Ao lançar uma nota de CT-e, se for informado um tipo de nota que em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Cadastro", subaba "Definições Financeiras", possua o campo Utiliza C Custo Repres preenchido com "S - Sim", será gerado o rateio (aba "Rateio") conforme o centro de custo informado no cadastro do representante vinculado às notas fiscais do CT-e (mostradas na aba "Rateio Frete", agrupa por representante). É necessário informar na importação uma conta financeira.

Será validado se o tipo de nota de entrada informado permite ou não para a empresa ativa, conforme cadastrado no Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Empresas Permitidas".

Informe neste campo um pagamento de compra de frete ou de comissão, para que seja gerada a nota de entrada e então geradas as parcelas de pagamento de frete ou de comissão. Os pagamentos de compra são gerados nos programas Pagamento de Compra Frete e Pagamento de Compra Comissão.

Para a sugestão no cabeçalho, o sistema verifica conforme a seguinte ordem:
01 - Cadastro de Empresa, aba "Definições", campo Estoque Padrão.
02 - Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Cadastro", subaba "Definições Estoque", campo Estoque.

Para a sugestão do estoque nos itens, o sistema verifica conforme a seguinte ordem:
01 - Cadastro de Produto, aba "Cadastro", campo Estoque Padrão.
02 - Cadastro de Centro de Custo, aba "Cadastro", campo Cód. Estoque.
03 - Estoque informado no cabeçalho da nota de entrada.
04 - Se não houver informação alguma de estoque, ao gravar a entrada (nem no cabeçalho, nem no ítem), o estoque ficará em branco e o sistema entende que não utilizou nenhum estoque. O tipo "Nenhum" também será controlado conforme suas entradas e saídas. Porém, vale lembrar que se houver esta situação deve-se entender o motivo, pois o estoque informado no cabeçalho é obrigatório.

A sugestão do centro de custo no cabeçalho ou itens dependerá das regras conforme ordem que segue:
Será respeitado o centro de custo informado na importação da nota de entrada.
Se forem notas cadastradas manualmente ou não houver a informação do centro de custo na importação da nota de entrada, será utilizado o centro de custo do rateio e não informará centro de custo no cabeçalho ou itens. Porém na aba "Rateio", será(ão) informado(s) o(s) centro(s) de custo.
Se não houver rateio, será considerado conforme os itens da nota de entrada, coluna Centro Custo.
Se não houver, será sugerido no item da nota de entrada, conforme o produto, em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Gerais", campo Centro Custo.
Se não houver, será sugerido no cabeçalho da nota de entrada conforme o fornecedor, em seu cadastro, Cadastro de Fornecedor, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo Centro Cst.

Nos itens, ao informar um centro de custo que, em seu cadastro Cadastro de Centro de Custo, o campo Empresa Padrão estiver preenchido, será verificado se a empresa informada neste campo é a mesma empresa ativa do lançamento. Caso não for, será verificado se o usuário é administrador. Se for, será questionado ao usuário se deseja continuar. Caso usuário responder "Sim", o sistema irá permitir a inclusão do centro de custo. Caso o usuário não for administrador, será informado que não é permitido o lançamento.

A sugestão da conta financeira no cabeçalho ou itens dependerá das regras conforme ordem que segue:
Será respeitado o centro de custo informado na importação de nota de entrada.
Se forem notas cadastradas manualmente ou não houver a informação da conta financeira na importação da nota de entrada, será utilizada a conta financeira do rateio e não informará conta financeira no cabeçalho ou itens. Porém na aba "Rateio", será(ão) informada(s) a(s) conta(s) financeira(s).
Se não houver rateio, será considerado conforme os itens da nota de entrada, coluna Cta Financeira.
Se não houver, será sugerido no item da nota de entrada, conforme o produto, em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Gerais", campo Cta Financeira Despesa ou Cta Financeira Receita (conforme o caso).
Se não houver, será sugerido no cabeçalho da nota de entrada conforme o Cadastro de Fornecedor, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo Conta Fin..

