Ao clicar neste botão, será aberto um programa auxiliar para efetuar o cancelamento da nota fiscal selecionada na base de dados da SEFAZ. Se a nota ainda não foi transmitida, ao invés de fazer o cancelamento, basta excluir a nota fiscal.


Agrupador Dados Nota Fiscal:
Série: Campo informativo da série da nota fiscal selecionada.
Número: Campo informativo do número da nota fiscl selecionada.
Cliente: Campo informativo do cliente da nota fiscl selecionada.

Agrupador Dados Cancelamento:
Motivo: Motivo do cancelamento da nota fiscal selecionada.
Motivo NFS-e: Motivo do cancelamento obrigatório para notas fiscais de serviço, sendo "Erro de Emissão", "Serviço não Concluído" ou "RPS Cancelado na Emissão".
Forma de Emissão: Tipo de emissão da transmissão do cancelamento da nota fiscal selecionada, sendo "Normal" ou "SEFAZ Virtual de Contingência".
Enviar Email p/ Cliente: Campo que, se marcado, irá enviar um e-mail para o cliente, informando do cancelamento da nota fiscal.
Enviar Email p/ Transportadora: Campo que, se marcado, irá enviar um e-mail para o representante, informando do cancelamento da nota fiscal.
Desvincular Pedido: Campo que, se marcado, irá eliminar o relacionamento do pedido com a nota fiscal selecionada, caso exista.

Executar: Executar o cancelamento da nota fiscal.
Fechar: Abortar o cancelamento e encerrar este programa.

Após o cancelamento, caso a nota possua boletim de embarque emitido, será feito o cancelamento do boletim de embarque de forma automática.

Ao clicar neste botão, será aberto o programa para transmissão da nota à SEFAZ. O programa que é aberto depende do modelo de nota vinculado à série da nota fiscal.
Se a série for "55 - Nota Fiscal Eletrônica", será aberto o programa Transmissão NF-e.
Se a série for "98 - Nota Fiscal de Serviços (ISSQN)", será aberto o programa Transmissão NFS-e.

Ao imprimir o espelho de um orçamento, se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "Parte 3", campo Bol. Embarque Imp. Orcam, estiver preenchido com "S - Sim", irá gerar o boletim de embarque e movimentar o estoque do orçamento. A impressão não será visualizada. Para visualizar o boletim de embarque, deve-se usar o programa Boletim de Embarque, selecionando a opção de reemissão.

Para que seja possível imprimir este relatório, é necessário que o Cadastro de Relatório possua um relatório com o recurso "impNotaFiscal" existente no sistema.

Ao clicar neste botão, será aberto o programa Cadastro de Mdf-e com o tipo "N - Nota Fiscal" informado e a nota fiscal selecionada lançada na aba "Notas".

Ao clicar neste botão, será cancelado o boletim de embarque da nota fiscal selecionada e os movimentos de estoque, que são informados na aba "Movimentos Estoque", serão excluídos.

A data de emissão é sugerida conforme a data atual.

Para permitir alterar a data de emissão, é necessário que a configuração Bloquear data de emissão N.F. esteja preenchida com "N".

Será validada a data de fechamento do faturamento conforme configuração Dt Fechamento.

Neste campo será informado o número do pedido quando a Nota Fiscal for gerada pelo programa Gerar Notas Fiscais Seleção. Se for informado o pedido neste campo, não serão sugeridas suas informações e seus itens na Nota Fiscal. É necessário utilizar o programa Gerar Notas Fiscais Seleção. para isto.

A situação da nota fiscal identifica se já foi ou não emitida (transmitida) a nota fiscal ou se foi cancelada ou inutilizada.
Para excluir notas com situação igual a "S - NF Emitida" deve ser verificada a configuração Excluir NF Emitida. Se for "1" irá questionar ao usuário se o mesmo deseja excluir quando o usuário possuir nível de supervisor. Do contrário não permitirá exclusão. Se for "2" irá questionar ao usuário se o mesmo deseja excluir independente de ser supervisor. Se for "3", não permitirá exclusão.

Para alterar notas com situação igual a "S - NF Emitida" deve ser verificada a configuração Alterar NF Emitida. Se for "1" e a situação da NF-e não for "4" ou "6", irá questionar ao usuário se o mesmo deseja alterar quando o usuário possuir nível de supervisor. Do contrário não permitirá alteração. Se for "2" e a situação da NF-e não for "4" ou "6", irá questionar ao usuário se o mesmo deseja alterar independente de ser supervisor. Se for "3", não permitirá alteração.

