Bem Vindo!



A partir de agora você faz parte do nosso time e isso é muito importante! Esse manual será um guia para que você possa conhecer mais sobre a Neo Sistemas, sobre benefícios, conduta profissional, suas responsabilidades e sobre a confidencialidade indispensável em nosso trabalho.


Leia-o com atenção, conheça seus direitos e deveres. Desejamos que tenha sucesso aqui na Neo e que possamos juntos - com empenho, força de vontade, conhecimentos e habilidades - crescer cada vez mais no nosso ramo.


Seja bem-vindo(a) ao time Neo Sistemas!



Diretores Neo Sistemas






Nossa História



Nós somos uma empresa com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares, fundada por quatro sócios com o objetivo de criar soluções para gestão empresarial. Desde a nossa fundação, em 2003, na cidade de Braço do Norte, temos nos destacado por nosso crescimento no mercado de T.I., sendo que os investimentos em pessoas, infraestrutura e novas tecnologias são os pilares desse crescimento.


No ano de 2008 fizemos nosso primeiro grande investimento, adquirindo 7 lotes no bairro Rio Bonito, na cidade de Braço do Norte, somando uma área de aproximadamente 2.100m², com capacidade de expansão para 200 colaboradores.


Nós não temos pressa, sabemos do desafio que ainda temos pela frente, mas sabemos também que estamos no caminho certo quanto ao crescimento da empresa de forma sólida, com um passo após o outro, dentro de nossa capacidade técnica e financeira. Nossa aspiração sempre foi buscar o crescimento através de parcerias: com nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio.


Criar soluções para gestão através de nossos softwares e serviços, integrar as diversas áreas das empresas, dar agilidade e segurança nos processos administrativo, produtivo, de vendas e de controladoria para maximizar o resultado de nossos clientes, esse é nosso objetivo.



Nossa Missão


Criar soluções para gestão, objetivas, práticas, e diferenciadas.



Nossa Visão


Ser referência no mercado de software para gestão.



Nossos Valores


Ética

Inovação

Transparência

Qualidade

Pessoas valorizadas



Nosso Organograma







Políticas de Recursos Humanos



A admissão de um colaborador é feita quando houver compatibilidade entre a vaga ofertada e as habilidades técnicas e humanas do candidato.


Empregado



Documentação


A documentação deve estar sempre atualizada e deve ser apresentada no ato admissional:

Carteira de Trabalho e Previdência Social;

Atestado médico admissional;

Certidão de nascimento e casamento (quando houver);

Declaração de rejeição ou de requisição do vale-transporte;

Carteira de Identidade e CPF;

Título de eleitor;

Cartão PIS (Programa de Integração Social) para quem já trabalha;

Comprovante de residência;

Cópia do Certificado de Reservista (para homens).


Benefícios


A Neo Sistemas oferece aos seus empregados os seguintes benefícios:

Plano de saúde da Unimed;

Seguro de vida;

Vale alimentação;

Auxílio educação de 30% do valor líquido da mensalidade paga pelo empregado.



Estagiário



Documentação


A documentação de estágio deve estar toda em dia de acordo com as normas estabelecidas em convênio com a instituição de ensino do estagiário.


Benefícios


A Neo Sistemas oferece aos seus estagiários os seguintes benefícios:

Plano de saúde da Unimed;

Vale alimentação;

Auxílio educação de 30% do valor líquido da mensalidade paga pelo empregado.






Código de Ética e Conduta



O código de ética e de conduta Neo Sistemas é dirigido a todos os membros desta empresa, da administração, colaboradores e estagiários, e deve ser utilizado como referência para a atuação profissional e pessoal destes dentro da empresa ou em situações externas que estiver representando a Neo Sistemas.

Tendo em vista que as pessoas que compõem nossa equipe possuem diferentes experiências de vida, este documento foi criado para formalizar um padrão de atendimento e relacionamento transparente e respeitoso, com o propósito de nos orientar para procedermos de acordo com os valores e princípios éticos da Neo Sistemas.