Quando ocorre avaria da mercadoria, a empresa que possui a carga avariada emite uma nota de saída conta a empresa responsável pela avaria da carga. A empresa responsável pela avaria da carga recebe a nota e dá entrada para gerar duplicatas a pagar. Desta forma, o B.O. é a justificativa do pagamento extraordinário.
Ao informar o lote no item da nota de entrada, se o mesmo possuir em seu cadastro, Lote, o campo Gerar Nível NF-e preenchido com:

1 - Nível 1 - e o produto possuir configuração de utilização do nível 1, será criado o item do nível 1 com a descrição do lote informado e relacionado ao nível 1 do item.

2 - Nível 2 - e o produto possuir configuração de utilização do nível 2, será criado o item do nível 2 com a descrição do lote informado e relacionado ao nível 2 do item.

3 - Nível 3 - e o produto possuir configuração de utilização do nível 3, será criado o item do nível 3 com a descrição do lote informado e relacionado ao nível 3 do item.

0 - Não gerar não será utilizado esta configuração.


Este botão é habilitado se no campo Tipo de Nota houver um tipo de nota que em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", o campo Baixa Ordem Compra está preenchido com "S - Sim".

Ao clicar neste botão, será aberto o programa auxiliar Seleção Itens Ordem de Compra com o fornecedor informado sem opção de alteração.

Importante! Não clique neste botão se a nota foi recém importada pelo programa Importação Nota Entrada com o campo Baixar Ordem de Compra marcado, para não realizar o processo duas vezes.

Será sugerido na aba "Dados Fiscais", subaba "Dados do Documento", no campo Natureza Operação, a natureza de operação conforme o tipo de nota informado, na aba "Cadastro", campo Tipo de Nota que, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", campo Natureza Operação. Este processo não deve ser feito para empresas que pretendem trabalhar com a sugestão de natureza de operação nos itens, juntamente com algumas informações tributárias por linha de produto. Para esta sugestão deixe, no Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", o campo Natureza Operação vazio e na aba "Definições por Nat. Operação" informe para as linhas de produtos existente na empresa, as informações de Natureza de Operação e as informações tributárias.
Informe a linha zero (0) para considerar os produtos que não tem linha informada em seu cadastro e para produtos que não tenham uma configuração específica para sua linha de produtos.

Este campo será sugerido conforme o tipo de nota informado na aba "Cadastro", campo Tipo de Nota que, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Definições por Nat.Operação", verifica a coluna Natureza Frete Contratado, de acordo com as outras colunas informadas.
Caso contrário, será verificado no primeiro produto informado na aba "Itens - Produtos", coluna Produto que, em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "SPED Fiscal", subaba "PIS/COFINS" está presente no campo Natureza Frete Contratado.

A coluna Veículo será preenchida conforme o veículo informado para o item da ordem de compra vinculada à entrada, quando houver.

Se for informado um veículo e houver a informação na coluna Tp Movto Act ou o tipo de nota informado na aba "Cadastro", campo Tipo de Nota possuir em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", o campo Movto Acerto Conta preenchido, será obrigatório informar uma quilometragem por hora atual, na coluna KM/Hora Atual.

Utilizado para o retorno de transportes (da oficina, por exemplo) onde houve algum serviço aplicado a este transporte. A ordem de serviço é cadastrada através do programa Ordem Serviço.
Ao salvar uma nota que possua este campo informado, se o tipo de nota informado no campo Tipo de Nota possuir em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota de Entrada, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", o campo Movto Acerto Conta Baixa Ordem Serviço preenchido com "S - Sim", serão lançados na ordem de serviço, na aba "Itens Aplicados ao Serviço", os itens da nota de entrada e na situação da ordem de serviço será gravado "F - Fechada".
Se o tipo de nota for "B - Baixa Sem Alterar Situação", os itens também serão lançados, mas não será alterada a situação da ordem de serviço.

Nota EntradaComercial -> Compras -> Nota Entrada [CadNotaEntrada]



Programa utilizado para o lançamento das notas de entrada da empresa.
Faz parte do processo de Entrada, mais precisamente do processo de Entrada de Nota Fiscal.
Ao abrir o programa, será apresentada a tela inicial, explicada no documento Padrões de Funcionamento do NeoCorp Web.