Não será permitido alterar ou excluir notas com a situação igual a "I - NF Inutilizada" ou "C - NF Cancelada". Somente se a situação for "C - NF Cancelada" e a empresa, em seu cadastro, Cadastro de Empresa, na aba "Definições", o campo Tp Ambiente NF-e preenchido com "2" ou "" (sem informação), será questionado ao usuário se o mesmo deseja reverter o cancelamento.

O tipo de nota será informado automaticamente se houver a informação do pedido para a nota fiscal selecionada.
O valor deste campo será alterado ao informar o cliente se houver a ligação do cliente com o tipo de nota, informado no programa Ligação de Tabelas, campo "Tipo de Nota Saída" para o cliente informado na nota.

Será permitido alterar o tipo de nota se a configuração Permite Alter. tp Nota Fat estiver preenchida com "S".

É feita a validação do tipo de nota permitido para a empresa ativa, conforme o Cadastro Tipo de Nota, aba "Empresas Liberadas".

A data de faturamento será preenchida conforme o Proforma, campo Data Previsão Embarque.
Caso não houver proforma, será sugerida a data atual.

Se o tipo de nota informado, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", campo Cliente/Fornecedor estiver preenchido com "C - Cliente", será necessário informar um cliente e o campo End. Entrega será habilitado. Caso contrário, será necessário informar um fornecedor e o campo Local Prod. será habilitado.

É obrigatório informar ou o cliente ou o fornecedor, conforme o tipo de nota.

Irá validar se o cliente informado permite apenas orçamento ou apenas nota fiscal, conforme o Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo Grupo. Se o grupo informado para o cliente, em seu cadastro, Cadastro de Grupos de Clientes, possuir o campo Cliente Principal preenchido, será considerado o cadastro deste cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo Orçamento/NF. Se não houver o cliente informado no grupo de clientes ou não houver o grupo de cliente para o cliente informado, será considerada a informação do próprio cliente (aba "Definições", subaba "Parte 2", campo Orçamento/NF).

O representante será preenchido conforme o representante do pedido informado.
Caso não houver, será sugerido o representante cadastrado para o cliente informado que em seu cadastro, Cadastro de Cliente, será verificado na aba "Representante", coluna Empresa, conforme a empresa ativa. Se não houver, será sugerido conforme aba "Definições", subaba "Parte 1", campo Representante.

O percentual de comissão para o cabeçalho será zerado se o Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Financeiras", campo Gera Comissão estiver preenchido com "N - Não". Caso contrário, será preenchido conforme o pedido informado para a nota fiscal selecionada.
Caso não houver pedido, será informado conforme o Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo % Comissão.
Caso não houver para o cliente informado, será informado conforme Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Definições", campo % Comissão.
Independente do valor sugerido, pode ser informado manualmente e o percentual informado neste campo será lançado nos itens da nota fiscal.

O percentual de comissão dos itens da nota fiscal será zerado se o Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Financeiras", campo Gera Comissão estiver preenchido com "N - Não" ou se o representante informado possuir em seu cadastro, Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Definições", o campo % Comissão Paga no Faturamento zerado e o campo % Comissão Paga no Recebimento também zerado.

Caso contrário, será informado o percentual de comissão nos itens de produtos conforme o percentual encontrado na ordem que segue:
1ª - Valor da coluna % Comissão do item da nota fiscal, informado manualmente.
2ª - Valor do campo % Comissão da nota fiscal, informado manualmente.
3ª - Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo "Tab. % Comissão" com adicional 1 e/ou 2 e havendo o desconto 2 no item da nota fiscal conforme a faixa da tabela de percentual de comissão.
4ª - Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo "Tab. % Comissão" sem adicional 1 nem 2.
5ª - Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", lista "Desconto por linha de produto".
6ª - Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo "% Comissão".
7ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Tipo Cliente".
8ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Linha Produto".
9ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Grupo Produto".
10ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Produto".
11ª - Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Gerais", campo "Tab. % Comissão".
12ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Definições", campo "Tab. % Comissão".
13ª - Comissão por Tipo de Representante (Desktop).
14ª - Cadastro Tabela de Preços, aba "Itens". Quando o valor unitário líquido do item for maior ou igual ao valor da coluna "Preço", será o percentual da coluna "Comissão", caso for menor, será o percentual da coluna "% Baixo do Preço de Venda".
15ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Definições", campo "% Comissão".
16ª - Cadastro Tabela de Preços, aba "Cadastro", agrupador "Faixa de Comissão" conforme o percentual informado nos campos Comissão Inicial e Comissão Final, comparado com os valores da aba "Itens", colunas Preço e Preço Mínimo, respectivamente.
O campo Tab. % Comissão da 3ª, 4ª, 11ª e 12ª ordem é cadastrado no programa Tabela Percentual de Comissão por Faixa de Desconto (Desktop).

