NeoApp em Modo Offline



O NeoApp é uma ferramenta muito utilizada por representantes, que fazem as vendas da empresa em diversos locais. Em alguns destes locais não será possível estabelecer uma conexão wi-fi e nem mesmo uma utilização de pacote de dados móveis das operadoras de telefonia celular com qualidade.
Desta forma, a Neo Sistemas disponibiliza a seus clientes a funcionalidade de cadastro de clientes e geração de pedidos em modo offline.

Ao acessar o sistema e tocar no ícone com três barras do lado esquerdo da descrição "Home", será mostrado ao lado do nome do usuário o ícone que representa quando o NeoApp está em modo online ou offline.

Quando houver o bonequinho é porque está online.
Quando houver o sinal de rede riscado é porque está offline.

Quando o usuário entrar no sistema, é feita uma carga inicial de dados dos clientes, produtos, tabelas de preço, entre outras informações necessárias para cadastrar clientes e gerar pedidos.
Esta sincronização depende do modo como é configurado pelo usuário no final da lista de programas, botão de configuração principal (engrenagem), configuração "Sincronização".


Para saber se houve alguma sincronização inicial, basta acessar o sistema sem conexão com wi-fi e sem dados móveis e verificar se o ícone da empresa possui ao lado a descrição com a opção de seleção de empresa.

Na imagem acima, o primeiro exemplo mostra como fica quando houve alguma sincronização inicial e, no segundo exemplo, ao lado, mostra quando não houve nenhuma sincronização inicial. Desta forma, o usuário não conseguirá ainda utilizar o NeoApp em modo offline.
Para resolver este problema, basta então, o usuário entrar no NeoApp com a rede wi-fi ligada. O usuário pode optar por utilizar dados móveis mas precisa configurar a sincronização para permitir isso, informado acima.

Ao utilizar o NeoApp, se houver o erro informando que não possui acesso à rede em qualquer ponto do sistema, significa que houve falha na comunicação. A causa desta falha pode ser a ausência da rede.

Sempre que ocorre isto, saia do NeoApp e entre novamente.
Se o NeoApp entrar em modo offline, o usuário poderá apenas cadastrar novos clientes e gerar pedidos. Todos os outros programas do menu, caso possua acesso, serão desabilitados.


Se não ocorrer o erro acima, mas ocorrer outro erro conforme imagem abaixo, significa que houve a perda da rede durante o cadastro de cliente ou durante a geração do pedido.

Neste caso o usuário tem duas opções:

Toque em "Cancelar", reestabelecer a conexão e salvar novamente o registro;

Toque em "Confirmar". O NeoApp será reiniciado em modo offline e o registro atual será salvo em modo offline para que seja sincronizado quando reestabelecer a conexão com o servidor.


Os registros que forem salvos nestas condições (em modo offline), ficarão com seu código negativo. O primeiro registro sendo "-1", o segundo "-2", e assim por diante.


Ao retornar em modo online, acessando o NeoApp com rede, será iniciada a sincronização das informações existentes na memória de seu dispositivo para o servidor. Se houver algum problema de sincronização destas informações, será alertado ao usuário para que entre no programa Erros ao Sincronizar.

Basta tocar no erro para abrir o programa com o respectivo registro que possui o problema.
Após corrigir o erro basta salvar o registro.