Informe o fornecedor, série e número da nota de entrada para habilitados o restante dos campos.

Cancelar: Cancelar a alteração ou criação da nota de entrada selecionada.
Excluir: Excluir a nota de entrada selecionada. Este botão é habilitado somente ao editar um registro existente.
Salvar: Salvar a nota de entrada selecionada.
Ordem Compra: Selecionar ordens de compra para a nota de entrada selecionada.
Chave Acesso: Chave de acesso da nota de entrada selecionada.
Fornecedor: Fornecedor da nota de entrada selecionada.
Série: Série da nota fiscal para a nota de entrada selecionada.
Número: Número da nota de entrada selecionada.

Aba Cadastro:
Nesta aba são informados os dados do cabeçalho da nota de entrada.

DT Emissão: Data em que a nota de entrada selecionada foi emitida.
Dt Entrada: Data de entrada dos materiais ou dos fretes. Não será permitido cadastrar, alterar ou excluir notas com data igual ou inferior à data de fechamento.
Empresa Duplicata: Empresa que responsável pelas duplicatas desta nota. Quando outra empresa será responsável pela quitação da(s) duplicata(s).
Fornecedor DP: Fornecedor responsável pelo pagamento das duplicatas desta nota. Utilizado quando há uma rede de fornecedores.
Tipo de Nota: Tipo de nota de entrada. O tipo de nota define muitas regras para o lançamento de itens.
Razão: Seleção da razão da nota de entrada selecionada, sendo "S - Sim" ou "N - Não".
Pagto Compra: Pagamento de compra relacionado à nota de entrada selecionada.
Total Nota: Valor total da nota de entrada selecionada.
Total Produtos: Valor total dos itens da nota de entrada selecionada.
Desconto: Valor de desconto da nota de entrada selecionada.
Valor Frete: Valor de frete pago pelo destinatário (empresa) da nota de entrada selecionada.
Despesas Assessórias: Valor de despesas assessórias sobre a nota de entrada selecionada.
Condição Pagto: Código da condição de pagamento para a nota de entrada selecionada.
Estoque: Estoque da nota de entrada selecionada.
Ordem Serviço: Ordem de serviço da nota de entrada selecionada.
Volume: Quantidade de volumes de carga para a nota de entrada selecionada.
Rateio: Rateio da nota de entrada selecionada.
Comprador: Código do comprador para a nota de entrada selecionada.
Conta Financeira: Conta financeira da nota de entrada selecionada.
Centro de Custo: Centro de custo da nota de entrada selecionada.
Forma Pagto: Forma de pagamento das duplicatas para a nota de entrada selecionada. Será sugerida a forma de pagamento do cadastro do fornecedor informado na nota de entrada.
Boletim Ocorrência: Boletim de ocorrência para a nota de entrada de transporte selecionada.
Ordem Produção: Número da ordem de produção para a nota de entrada seleciona.
Garantia Produção: Número da garantia do produto para a nota de entrada seleciona.

Aba Itens - Produtos:
Itens (produtos) da nota de entrada.