Para os itens de serviço, será informado o percentual de comissão conforme o percentual encontrado na ordem que segue:
1ª - Valor da coluna % Comissão do item de serviço, informado manualmente.
2ª - Valor do campo % Comissão da nota fiscal, informado manualmente.
3ª - Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo "Tab. % Comissão".
4ª - Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", lista "Desconto por linha de produto".
5ª - Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo "% Comissão".
6ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Tipo Cliente".
7ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Linha Produto".
8ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Grupo Produto".
9ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Definições", campo "Tab. % Comissão".
10ª - Comissão por Tipo de Representante (Desktop).
11ª - Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Definições", campo "% Comissão".
O campo Tab. % Comissão da 3ª e 9ª ordem é cadastrado no programa Tabela Percentual de Comissão por Faixa de Desconto (Desktop).

Para a comissão definida na aba "Comissão", se, ao lançar o representante, não for informado um percentual de comissão, será informado valor do Cadastro de Representante, aba "Comissão", subaba "Definições", campo "% Comissão"

Atenção nos valores informados como percentual!
Se informar em um cadastro os valores "0" ou "-1" ou "null" para o percentual de comissão, o sistema busca o próximo cadastro para sugestão da comissão. Se estiver informado no cadastro "99" para o percentual, será considerado zero (0) e este será o percentual sugerido, não buscando o próximo cadastro para a sugestão.

É possível gerar várias comissões a vários representantes. Informe o representante e o percentual sobre o total da comissão no programa Cadastro de Representantes, aba "Comissão", subaba "Rep. Comissão".
Exemplo 1: Calculado percentual de 10% de comissão. O representante A possui 1,5%. O "Representante A" irá receber 1,5% da comissão informada neste pedido e o restante, 8,5%, fica para o representante principal.
Exemplo 2: Calculado percentual de 10% de comissão. O representante A, 4% e o representante B 0,6%. O "Representante A" irá receber 4% da comissão informada neste pedido, o "Representante B" irá receber 0,6% da comissão informada neste pedido e o restante, 5,4%, fica para o representante principal.
Exemplo 2: Calculado percentual de 5% de comissão. O representante A, 4% e o representante B 0,6%. O "Representante A" irá receber 4% da comissão informada neste pedido, o "Representante B" irá receber 0,6% da comissão informada neste pedido e o restante, 0,4%, fica para o representante principal.

O código da tabela de preço será preenchido conforme o pedido informado na nota fiscal.
Caso não houver, irá sugerir a tabela de preço cadastrada para o cliente da aba "Representante".
Caso não houver, será sugerida a tabela de preços informada na aba "Definições", subaba "Parte 1".
Caso não houver, será sugerida a tabela de preço cadastrada para o cliente informado na nota fiscal.

Será obritatório informar uma tabela de preços caso a configuração Tab. Preço Obrigatória estiver preenchida com "S".
O código do centro de custo será preenchido conforme o pedido informado na nota fiscal.
Caso não tenha o centro de custo no pedido, ao informar o cliente, irá sugerir o centro de custo cadastrado para o cliente existente no Cadastro de Cliente, aba "Representante", coluna "Centro Custo", conforme o representante informado também na nota fiscal. Se não houver o representante ou não houver os dados da aba "Representante", será sugerido o centro de custo cadastrado para o cliente existente no Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo Centro Cst.

Caso a configuração Utilizar C. Custo Cliente p/Faturamento estiver preenchida com "S", será informado o centro de custo do cadastro de clientes para os itens da nota fiscal.

A condição de pagamento será preenchida conforme o pedido informado para a nota fiscal selecionada.
Caso não for informado pedido, será sugerida a condição de pagamento cadastrada para o cliente informado na nota fiscal selecionada.

