As situações da manifestação para o destinatário (empresa) sobre os documentos são:

0 - Sem Manifestação:
Quando não houve manifestação alguma do documento fiscal. No Web, esta situação não irá existir.

1 - Confirmada:
No evento de "Confirmação da Operação", o destinatário confirma a operação e o recebimento da mercadoria. Mesmo que posteriormente ou durante o ato de recebimento ocorra a necessidade de devolução total ou parcial.
Ao registrar este evento, fica liberada para à empresa a possibilidade de efetuar o download do documento. E à empresa emitente fica impedida a possibilidade de cancelar a NF-e.
Após o registro deste evento, o destinatário poderá enviar uma nova mensagem com "Desconhecimento da Operação" ou "Operação não Realizada". Somente não poderá enviar "Ciência da Operação".
Após a busca, o sistema efetua a confirmação automática dos documentos.

2 - Desconhecida:
Este processo é feito somente pela plataforma Desktop.

3 - Operação Não Realizada:
Este processo é feito somente pela plataforma Desktop.

4 - Ciência:
Após a baixa dos arquivos XML, o sistema efetua a ciência automática dos documentos.

Neste campo o usuário pode filtrar apenas notas lançadas no sistema, não lançadas ou todas.
É considerada como lançada, se o mesmo número na chave do documento estiver presente na nota fiscal de entrada, ou seja, se já foi feita a entrada da nota pelo sistema, através do programa Importar Nota Entrada.

Este campo é habilitado se o campo Modelo Documento estiver preenchido com "CT-e".
Informe "CT-e com notas" se na lista devem aparecer apenas CT-es que possuam notas vinculadas e estas notas estão presentes na lista.
Informe "CT-e sem notas" se na lista devem aparecer apenas CT-es com notas vinculadas e estas notas não estão presentes na lista ou sem notas vinculadas.
Informe "Ambas" se na lista devem aparecer todos os CT-es, independente do vínculo de suas notas fiscais.

Exemplo da descrição existente no log para a busca de documentos fiscais:

[2019-08-23T09:30:17.811-0400] [glassfish 4.1] [INFO] [] [neosistemas.compras.manifestacaonfe.impl.ManifestacaoNFeImportacaoImpl] [tid: _ThreadID=163 _ThreadName=__ejb-thread-pool16] [timeMillis: 1566567017811] [levelValue: 800] [[Importação Manifestação NF-e iniciado.]]

[2019-08-23T09:32:50.662-0400] [glassfish 4.1] [INFO] [] [neosistemas.compras.manifestacaonfe.impl.ManifestacaoNFeImportacaoImpl] [tid: _ThreadID=86 _ThreadName=__ejb-thread-pool3] [timeMillis: 157062] [levelValue: 800] [[Importação Manifestação NF-e concluído.]]

Caso houver algum erro encontrado na busca, o sistema irá tentar efetuar a busca novamente após 1 hora.

Selecione um ou mais documentos e clique em Importar XML para efetuar o download do(s) documento(s) selecionado(s) e importá-lo(s) no sistema.

O sistema irá baixar o arquivo XML da base de dados da SEFAZ para o local configurado no Cadastro de Configurações Df-e, campo Pasta XML, dentro de uma pasta específica chamada "down".
Após o download dos documentos, será aberto o programa Importar Nota Entrada para importar a NF-e ou CT-e.

São duas opções. "1 - Logística" e "2 - Compras".
Ao consultar notas ou ao fazer o download do XML, se o o campo Modelo Documento estiver preenchido com "NF-e", e o CNPJ da transportadora for igual ao CNPJ da empresa e diferente do CNPJ do destinatário, será gravado "1 - Logística". Senão, será gravado "2 - Compras".

Função habilitada somente se o campo Modelo Documento estiver preenchido com "NF-e".
Selecione um ou mais documentos e clique em Confirmação para confirmar a operação do(s) documento(s) selecionado(s).