Clique no botão para adicionar produtos à nota de entrada selecionada. A informação é preenchida diretamente na lista, que contém as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Seq. Item: Coluna informativa do número sequencial do item de nota selecionado.
Produto: Produto do item de nota selecionado.
Nível 1: Nível 1 do produto do item de nota selecionado.
Nível 2: Nível 2 do produto do item de nota selecionado.
Nível 3: Nível 3 do produto do item de nota selecionado.
Saldo: Coluna informativa do saldo do produto do item de nota selecionado.
Unidade: Unidade do item de nota selecionado.
Peças: Quantidade de peças do item de nota selecionado.
Quantidade: Quantidade do item de nota selecionado.
Preço: Preço do item de nota selecionado.
Valor Frete: Valor de frete do item de nota selecionado.
Valor Desconto: Valor de desconto do item de nota selecionado.
Outras Desp. Acessórias: Valor de outras despesas acessórias do item de nota selecionado.
Valor Item: Valor do item de nota selecionado.
Sit. Trib. IPI: Situação Tributária do IPI do item de nota selecionado.
Base IPI: Base de cálculo do IPI do item de nota selecionado.
% IPI: Percentual do IPI do item de nota selecionado.
Valor IPI: Valor do IPI do item de nota selecionado.
Isentas IPI: Valor de isentas do IPI do item de nota selecionado.
Outras IPI: Valor de outras do IPI do item de nota selecionado.
Origem: Origem do ICMS do item de nota selecionado.
Sit. Trib. ICMS: Situação Tributária do ICMS do item de nota selecionado.
% Red. ICMS: Percentual de redução de base de cálculo do ICMS do item de nota selecionado.
Valor Red. ICMS: Valor de redução de base de cálculo do ICMS do item de nota selecionado.
Base ICMS: Base de cálculo do ICMS do item de nota selecionado.
% ICMS: Percentual do ICMS do item de nota selecionado.
Valor ICMS: Valor do ICMS do item de nota selecionado.
Isentas ICMS: Valor de isentas do ICMS do item de nota selecionado.
Outras ICMS: Valor de outras do ICMS do item de nota selecionado.
Base ICMS ST: Base de cálculo da Substituição Tributária de ICMS do item de nota selecionado.
Alíq. ICMS ST: Percentual da Substituição Tributária de ICMS do item de nota selecionado.
Valor ICMS ST: Valor da Substituição Tributária de ICMS do item de nota selecionado.
Base Dif. Alíq.: Base de cálculo do diferencial de alíquota de ICMS do item de nota selecionado.
% Dif. Alíq.: Percentual do diferencial de alíquota de ICMS do item de nota selecionado.
Valor Dif. Alíq.: Valor do diferencial de alíquota de ICMS do item de nota selecionado.
Sit. Trib. PIS: Situação Tributária do PIS do item de nota selecionado.
Base PIS: Base de cálculo do PIS do item de nota selecionado.
% PIS: Percentual do PIS do item de nota selecionado.
Sit. Trib. Cofins: Situação Tributária da COFINS do item de nota selecionado.
Base Cofins:Base de cálculo da COFINS do item de nota selecionado.
% Cofins: Percentual da COFINS do item de nota selecionado.
Tipo Base Cálc. PIS/COFINS: Tipo de base de cálculo do PIS e da COFINS do item de nota selecionado.
Nat. Operação: CFOP do item de nota selecionado.
Estoque: Estoque do item de nota selecionado.
Conta Financeira: Conta financeira do item de nota selecionado.
Centro de Custo: Centro de custo do item de nota selecionado.
Bem: Bem do item de nota selecionado.
KM/Hora Atual: Quilometragem por hora do item de nota selecionado.
Valor Comissão: Valor da comissão do item de nota selecionado.
Complemento: Complemento do produto do item de nota selecionado.
Veículo: Veículo do item de nota selecionado.
Conta Contábil: Conta contábil do item de nota selecionado.
Hist. Contábil: Histórico contábil do item de nota selecionado.
Diferença Contagem: Diferença da contagem de estoque do item de nota selecionado.
Tipo Renovação: Tipo de renovação do item de nota selecionado.
Rateio: Rateio do item de nota selecionado.
Invoice: Invoice do item de nota selecionado.
Tp Crédito: Tipo de crédito do item de nota selecionado.
Ciap: Ciap do item de nota selecionado.
Base ISS: Base de cálculo do ISSQN do item de nota selecionado.
% ISS: Percentual do ISSQN do item de nota selecionado.
Valor ISS: Valor do ISSQN do item de nota selecionado.
Valor Difa Remetente: Valor do diferencial de alíquota de ICMS do Estado remetente do item de nota selecionado.
Ordem Compra: Ordem de compra do item de nota selecionado.
Localização: Coluna informativa da localização do produto do item de nota selecionado.
Enquadramento IPI: Enquadramento do IPI do item de nota selecionado.
Classificação Fiscal: Classificação Fiscal do item de nota selecionado.
Lote: Lote do item de nota selecionado.
Ordem Serviço: Ordem de serviço do item de nota selecionado.
Família: Família do produto do item de nota selecionado.
Credita ICMS: Seleção que indica o tipo de crédito do ICMS a ser considerado na escrita fiscal e contábilidade do item de nota selecionado, senndo "C - Contabilidade", "N - Não Integra" ou "S - Escrita Fiscal e Contabilidade".
Tp Movto Act: Tipo de movimento de acerto de contas do item de nota selecionado.
% FCP: Percentual do Fundo de Combate à Pobreza do item de nota selecionado.
Valor FCP: Valor do Fundo de Combate à Pobreza do item de nota selecionado.
Obra: Obra do item de nota selecionado.

