantidade de dias para baixa ou devolução após o vencimento dos títulos para o arquivo de remessa.
Operação Desconto: Campo que, se marcado, indica que se trata de operação de desconto no arquivo de remessa.

Agrupador Seleção:
Data Inicial: Data inicial do período a considerar conforme a seleção do campo Tipo Data.
Data Final: Data final do período a considerar conforme a seleção do campo Tipo Data.
Tipo Data: Tipo de período a ser considerado conforme as datas informadas nos campos Data Inicial e Data Final, sendo "Vencimento", "Emissão", ou "Remessa".
Consolidado: Considerar apenas duplicatas consolidadas, não consolidadas ou todas.
Empresa: Empresa(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Série: Série(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Pedido: Pedido(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Cliente: Cliente(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Nota Fiscal: Nota(s) Fiscal(is) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Representante: Representante(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Banco: Banco(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Operação: Operação(ões) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Tipo Nota: Tipo(s) de nota a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Forma Pg: Forma(s) de pagamento a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Grupo de Cliente: Grupo(s) de cliente a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Borderô: Borderô(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Estado: Estado(s) do(s) cliente(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Duplicata: Duplicata(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Situação: Situação(ões) da(s) duplicata(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Conta Corrente: Conta(s) corrente(s) a considerar ou desconsiderar na lista de duplicatas a receber.
Mostrar já enviados: Campo que, se marcado, irá mostrar duplicatas que já tenham o arquivo de remessa gerado anteriormente.
Apenas Duplicata com Nosso Número: Campo que, se marcado, irá mostrar duplicatas que possueam nosso numero preenchido.

Agrupador Totais:
Número de Duplicatas: Quantidade total de duplicatas selecionadas da lista de duplicatas.
Total das Duplicatas: Valor total das duplicatas selecionadas da lista de duplicatas.

Após informar os campos acima, clique em Mostrar para visualizar as duplicatas que podem ser selecionadas em uma lista que contém as seguintes colunas:
Seleção: Marque nesta coluna o(s) item(ns) para considerá-lo(s) na geração de remessa.
Empresa: Coluna informativa da empresa da duplicata selecionada.
Duplicata: Coluna informativa do número da duplicata selecionada.
Série: Coluna informativa da série da duplicata selecionada.
Cliente: Coluna informativa do código do cliente da duplicata selecionada.
Razão Social: Coluna informativa da Razão Social da duplicata selecionada.
Data Emissão: Coluna informativa da data de emissão da duplicata selecionada.
Data Vencimento: Coluna informativa da data de vencimento da duplicata selecionada.
Valor: Coluna informativa do valor da duplicata selecionada.
Nosso Número: Coluna informativa do "nosso número" da duplicata selecionada.
Representante: Coluna informativa do representante da duplicata selecionada.

APIs de Integração Direta com Bancos

Banco do Brasil
Ao gerar o arquivo de remessa, se a conta corrente informada no agrupador "Dados para Remessa", campo Conta Corrente, possuir em seu cadastro Cadastro de Conta Corrente, aba "API", os campos Ambiente, Aplicação, Usuário e Senha informados e, na aba "Cobrança Escritural", o campo Modelo for informado "1 - BANCO DO BRASIL", serão integradas as informações diretamente com o Banco do Brasil S/A para registro dos boletos.

Unicred
Ao gerar o arquivo de remessa, se a conta corrente informada no agrupador "Dados para Remessa", campo Conta Corrente, possuir em seu cadastro Cadastro de Conta Corrente, aba "API", os campos Ambiente, Aplicação, ID Beneficiário, Usuário e Senha informados e, na aba "Cobrança Escritural", o campo Modelo for informado "136 - UNICRED", serão integradas as informações diretamente com a Unicred para registro dos boletos.

Itaú
Ao gerar o arquivo de remessa, se a conta corrente informada no agrupador "Dados para Remessa", campo Conta Corrente, possuir em seu cadastro Cadastro de Conta Corrente, aba "API", os campos Ambiente, Usuário, Senha e Pasta Certificado informados e, na aba "Cobrança Escritural", o campo Modelo for informado "341 - ITAÚ", serão integradas as informações diretamente com o Itaú para registro dos boletos.
Se for informado no Cadastro de Conta Corrente, aba "API", o campo Senha Certificado será validada a senha do certificado digital da instituição financeira. Caso contrário não será validada pois há casos em que a instituição financeira emite certificado sem senha.

Sicredi
Ao gerar o arquivo de remessa, se a conta corrente informada no agrupador "Dados para Remessa", campo Conta Corrente, possuir em seu cadastro Cadastro de Conta Corrente, aba "API", os campos Ambiente, Aplicação, Usuário e Senha informados e, na aba "Cobrança Escritural", o campo Modelo for informado "748 - SICREDI" e o campo Código Cooperativa informado, serão integradas as informações diretamente com o Sicredi para registro dos boletos.

Sicoob
Ao gerar o arquivo de remessa, se a conta corrente informada no agrupador "Dados para Remessa", campo Conta Corrente, possuir em seu cadastro Cadastro de Conta Corrente, aba "API", os campos Usuário, Pasta Certificado e Senha Certificado informados e, na aba "Cobrança Escritural", o campo Modelo for informado "756 - SICOOB", serão integradas as informações diretamente com o Sicoob para registro dos boletos.