Após informar a condição de pagamento, aparecerá(ão) a(s) parcela(s) ao lado do campo. Cada número separado por barra (/) representa uma parcela e o número em sí representa a quantidade de dias até a data de vencimento da próxima parcela.

Será validado o prazo médio conforme a condição de pagamento informada na nota fiscal, estabelecido pelo Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Financeiras", no campo Prz Médio Max..

Também será validada a configuração Forma Pgto Dif Tabela Preço que libera a forma de pagamento diferente da tabela de preços.

Este campo é habilitado e obrigatório somente se o tipo de nota informado, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Financeiras", campo Gerar Duplicata estiver preenchido com "S - Sim".

Será sugerido conforme o pedido informado na nota fiscal.
Caso não houver, será sugerido conforme cadastrado para o cliente informado na nota fiscal.

Será sugerida na aba "Cabeçalho", campo Forma Pg a forma de pagamento conforme o pedido informado na nota fiscal.
Caso não houver, será sugerido conforme cadastrado para o cliente informado na nota fiscal.

Esta forma de pagamento será sugerida para as duplicatas da aba "Parcelas", coluna Forma Pagto.

O transportador será sugerido conforme o pedido informado na nota fiscal.
Caso não houver, será sugerido o transportador cadastrado para o cliente informado na nota fiscal.

Os campos Frete p/Fardo e Frete Autônomo são utilizados quando o transportador for Pessoa Física.
Serão aceitos somente fornecedores que em seu cadastro, Cadastro de Fornecedor, aba "Definições" subaba "Parte 1". possuam o campo Transportadora preenchido com "S - Sim".

Será validado o vencimento do campo Dt Vencto ANTT presente no Cadastro de Fornecedor, aba "Definições" subaba "Parte 1", se estiver vencido ou se está para vencer em menos de 60 dias.

O tipo de frete pode ser:
0 - Por conta Terceiros;
1 - Por conta Emitente - CIF;
2 - Por conta Destinatário - FOB;
3 - Próprio por conta do Remetente;
4 - Próprio por conta do Destinatário;
9 - Sem Frete.

Será sugerido conforme o pedido informado na nota fiscal.
Caso não houver, será sugerido conforme cadastrado para o cliente informado na nota fiscal ou para o fornecedor informado na nota fiscal.
Caso não houver, será sugerido "1 - Por conta Emitente - CIF".

A placa será sugerida conforme a placa informada no cadastro do fornecedor para o transportador informado na nota fiscal.

Tanto para o transporte de redespacho quanto para o tipo de transporte de redespacho, será sugerido conforme o pedido informado na nota fiscal.
Caso não houver, será sugerido conforme cadastrado para o cliente informado na nota fiscal.

Ao lançar o item, o usuário deve informar o código do produto ou teclar "F4" para consultar produtos cadastrados no sistema.

O sistema valida a configuração Ação Produto Ped/NF para o lançamento de produtos inativos.

O produto lançado que possuir código informado na configuração Produto Aparas será somado em um totalizador específico da nota fiscal.
Será validado se o produto lançado está contido na tabela de preços informado na nota fiscal se a configuração Bloqueia prod. sem Tab. Preço em Ped/NF estiver preenchida com "S - Sim".
A descrição do produto será visualizada na coluna e também no campo específico para visualizar a descrição do produto.
A descrição do produto irá obedecer à configuração Descrição Produto Ped/NF.

A unidade do produto é sugerida conforme o cadastro do produto que foi lançado na nota fiscal. A validação da configurações Valida Unidade Embalagem será verificada.

Existe uma validação para a quantidade zerada e preço zerado. Se a configuração Valida Qtdade e Preço Item NF estiver preenchida com "S" e a nota não for especial, o sistema bloqueia o lançamento do item, aguardando informar uma quantidade e um preço.

O preço unitário é o valor de cada produto. Será multiplicado pela quantidade para chegar ao valor total do item.

Se a configuração Valida Qtdade e Preço Item NF estiver preenchida com "S" e a nota não for especial e o item não possuir preço unitário, o sistema bloqueia o lançamento do item, aguardando informar um preço.

O sistema bloqueia preços abaixo do mínimo permitido e acima do máximo permitido para a tabela de preços informada na nota fiscal.