Aba Tributos subaba ICMS:
Valor dos tributos totais de ICMS da nota de entrada selecionada, conforme valores existentes nos itens.

Agrupador ICMS:
Base Cálculo ICMS: Base de cálculo de ICMS total da nota de entrada selecionada.
Isentas ICMS: Valor total de isentas de ICMS da nota de entrada selecionada.
Outras ICMS: Valor total de outras de ICMS da nota de entrada selecionada.
Valor ICMS: Valor total de ICMS da nota de entrada selecionada.
% Red. ICMS: Percentual de redução de ICMS da nota de entrada selecionada.
Val. Red. ICMS: Valor total de redução de ICMS da nota de entrada selecionada.
Valor ICMS Presumido: Valor total de ICMS presumido da nota de entrada selecionada.

Agrupador ICMS ST:
Base ICMS ST: Base de cálculo de ICMS de Substituição Tributária total da nota de entrada selecionada.
Valor ICMS ST: Valor total de ICMS de Substituição Tributária da nota de entrada selecionada.

Agrupador ICMS Dif. Alíquota:
Base Dif. Alíq.: Base de cálculo de Diferencial de Alíquota de ICMS total da nota de entrada selecionada.
Valor Diferencial Aliquota: Valor total de Diferencial de Alíquota de ICMS da nota de entrada selecionada.
Difa Remetente: Valor total de Diferencial de Alíquota de ICMS do Estado do remetente.

Aba Tributos subaba IPI:
Valor dos tributos totais de IPI da nota de entrada selecionada, conforme valores existentes nos itens.

Base Cálculo IPI: Base de cálculo de IPI total da nota de entrada selecionada.
Isentas IPI: Valor total de isentas de IPI da nota de entrada selecionada.
Outras IPI: Valor total de outras de IPI da nota de entrada selecionada.
Valor IPI: Valor total de IPI da nota de entrada selecionada.

Aba Tributos subaba PIS/COFINS:
Valor dos tributos totais do PIS e da COFINS da nota de entrada selecionada, conforme valores existentes nos itens.

Agrupador PIS:
Base PIS: Base de cálculo do PIS total da nota de entrada selecionada.
Valor PIS: Valor total do PIS da nota de entrada selecionada.

Agrupador COFINS:
Base COFINS: Base de cálculo da COFINS total da nota de entrada selecionada.
Valor COFINS: Valor total da COFINS da nota de entrada selecionada.

Aba Tributos subaba IRRF:
Valor dos tributos totais de IRRF da nota de entrada selecionada, conforme valores existentes nos itens.

Base IRRF: Base de cálculo do IRRF total da nota de entrada selecionada.
Valor IRRF: Valor total do IRRF da nota de entrada selecionada.
Sigla IRRF: Sigla do IRRF da nota de entrada selecionada.

Aba Tributos subaba Impostos Retidos:
Valor dos tributos totais retidos da nota de entrada selecionada, conforme valores existentes nos itens.

INSS Retido: Valor total de INSS retido da nota de entrada selecionada.
Contribuição Social Retida: Valor total de Contribuição Social retida da nota de entrada selecionada.
ISS Retido: Valor total de ISS retido da nota de entrada selecionada.
PIS Retido: Valor total do PIS retido da nota de entrada selecionada.
COFINS Retido: Valor total da COFINS retido da nota de entrada selecionada.
Funrural: Valor total de Funrural da nota de entrada selecionada.

Aba Tributos subaba Crédito DCIP:
Valor dos tributos totais de Demonstrativo de Créditos Informados Previamente (DCIP) da nota de entrada selecionada.