A Neo Sistemas obedece às leis vigentes, respeitando as pessoas e o meio ambiente, repudiando qualquer prática discriminatória e preconceituosa, exploração de mão de obra infantil, trabalho escravo, ou degradante e a corrupção em todas as suas formas.

A partir do momento do recebimento deste documento você será considerado ciente do seu conteúdo, então é seu dever como integrante da equipe Neo Sistemas lê-lo e, caso não o compreenda, buscar esclarecer suas dúvidas. É importante nos habituarmos com este código, para que possamos identificar situações que conflitem com este documento e tratá-las da melhor maneira, acima de tudo, com respeito.


Cada um de nós leva consigo o nome da Neo Sistemas e é nosso dever cuidar dele.



Relacionamento com Cliente


A Neo Sistemas prima pelo bom relacionamento com o cliente, já que este é o centro do seu negócio. Prezando sempre pelo respeito e pela confidencialidade, descritos no termo de confidencialidade, dos dados dos seus clientes, a Neo Sistemas se relaciona com eles de três maneiras:


Relacionamento eletrônico

Considera-se como relacionamento eletrônico toda e qualquer comunicação não verbal feita através de mensagens eletrônicas, tais como: e-mail, Skype (corporativo), dentre outras plataformas, desde que sejam contas que identifiquem o colaborador vinculado à Neo Sistemas (ex.: colaborador@neosistemas.com.br).


Qualquer outra forma de contato eletrônico não será permitido para o atendimento ao cliente;

Deve-se utilizar a norma culta da língua portuguesa em todos os atendimentos;

É proibida a divulgação de qualquer material ou arquivo que não seja aquele necessário à condução do atendimento;

É vetado a disseminação de qualquer mensagem com cunho religioso, discriminatório, violento ou que atente aos Direitos Humanos;

Procure ser claro e preciso na mensagem eletrônica pois elas podem ser interpretadas de forma diferente da desejada;

A Neo Sistemas reserva-se no direito de conferir as mensagens eletrônicas encaminhadas aos seus clientes.


Relacionamento telefônico

Entende-se por relacionamento telefônico todo aquele feito através de linhas específicas disponibilizadas pela Neo Sistemas aos seus colaboradores.


Ao iniciar um atendimento telefônico, deve sempre cumprimentar o cliente e identificar-se;

Procure sempre falar de uma forma clara e calma, para que o cliente compreenda o que está sendo falado;

Ao final do atendimento, deve-se agradecer ao cliente pelo contato.


Relacionamento pessoal

Este acontecerá sempre que houver visitas aos clientes ou que o cliente venha até a Neo Sistemas.


Em caso de visita aos clientes o colaborador deve estar, de preferência, uniformizado;

Deve manter uma postura adequada e profissional em contato com o cliente;

O atendimento deve ser feito sempre de maneira cordial.


Relacionamento com a Neo Sistemas

O colaborador leva consigo o nome da Neo Sistemas e, por outro lado, a Neo Sistemas preza pelo zelo e o cuidado especial em tudo que envolve a dignidade do contratado. Desta forma, com o propósito de nos orientarmos para procedermos de acordo com os valores e princípios éticos da Neo Sistemas no que se refere à transparência, deve-se sempre investir no diálogo para que as relações empregador e empregado seja, antes de tudo, harmônica.


Utilize o Portal RH para as seguintes situações (o acesso é informado no ato da contratação):

Consulta do horário estabelecido pelo seu líder, através do menu "Frequência", "Espelho Ponto".

Apresentação de algum atestado médico. Digitalize seu atestado e encaminhe ao portal através do cadastro de uma solicitação, pelo menu "Minhas Solicitações", botão "Abrir nova solicitação".