Estes descontos, quando informados manualmente, são descontos concedidos ao cliente. O usuário dá um desconto, depois outro, e assim por diante até o 5º desconto. Serão somados todos os descontos informados nestas colunas para descontar do valor total do item, mostrado na coluna Preço Unitário Líquido.

O sistema irá validar o percentual de desconto informado nas colunas de desconto conforme o percentual informado no campo Descto Tab. Preço do cadastro de usuário.
A sugestão automática pelo sistema será conforme ordem que segue (caso não tenha sido lançado pelo pedido):
1º Será considerado o primeiro desconto o desconto por empresa ativa para o cliente informado na nota fiscal, conforme seu cadastro.
2º Serão considerados o primeiro ao terceiro desconto os descontos dos campos % Desconto 1, % Desconto 2 e % Desconto 3, do cadastro do cliente informado na nota fiscal.

O valor total do item é o cálculo do valor da coluna Preço Unit. Líq. multiplicado pelo valor da coluna Quantidade.

A situação tributária de IPI é sugerida conforme ordem que segue:

1ª - Ramo de atividade, caso o cliente informado possuir em seu cadastro um ramo de atividade informado, no Cadastro de Ramo de Atividade Clientes, campo ST IPI.
2ª - Cadastro de tipo de notas fiscais, aba "Natureza Operação", campo ST IPI conforme o tipo de nota e a linha do produto informado no item da nota fiscal.
3ª - Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos" campo ST Saída IPI se o tipo de nota do cadastro de tipo de nota de saída for "S - Saída", ou o campo ST Entrada IPI se o tipo de nota do cadastro de tipo de nota de saída for "E - Entrada", conforme o produto informado no item da nota fiscal.
4ª - Será sugerido o valor "50".

O enquadramento do IPI é sugerido conforme ordem que segue:

1ª - Ramo de atividade, caso o cliente informado possuir em seu cadastro um ramo de atividade informado, no Cadastro de Ramo de Atividade Clientes, campo Enquadramento IPI.
2ª - Cadastro de tipo de notas fiscais, aba "Natureza Operação", campo Enquadramento IPI conforme o tipo de nota e a linha do produto informado no item da nota fiscal.
3ª - Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos" campo Enquadramento IPI conforme o produto informado no item da nota fiscal.
4ª - Será sugerido o valor "999".

O valor de base de IPI do item é uma coluna informativa calculada automaticamente. O cálculo da base é o valor da coluna Total somado ao valor da coluna Val. Frete somado ao valor da coluna Val. Seguro somado ao valor da coluna Val. Desp. Acessória diminuíndo o valor da coluna Isentas IPI ou Outras IPI.

O percentual de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é sugerido conforme ordem que segue:
Clientes X Produtos, campo % IPI.
Cadastro de Classificação Fiscal, campo % I.P.I., conforme a classificação fiscal informado no item da nota fiscal.
Cadastro de Produto aba "Definições", subaba "Impostos", campo Alíquota I.P.I..

Somente será considerada a ordem de sugestão de IPI acima se o tipo de nota informado, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, na aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", o campo IPI preenchido com "S - Sim", o Cadastro de Empresa, em seu cadastro, possuir na aba "Definições", o campo IPI preenchido com "S - Sim" e, caso o cliente informado possuir em seu cadastro um ramo de atividade informado, no Cadastro de Ramo de Atividade Clientes, campo Calcula IPI preenchido com "S - Sim".

O valor de IPI do item é uma coluna informativa calculada automaticamente. O cálculo do valor de IPI é o valor da coluna Base IPI aplicando o percentual da coluna % IPI.

Quando há um valor no campo Desconto da aba "Dados Complementares", este valor é rateado de forma proporcional entre os itens lançados na nota fiscal. O valor deste rateio é lançado integralmente para a coluna Isentas IPI ou Outras IPI.

Para definir se o valor deve ir para Isentas IPI ou para Outras IPI, configure no programa Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", campo Isentas/Outras IPI, informando "I" ou "O".

O valor da coluna ICMS ST é somado ao valor de isentas ou outras de IPI.

A origem do produto será sugerida conforme o Cadastro de Produto aba "Definições", subaba "Impostos", campo Origem.

A situação tributária é sugerida conforme ordem que segue:

A 1ª e 2ª ordem serão conforme abaixo se o tipo de nota informada em seu cadastro na aba "Cadastro", "Def. Gerais", campo Tipo Nat. Operação for diferente de "L". Se for "L", a 1ª e 2ª ordem se invertem.