CFOP Saída DCIP: CFOP de saída da DCIP da nota de entrada selecionada.
Base DCIP: Base de cálculo da DCIP da nota de entrada selecionada.
Aliq. DCIP: Percentual da DCIP da nota de entrada selecionada.
Imposto DCIP: Valor da DCIP da nota de entrada selecionada.

Aba Tributos subaba ISS:
Valor dos tributos totais de ISS da nota de entrada selecionada, conforme valores existentes nos itens.

Base ISS: Base de cálculo de ISS total da nota de entrada selecionada.
Isentas ISS: Valor total de isentas de ISS da nota de entrada selecionada.
Outras ISS: Valor total de outras de ISS da nota de entrada selecionada.
Valor ISS: Valor total do ISS da nota de entrada selecionada.
Espécie Documento ISS: Seleção da espécie de documento de ISS da nota de entrada selecionada.
Situação Documento ISS: Seleção da situação atual do documento de ISS da nota de entrada selecionada.
Local Prest. Serv. ISS: Seleção do tipo de local da prestação do serviço para a nota de entrada selecionada.

Aba Dados Fiscais subaba Dados do Documento:
Na aba de dados do documento fiscal existem as informações dos documentos fiscais de NF-e e CT-e, por exemplo.

Natureza Operação: Natureza de operação da nota de entrada selecionada.
Espécie: Espécie da nota de entrada selecionada.
Modelo: Modelo da nota de entrada selecionada.
Tipo Docto: Seleção do tipo de documento da nota de entrada selecionada.
Tp Frete: Seleção do tipo de frete da nota de entrada selecionada.
Tp BC Pis/Cofins: Seleção do tipo de base de cálculo da nota de entrada selecionada.
Tipo Ligação: Seleção do tipo de ligação da nota de entrada selecionada.
Valor Terceiros: Valor de terceiros da nota de entrada selecionada.
Valor Consumido: Valor consumido da nota de entrada selecionada.
Grupo Tensão: Grupo de tensão da nota de entrada selecionada.
Cód. Doc. Importação: Código do documento de importação da nota de entrada selecionada.
Nº Doc. Importação: Número do documento de importação da nota de entrada selecionada.
Nº Ato Concess. Drawback: Número do ato de concessão do Drawback da nota de entrada selecionada.
Observação Fiscal: Observações fiscais da nota de entrada selecionada.
Situação Entrada: Situação da entrada da nota de entrada selecionada.
Chave Acesso NF-e: Chave de acesso da nota de entrada selecionada.
Código Consumo: Código comum da nota de entrada selecionada.
Chave Acesso CTE: Chave de acesso do CT-e da nota de entrada selecionada.
Natureza Frete Contratado: Natureza do frete contratado da nota de entrada selecionada.
Consumidor Final: Seleção de consumidor final da nota de entrada selecionada.
CEP Início Frete: CEP de início do frete da nota de entrada selecionada.
CEP Fim Frete: CEP de término do frete da nota de entrada selecionada.

Aba Dados Fiscais subaba Informações Complementares:
Nesta aba são informados os dispositivos legais para as informações complementares da nota e/ou para as observações do lançamento fiscal.

Clique no botão para adicionar informações complementares com seus registros de destino à nota de entrada selecionada. A informação é preenchida diretamente na lista, que contém as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Código: Código do dispositivo legal da informação complementar selecionada.
Reg. Destino: Seleção do regime de destino da informação complementar selecionada, sendo "C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal" ou "C195 - Observações do Lançamento Fiscal".

Subaba C111 - Processo Referenciado:
Nesta subaba serão informados os registros "C111" para os registros "C110" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar um registro "C111". As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Processo: Código do processo do registro "C111" selecionado.
Origem Processo: Seleção da origem do processo do registro "C111" selecionado, sendo "0 - Sefaz", "1 - Justiça Federal", "2 - Justiça Estadual", "3 - Secex/SRF" ou "9 - Outros".