Solicitação de correção do horário ponto. Cadastre uma solicitação pelo menu "Minhas Solicitações", botão "Abrir nova solicitação".


Calçados e vestuário:

A Neo Sistemas disponibiliza aos colaboradores, no momento do contrato, um uniforme que pode ser utilizado pelo mesmo e, no término do contrato, deve ser devolvido para a empresa.

Não são permitidos calçados abertos (chinelos e sandálias) ou pantufas. Devem ser utilizados tênis, sapatos ou similares.

Não são permitidas saias ou bermudas para o atendimento externo, apenas calças. Para os demais setores, serão permitidas desde que a bermuda seja jeans e a saia não seja curta (máximo de um palmo acima do joelho).

Chapéus, bonés, gorros, tocas, sombreiros ou qualquer outro acessório similar não são permitidos no interior da empresa ou no interior das empresas em que estejam sendo visitadas. Sabemos da importância de se proteger do sol ou frio, mas lembre-se de retirá-los ao adentrar às empresas. Para o setor de limpeza e manutenção é permitido como forma de proteção.


Utilização de celulares pessoais:

A utilização de celulares pessoais para colaboradores do atendimento interno nas dependências da empresa durante o horário de trabalho não é permitida. Em casos de urgência deve-se avisar ao seu líder.

Há uma rede para os funcionários específica e exclusiva para registrar o ponto através do aplicativo do celular e para solicitar marmitas. Esta rede é liberada apenas nos horários iniciais e finais do expediente.


Horários:

Seu horário de trabalho é de segunda-feira à sexta-feira. E há a opção de escolha entre os horários abaixo:

Opção 1 - 08:00 às 12:00 e 13:12 às 18:00

Opção 2 - 07:45 às 12:00 e 13:12 às 17:45


Pausas para o Lanche/Café:

A Neo disponibiliza aos funcionários um intervalo de 15 minutos por período. 15 minutos de manhã e 15 minutos à tarde.

Porém há algumas regras que devem ser respeitadas, conforme segue:

Para fazer seu lanche, utilize o refeitório.

Não será permitido utilizar outros ambientes da empresa ou fora da empresa para esta finalidade.

Se não for tomar café ou fazer lanche, não fique parado, ajude no crescimento da empresa. Isto também irá auxiliar no seu crescimento profissional.

Se não for utilizar todo o tempo do café ou do lanche, vale o mesmo, não fique parado.


Estacionamento:

A Neo disponibiliza aos seus colaboradores 15 vagas de estacionamento no pátio da empresa. A área coberta é destinada aos veículos da empresa e diretoria da Neo. O estacionamento deve ser feito de ré, com excessão das duas vagas próximas ao portão. Esta forma de estacionamento foi solicitada pelo Corpo de Bombeiros para os casos em que há a necessidade de uma rápida evacuação.


Se estiver com dúvidas sobre normas, direitos ou deveres, consulte seu líder;

Se houver uma crítica ou sugestão encaminhe um e-mail ou fale diretamente com seu líder.


Relacionamento com os colegas

De modo geral, passamos mais tempo nas empresas com nossos colegas do que em nossas casas. Justamente por isso, é essencial estabelecer um bom relacionamento com os colegas de trabalho, impedindo que a convivência se torne desgastante e mantendo o ambiente sempre profissional e positivo.

"Bom dia", "obrigado" e "desculpe" são benéficas a você e a seus colegas. Além de ser cordial e ser uma demonstração de respeito, possibilita demonstrar que você mantém o caminho aberto para que haja contato com seu colega;

Aceite as diferenças e tenha a empatia como sua aliada. Cada pessoa possui suas verdades, peculiaridades e éticas pois carregam diferentes histórias, valores e culturas. Aprenda a se colocar no lugar do outro e tente compreender os diferentes pontos de vista. Nem sempre o que você acredita é a verdade única e absoluta no mundo tão diversificado;