No evento de "Confirmação da Operação", o destinatário confirma a operação e o recebimento da mercadoria. Mesmo que posteriormente ou durante o ato de recebimento ocorra a necessidade de devolução total ou parcial.
Ao registrar este evento, fica liberada para à empresa a possibilidade de efetuar o download do documento. E à empresa emitente fica impedida a possibilidade de cancelar a NF-e.
Após o registro deste evento, o destinatário poderá enviar uma nova mensagem com "Desconhecimento da Operação" ou "Operação não Realizada". Somente não poderá enviar "Ciência da Operação".
Ao confirmar a operação para o documento selecionado, na coluna Situação Manifestação, será informada a situação "1 - Confirmada".

Se no campo Modelo Documento estiver preenchido com "NF-e", este evento será de "Desconhecimento da Operação", se estiver preenchido com "CT-e", o evento é de "Desacordo" com o CT-e.
Selecione um ou mais documentos e clique em Desconhecimento para desconhecer a operação do(s) documento(s) selecionado(s).

O evento de "Desconhecimento da Operação" permite ao destinatário informar o seu desconhecimento de uma determinada operação. Após o registro do evento "Desconhecimento da Operação", o destinatário poderá enviar uma nova mensagem com "Confirmação da Operação" ou "Operação não Realizada". Somente não poderá enviar "Ciência da Operação".
Ao confirmar a operação "Desconhecimento da Operação" para o documento selecionado, na coluna Situação Manifestação, será informada a situação "2 - Desconhecida".

O "Desacordo" o tomador informa ao fisco que o documento de CT-e está em desacordo com a prestação de serviço. Neste caso, a transportadora deverá emitir o CT-e de anulação e após a autorização deste, emitir um CT-e de substituição.
É necessário para este evento informar uma justificativa.
Para registrar o "Desacordo", o emitente tem prazo de 45 dias após a emissão do CT-e.
Ao confirmar a operação "Desacordo" para o documento selecionado, na coluna Situação Manifestação, será informada a situação "3 - OperacaoNaoRealizada".

Selecione um ou mais documentos e clique em Download XML para efetuar o download do(s) documento(s) selecionado(s) e importá-lo(s) no sistema.

O sistema irá baixar o arquivo XML da base de dados da SEFAZ para o local configurado no Configurações DF-e (Documentos fiscais eletrônico), campo XML, dentro de uma pasta específica chamada "down".
Verifique a documentação do campo Path XML Aut, que informa um local para mover o arquivo XML após efetuar o download.

Ao efetuar o download do documento, será aberto o programa Importação Nota Fiscal de Entrada para importar a NF-e ou CT-e.

Manifestação DF-e (NF-e, CT-e)Comercial -> Compras -> Manifestação DF-e [ManifestacaoNFe]



Neste programa o usuário pode verificar as notas fiscais e conhecimentos de transporte emitidos contra a empresa.
Não são geradas entradas ou saídas ou conhecimentos de transporte. Apenas são verificados em um determinado período os documentos fiscais emitidos contra a empresa.


Pesquisar: Visualizar a lista de documentos existentes no sistema conforme os campos informados na aba "Importação".
Consultar: Consultar as notas existentes contra a empresa na base de dados da SEFAZ e no e-mail configurado na aba "Configuração Importação E-mail".
Importar XML: Efetuar o download do arquivo XML do documento selecionado.
Confirmação: Confirmar a operação à SEFAZ do documento selecionado.
Desconhecimento: Informar à SEFAZ desconhecer o documento selecionado.
Download XML: Efetuar o download do arquivo XML para o documento selecionado.
Validar Situação DF-e(Seleção): Validar a situação DF-e dos documentos selecionados.
Imprimir DF-e: Efetuar a impresão DF-e dos documentos selecionados, será impresso o DANFE, quando o documento for NF-e, ou será impresso o DACTE, quando o documento for CT-e.
Fechar: Encerrar este programa.