Subaba C112 - Documento de Arrecadação Referenciado:
Nesta subaba serão informados os registros "C112" para os registros "C110" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar um registro "C112". As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Mod. Doc. Arrecadação: Seleção do modelo do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado, sendo "0 - Documento estadual de arrecadação" ou "1 - GNRE".
UF Recolhimento: Estado do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Nº Doc. Arrecadação: Número do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Autenticação Bancária: Autenticação bancária do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Valor doc. Arrecadação: Valor do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Vencto Doc. Arrecadação: Data de vencimento do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Pgto doc. Arrecadação: Data de pagamento do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.

Subaba C113 - Documento Fiscal Referenciado:
Nesta subaba serão informados os registros "C113" para os registros "C110" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar um registro "C113". As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Tipo Operação: Seleção do tipo de operação para o registro "C113" selecionado, sendo "0 - Entrada/aquisição" ou "1 - Saída/prestação".
Tipo Emitente: Seleção do tipo de emitente para o registro "C113" selecionado, sendo "0 - Emissão própria" ou "1 - Terceiros".
Participante: Participante do registro "C113" selecionado. Se na coluna Tipo Operação for informado "0 - Entrada/aquisição", deve ser informado um fornecedor, caso contrário, um cliente.
Modelo Docto: Modelo do documento para o registro "C113" selecionado.
Série Docto: Série do documento para o registro "C113" selecionado.
Subsérie docto: Subsérie do documento para o registro "C113" selecionado.
Nº Docto: Número do documento para o registro "C113" selecionado. Se na coluna Tipo Operação for informado "0 - Entrada/aquisição", deve ser informado uma Nota Fiscal de entrada, caso contrário, uma Nota Fiscal de saída.
Emissão docto: Data de emissão do documento para o registro "C113" selecionado.
Chave Doc.: Chave do documento para o registro "C113" selecionado.

Subaba C197 - Outras Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações de Valores Provenientes do Documento Fiscal:
Nesta subaba serão informados os registros "C197" para os registros "C195" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar uma observação do lançamento fiscal à Nota Fiscal selecionada. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Ajuste: Código do ajuste do registro "C195" selecionado.
Desc. Complementar: Descrição complementar do registro "C195" selecionado.
Produto: Produto do registro "C195" selecionado.
Base ICMS/ST: Base de ICMS de Substituição Tributária do registro "C195" selecionado.
Alíq. ICMS/ST: Percentual de ICMS de Substituição Tributária do registro "C195" selecionado.
Valor ICMS/ST: Valor de ICMS de Substituição Tributária do registro "C195" selecionado.
Outros Valores: Outros valores do registro "C195" selecionado.

Aba Duplicatas:

Clique no botão para adicionar uma duplicata à nota de entrada selecionada. A informação é preenchida diretamente na lista que contém as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Duplicata: Número da duplicata selecionada.
Data Vencto: Data de vencimento da duplicata selecionada.
Valor: Valor da duplicata selecionada.
Banco: Banco da duplicata selecionada.
Operação: Operação da duplicata selecionada.
Forma Pagamento: Forma de pagamento da duplicata selecionada.
Funcionário: Funcionário da duplicata selecionada.
Fornecedor: Fornecedor da duplicata selecionada.
Conta Pagto: Conta de pagamento da duplicata selecionada.
Observação: Observações gerais da duplicata selecionada.
Emissão Bloqueto: Seleção que indica se a duplicata selecionada possui ou não a boleto emitido, sendo "S" ou "N".
Índice: Índice da duplicata selecionada.
Valor Índice: Valor do índice da duplicata selecionada.
Valor Desconto: Valor de desconto da duplicata selecionada.
Código de Barras: Código de barras da duplicata selecionada.

Gerar Parcelas: Gerar as duplicatas conforme condição de pagamento informada na aba "Cadastro", campo Condição Pagto.

Aba Documento Referenciado:

Clique no botão para adicionar um documento referenciado à nota de entrada selecionada. A informação é preenchida diretamente na lista que contém as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Chave NF-e: Chave da NF-e do documento referenciado selecionado.
Cliente: Cliente do documento referenciado selecionado.
Fornecedor: Fornecedor do documento referenciado selecionado.
Modelo NF: Modelo do documento referenciado selecionado.
Série NF: Série da NF-e do documento referenciado selecionado.
Número NF: Número do documento referenciado selecionado.
Dt Emissao NF: Data de emissão do documento referenciado selecionado.