1º Será sugerida do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais" conforme o Estado do cliente informado na nota fiscal, conforme o produto informado no item da nota fiscal e conforme o campo Contribuinte do cadastro do cliente. Se for contribuinte, será a coluna ST Icms, se não, será a coluna ST ICMS Não Contribuinte.
Nesta ordem informada, além do campo Contribuinte ser "S" para considerar como contribuinte, é necessário que no cadastro do cliente, aba "Definições" subaba "Parte 2", campo Sub. Trib/Dif. Alí seja diferente de "0" e no Clientes X Produtos o campo Sub. Trib/Dif. Alí seja diferente de "0".
Se não houver o cadastro da coluna ST ICMS Não Contribuinte, do cadastro do produto, aba "Definições Fiscais", ou não for localizado o estado do cliente, o sistema irá alterar a situação automaticamente para:
00 Se o ST Icms for "10".
20 Se o ST Icms for "70".
30 Se o ST Icms for "10" e o campo Suframa do Cadastro de Cidades para o cliente informado na nota for "1" ou "2" ou "3".
40 Se o ST Icms for "00" e o campo Suframa do Cadastro de Cidades para o cliente informado na nota for "1" ou "2" ou "3".

2º Será sugerida do cadastro de tipo de notas fiscais, aba "Natureza Operação", campo ST ICMS conforme a linha do produto informado no item da nota fiscal.
3º Será sugerida do Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos" campo Situação Tributária conforme o produto informado no item da nota fiscal.
4º Será sugerido o valor "00".

O percentual de redução de base de cálculo de ICMS é uma coluna informativa.
Será informado quando o Cadastro de Classificação Fiscal para o produto lançado no item de nota fiscal possuir na aba "Cadastro" o campo Base ICMS Reduzida preenchido com "S".
O valor sugerido será o valor da aba "Redução ICMS" conforme o Estado do cliente lançado na nota fiscal, conforme o ICMS e conforme a empresa.
O ICMS não é sugerido conforme este cadastro, apenas comparado com o ICMS existente para aplicar o percentual de redução.

Os valores das colunas de redução de base de cálculo de ICMS, de base de cálculo de ICMS, de isentas de ICMS e de outras de ICMS são informativos e possuem complexidade quanto ao seu cálculo. É necessário termos variáveis para melhor entender este cálculo. Considere as variáveis conforme o que for informado na nota fiscal.

Preço Tabelado - É o valor da coluna Preço do Cadastro Tabela de Preços.
Preço de Pauta - É o valor da coluna Preço Pauta do Preço de Pauta (Desktop).
Pró-Emprego - É a configuração indicativa de cliente beneficiado do programa Pró-Emprego, localizado no campo Pró-Emprego do Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2".
Tipo Nota - ICMS - É a configuração indicativa que o tipo de nota calcula ICMS, localizado no campo ICMS do Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais".
Tipo Nota - Isentas/Outras - É a configuração indicativa do destino do valor não tributável de ICMS, localizado no campo Isentas/Outras ICMS do Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais".
Tipo Nota - Consumidor Final - É a configuração indicativa de nota para consumidor final, localizado no campo Consumidor Final do Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais".
Tipo Nota - Reduz ICMS - É a configuração indicativa que o tipo de nota calcula redução de ICMS, localizado no campo Redução ICMS do Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais".
Tipo Nota - ICMS-ST sem Frete - É a configuração indicativa que o tipo de nota calcula ICMS e ST sem o frete, localizado no campo Calcular ICMS-ST s/Frete do Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais".
Suframa - É a configuração que indica o tipo de desconto de ICMS para cidades Suframa, localizado no campo Suframa do Cadastro de Cidades.
Consumidor Final - É a configuração indicativa da nota fiscal para consumidor final, localizado no campo Cons. Final.
Valor do Produto - É o valor da coluna Total.
Quantidade - É o valor da coluna Quantidade.
Frete - É o valor da coluna Val. Frete.
Seguro - É o valor da coluna Val. Seguro.
Despesas Acessórias - É o valor da coluna Val. Desp. Acessória.
Desconto - É o valor do resultado do rateio entre os itens do desconto, presente na aba "Dados Complementares", campo Desconto.
IPI - É o valor da coluna Valor IPI.
ST - É a situação tributária da coluna Sit.Trib.ICMS.
% Red. ICMS - É o percentual de redução de ICMS da coluna % Red. ICMS. Contribuinte - É a configuração indicativa de cliente contribuinte, localizado no campo Contribuinte do Cadastro de Cliente, aba "Cadastro".
UF do Cliente - É o Estado do cliente localizado no campo UF do Cadastro de Cliente.
UF da Empresa - É o Estado da empresa localizado no campo UF do Cadastro de Empresa.
Coef.PIS/COFINS Suframa - É o coeficiente para cálculo de desconto de impostos federais localizado nas Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "2ª Parte", campo Coeficiente Descto Pis/Cofins Suframa, necessário também, o campo Reduz Pis/Cofins Suframa estar preenchido com "S".
Desconto ICMS - É o valor calculado quando o motivo da desoneração de ICMS (não mostrado na lista) é "3", e o ST é "20" ou "70". Este cálculo é o valor resultante de base de cálculo somado ao valor de redução de base de cálculo, aplicando o percentual da coluna % ICMS, resultando em um valor sem redução. O valor sem redução é diminuído do valor da coluna Valor ICMS, e este é o valor do Desconto ICMS.
Desconto Imp. Fed. - É o valor calculado quando Suframa for "2" ou "3" e será o valor da coluna Valor do Produto multiplicado pelo valor do Coef.PIS/COFINS Suframa.