Se perceber que um colega está com alguma dificuldade, ajude-o. Um ambiente de trabalho colaborativo em que as pessoas possam contar umas com as outras é mais saudável;

Elimine as fofocas. Evitar não é o bastante. A fofoca estraga o clima no ambiente corporativo. Antes de comentar algo com alguém pense se a informação é realmente útil;

Caso precise enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem lamentações, evitando colocar a culpa nos outros. Seja realista e não crie situações fantasiosas. Foque na solução e não no problema;

Saiba dar e receber feedbacks. Se uma conversa é de via única ela é um monólogo. Dar e receber feedback demonstra maturidade de comunicação e é fundamental. Recebê-los pode ser difícil, visto que somos humanos e não gostamos de críticas. Pense que eles servem para melhorar seu rendimento dentro da empresa. Por isso, é importante reconhecer com humildade que existem alguns pontos para melhoria. Em contrapartida, é preciso ter tato para dar um feedback: é preciso ser assertivo e objetivo, de modo a promover o crescimento e não criar mágoas.


Relacionamento com Ambiente e Bens Materiais

O colaborador deve dispensar um cuidado especial ao seu local de trabalho ja que este é compartilhado com os colegas. Portanto o colaborador deve:


Evitar acúmulo de objetos não essenciais ao seu trabalho na mesa;

Utilizar o guarda-volumes, disponibilizado pela empresa para guardar pertences grandes como mochilas e bolsas;

Manter as instalações sanitárias em ordem e limpas;

Organizar e limpar o ambiente de alimentação após utilizá-lo;

Cuidar do patrimônio da Neo Sistemas.


A Neo Sistemas contrata uma pessoa responsável pela limpeza da empresa mas a organização e manutenção da limpeza dos ambientes é de responsabilidade de todo aquele que o utiliza.






Boas Práticas de Uso do Computador no Ambiente de Trabalho



Não baixe programas sem a autorização do departamento de TI. Converse com o seu superior para que ele analise se é realmente necessária sua utilização. Caso sim o mesmo irá solicitar ao TI que ele consulte se a fonte é confiável ou não. A utilização de softwares piratas que utilizam ativadores abrem portas de acesso dentro da rede para acesso e ataques de hackers, além de trazer vírus à rede pelos arquivos baixados.

Desconfie dos anexos estranhos das mensagens recebidas (WhatsApp, Telegram, etc.) mesmo que sejam de pessoas que você conheça. A auto propagação de vírus começa a partir de pessoas que mantém seu endereço de e-mail nos programas mais comuns como Outlook, Thunderbird, etc.

Nunca faça modificações de periféricos sem a autorização do TI. Troca de mouse, teclado, impressora, etc. Existem pessoas treinadas e que conhecem os equipamentos da sua empresa. Por tanto é muito melhor chamá-los do que danificar e você ficar sem sua ferramenta de trabalho.

Todos os equipamentos de informática (computadores, notebooks, internet, e-mail, etc) deverão ser exclusivos para uso profissional, para a execução e desempenho dos objetivos da empresa. Desligue sempre seu computador ao final do expediente, isto ajuda na economia de energia.

No final do expediente do último dia da semana trabalhado (sextas-feiras, por exemplo), retire seu computador da tomada e da rede.






Veículos



Quanto aos veículos da empresa, a Neo Sistemas disponibiliza estes para os colaboradores que fazem atendimento externo, sendo que estes devem ser utilizados apenas para os atendimentos.

Certifique-se de preencher corretamente os dados do checklist de saída e de retorno, informando os dados do veículo utilizado.

Após o checklist de retorno, recolha o lixo existente.






Outras Disposições



O descumprimento deste código implicará em penalidades de acordo com a gravidade do fato, podendo ser aplicadas: advertências, suspensões ou rescisões contratuais.

Caso haja alguma dúvida quanto a qualquer um destes itens, ou outros quaisquer, o colaborador deverá buscar auxílio do seu superior para a resolução.