Aba Rateio:

Clique no botão para adicionar um rateio à nota de entrada selecionada. A informação é preenchida diretamente na lista que contém as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Conta Financeira: Conta financeira do rateio selecionado.
Centro Custo: Centro de custo do rateio selecionado.
Percentual: Percentual sobre o montante do rateio selecionado.
Valor: Valor do rateio selecionado.
Obra: Obra do rateio selecionado.
Conta Financeira Fluxo de Caixa: Conta financeira de fluxo de caixa do rateio selecionado.

Gerar Rateio: Gerar o rateio conforme rateio informado na aba "Cadastro", campo Rateio.

Aba Observação:
Nesta aba podem ser informadas observações da nota de entrada de modo geral.

Motivo Devolução: Código da mensagem para o motivo da devolução da nota de entrada selecionada.
Observação: Observações gerais da nota de entrada selecionada.

Aba Contabilização:
Aba responsável pelas informações de contabilização da nota de entrada selecionada.

Após contabilizar, serão informadas as contabilizações em uma lista que contém as seguintes colunas:
Data: Coluna informativa da data da contabilização selecionada.
Débito: Coluna informativa da conta de débito da contabilização selecionada.
Crédito: Coluna informativa da conta de crédito da contabilização selecionada.
Valor: Coluna informativa do valor da contabilização selecionada.
Histórico: Coluna informativa do histórico da contabilização selecionada.

Aba Movimentos de Estoque:
Aba que lista os movimentos de estoque da nota de entrada selecionada.

Será mostrada uma lista que contém as seguintes colunas:
Data: Coluna informativa da data do movimento selecionado.
Produto: Coluna informativa do código e da descrição do produto para o movimento selecionado.
Estoque: Coluna informativa do código e da descrição do estoque para o movimento selecionado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade movimentada para o movimento selecionado.
Valor Unitário: Coluna informativa do valor unitário do movimento selecionado.
Valor: Coluna informativa do valor total do movimento selecionado.
Tipo: Coluna informativa do tipo de movimento para o movimento selecionado, sendo "S", para saída ou "E" para entrada.
Sequência: Coluna informativa do sequencial do movimento selecionado.
Tipo Movto: Coluna informativa do tipo de movimento do movimento selecionado.

Aba Histórico:
Histórico de alterações da nota de entrada selecionada.

Clique no botão para adicionar um novo histórico. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Opções de salvar e de excluir o registro selecionado.
Sequência: Coluna informativa do número sequencial do histórico selecionado.
Data/Hora: Coluna informativa da data e hora do histórico selecionado.
Usuário: Coluna informativa do usuário que efetuou a alteração para o histórico selecionado.
Histórico: Descrição das alterações do histórico selecionado.

Rodapé:
No rodapé são informados os totalizadores da nota de entrada selecionada. Os valores "digitados" representam a soma dos valores dos itens lançados na nota de entrada e os valores de "diferença" representam a diferença entre os itens e o valor existente no cabecalho da nota fiscal.

Total dos Produtos: Valor total dos produtos digitado e a diferença entre o digitado e o cabeçalho da nota de entrada selecionada.
Desconto: Valor total do descontos digitado e a diferença entre o digitado e o cabeçalho da nota de entrada selecionada.
Valor Frete: Valor total de frete dos produtos digitado e a diferença entre o digitado e o cabeçalho da nota de entrada selecionada.
Despesas Assessórias: Valor total das despesas assessórias dos produtos digitado e a diferença entre o digitado e o cabeçalho da nota de entrada selecionada.
Valor IPI: Valor total do IPI dos produtos digitado.
Total Nota: Valor total da nota digitado e a diferença entre o digitado e o cabeçalho da nota de entrada selecionada.



Possíveis erros e como tratá-los

CFOP 'NNNN' não encontrado
Para corrigir este problema veja se os CFOPs a serem utilizados estão cadastradosse com o sequencial no programa Cadastro de Natureza de Operação (NeoContábil). Este sequencial irá possuir 2 caracteres ("01", "04", "12", por exemplo). Apesar de serem mostrados com 1 caractere, são gravados com 2.