Aba Importação:

Data Inicial: Data inicial do período selecionado no campo Tipo de Data a ser considerado.
Data Final: Data final do período selecionado no campo Tipo de Data a ser considerado.
Tipo Data: Tipo de data para o período a ser considerado nos campos Data Inicial e Data Final. Data de emissão ou de entrada.
Modelo Documento: Tipo de documento a ser visualizado. NF-e ou CT-e.
Fornecedor: Fornecedor(es) a ser(em) considerado(s) na lista de documentos.
Tipo Fornecedor: Tipo(s) de fornecedor a ser(em) considerado(s) na lista de documentos.
Série: Série(s) a ser(em) considerada(s) na lista de documentos.
Nota: Nota(s) a ser(em) considerada(s) na lista de documentos.
Situação Manifestação: Situação(ões) da manifestação a ser(em) considerada(s) na lista de documentos.
Situação NF-e: Situação(ões) da NF-e a ser(em) considerada(s) na lista de documentos. "0 - Autolizado", "1 - Cancelado" ou "2 - Denegado".
Notas Lançadas: Tipo de documento a considerar com relação à nota.
CNPJ Remetente igual o da empresa: Campo que, se marcado, irá considerar somente documentos que possuam o remetente com o mesmo CNPJ do destinatário, sendo o destinatário a empresa ativa.
CT-e Notas: Tipo de consulta de CT-e com relação às notas vinculadas.
Setor: Setor(es) a ser(em) considerado(s) na lista de documentos.
Download XML: Considerar notas que já foi feito o download ("S"), não foi feito o download ("N") ou todas ("T" ou deixe este campo em branco).
Chave Documento: Informe a chave do Documento Fiscal eletrônico para efetuar a consulta na SEFAZ ou na lista de documentos.

Aba Configuração Importação E-mail:
Nesta aba, são informados os dados do e-mail a ser considerado para busca de arquivos de documentos XML para listar juntamente com os documentos que serão buscados na SEFAZ. As credenciais de e-mail da importação automatica serão consideradas do valor padrão (Ctrl+F6) do usuário "IMPORTADOR". Caso um usuário normal esteja consultando, serão consideradas as credenciais do valor padrão (Ctrl+F6) deste usuário.
Será verificado primeiramente se há os campos informados na configuração na empresa ativa conforme seu cadastro, Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Compras", subaba "Parte 2", agrupador "Configuração Importação E-mail". Se não houver, será verificado nesta aba. Este procedimento é utilizado para que seja possível importar e-mails com sequenciais de e-mail diferente para cada empresa.

Usuário: Usuário da conta de e-mail para busca de documentos XML.
Senha: Senha da conta de e-mail para busca de documentos XML.
Endereço: Endereço eletrônico da conta de e-mail para busca de documentos XML.
Porta: Porta de comunicação do servidor de e-mail para busca de documentos XML.
Segurança: Seleção do tipo de segurança da conta de e-mail para busca de documentos XML, sendo "P - Padrão", "S - SSL", "T - TLS" ou "N - Nenhum".
Sequencial Email: Sequencial de e-mail da conta de e-mail para busca de documentos XML.
Data Inicial: Data de início da utilização do recurso de busca de documentos XML.
ID do aplicativo: ID do aplicativo para busca de documentos XML, quando a conta de e-mail for Outlook® da Microsoft®.
Client Secret: Chave secreta do cleinte para busca de documentos XML, quando a conta de e-mail for Outlook® da Microsoft®.
ID do diretório: ID do locatário, ou diretório para busca de documentos XML, quando a conta de e-mail for Outlook® da Microsoft®.

Lista de documentos existentes no sistema:

Após informar os campos acima clique no botão Pesquisar para mostrar os registros conforme estes filtros informados.
A lista irá conter as seguintes informações:
Ações: Com os botões Impresão DF-e, que permite fazer a impressão do registro selecionado, e Validar Situação DF-e(Seleção), para validar a situação DF-e do documento selecionado.
Seleção: Marque nesta coluna o(s) item(ns) para considerá-lo(s) na importação.
Chave Acesso: Coluna informativa da chave de acesso do documento selecionado.
Série: Coluna informativa da série do documento selecionado.
Número: Coluna informativa do número do documento selecionado.
CNPJ Emitente: Coluna informativa do CNPJ do emitente do documento selecionado.
Razão Social Emitente: Coluna informativa da Razão Social do emitente do documento selecionado.
Inscrição Estadual Emitente: Coluna informativa da Inscrição Estadual do emitente do documento selecionado.
Data Emissão: Coluna informativa da data de emissão do documento selecionado.
Tipo Operação: Coluna informativa do tipo de operação do documento selecionado, sendo "Entrada" ou "Saída".
Valor Total NF: Coluna informativa do valor total do documento selecionado.
Situação NFe: Coluna informativa da situação atual do documento selecionado, sendo "0 - Autorizado", "1 - Cancelado" ou "2 - Denegado". Se a situação NF-e for "1 - Cancelado", o registro ficará com o fundo na cor vermelha.
Situação Manifestação: Coluna informativa da situação atual da manifestação do documento selecionado, sendo "0 - Sem Manifestacao", "1 - Confirmada", "2 - Desconhecida", "3 - OperacaoNaoRealizada" ou "4 - Ciência".
Observação: Coluna informativa da observação do documento selecionado.
CNPJ Remetente: Coluna informativa do CNPJ do remetente do documento selecionado.
Notas CT-e: Coluna informativa das notas existentes no CT-e para o documento selecionado.

Para o funcionamento deste programa, é necessário:

O certificado digital da empresa esteja configurado no Cadastro de Configurações Df-e, campos Pasta Certificado e Senha Certificado.

Também no Cadastro de Configurações Df-e, a pasta do local Pasta Schema contenha os esquemas que é disponibilizado no site da Receita Federal, em "Documentos", "Esquemas XML".

No Cadastro de Empresa, aba "Definições", o campo Tp Ambiente NF-e esteja preenchido com "1 - Produção" para a empresa ativa.

Também no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Compras" devem existir as configurações cadastradas para a empresa ativa.

No Cadastro de Usuário, deve existir um usuário chamado "IMPORTADOR".

No Cadastro de Definições, o usuário "IMPORTADOR" deve possuir um papel em uso, na aba "Papéis" que, em seu cadastro, Cadastro de Papel, possua o item "ManifestacaoNFe".

Caso necessário fazer alguma configuração acima, reinicie o GlassFish.

Somente documentos cujo destinatário é a empresa ativa serão importados.


A busca de NF-es e CT-es é feita de forma automática a cada 2 horas. Para saber se houve sucesso ou erros, abra o programa Logs Servidor de Aplicação, selecione o log da data atual e verifique se houve sucesso na busca dos documentos fiscais (exemplo).
O sistema verifica as notas existentes para a empresa, efetua a confirmação, efetua a baixa dos arquivos XML (não grava neste momento em local físico apenas fica gravado em tabela auxiliar do sistema) e efetua a ciência. Tudo de forma automática.
Caso ocorrer algum erro no processo, será feita uma nova tentativa após 65 minutos.
Será gravado no log o último NSU da consulta e o último NSU retornado, podendo assim identificar o erro de retorno da SEFAZ de consumo indevido (código 656). Se isto correr, será gravado nas configurações internas do sistema que se refere ao último NSU das Notas Fiscais eletrônicas (parcompras.ultnsunfepco) o valor retornado do NSU no arquivo XML da SEFAZ.

Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Compras", subaba "2ª Parte", o campo Gera Plan Car Man Nfe estiver preenchido com "S", ao consultar documentos, será feita a geração de planilha de carregamento com as notas que tem o CNPJ da Empresa como Transportador da NFe.