Se o Tipo Nota - ICMS for "N" ou se Pró-Emprego for "S", a base é zero (0).
Caso contrário, se a UF do Cliente é diferente da UF da Empresa calcula-se o valor do Preço Tabelado multiplicado pela se Quantidade. É comparado com o valor do Valor do Produto e usado o valor menor. Se o valor for maior ou as UF's forem iguais será o Valor do Produto.
Na sequência, soma-se o valor inicial da base com o Frete, se Tipo Nota - ICMS-ST sem Frete for "N", soma-se o Seguro, a Despesas Acessórias e diminui-se o Desconto.
Deste valor resultante é somado o IPI se Tipo Nota - Consumidor Final for "S" ou se Contribuinte for "N" ou se Consumidor Final for "S".
Este é o valor inicial de base de cálculo de ICMS.

Se Tipo Nota - Reduz ICMS for "S" é feito o cálculo da redução de base de cálculo de ICMS. Se a UF do Cliente é diferente da UF da Empresa é verificado se há Preço de Pauta. Se houver é verificado se este valor é maior que o valor inicial da base de cálculo de ICMS. Se for, não é feita a redução de base de cálculo. Se for feito cálculo da redução, é aplicado o percentual da coluna % Red. ICMS e gravando na coluna Val. Red. ICMS e este é o valor de redução de base de cálculo de ICMS.

Do valor inicial de base de cálculo então é diminuído da coluna Val. Red. ICMS, caso exista redução de base de cálculo, e esté é o valor de base de cálculo de ICMS.

Para os valores das colunas Isentas ICMS e Outras ICMS, primeiramente é encontrado o valor não tributado.
Se a UF do Cliente é diferente da UF da Empresa calcula-se o valor do Preço Tabelado multiplicado pela se Quantidade. É comparado com o valor do Valor do Produto e usado o valor menor. Se o valor for maior ou as UF's forem iguais será o Valor do Produto.
O valor resultante será somado ao valor da coluna IPI, ao valor da coluna Frete, ao valor da coluna Seguro, ao valor da coluna Despesas Acessórias, diminuído ao valor do Desconto, diminuído do valor de Desconto ICMS, diminuído do valor de Desconto Imp. Fed., diminuído da base de cálculo de ICMS.
O valor não tributato, é lançado na coluna Outras ICMS se o Tipo Nota - ICMS for "N" e se Tipo Nota - Isentas/Outras for "R" ou "O" ou se o Tipo Nota - ICMS for "S" e se Tipo Nota - Isentas/Outras for "R" e se o valor não tributado for zero (0) ou se o Tipo Nota - Isentas/Outras for "O". Diferente disto tudo o valor será informado na coluna Isentas ICMS.

Se o tipo de nota informado possuir em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", campo Faturamento Antecipado preenchido com "E - Ent" (entrega futura), não será somado na base de ICMS o valor de despesa acessória.

O percentual de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é sugerido conforme ordem que segue:
Clientes X Produtos campo % ICMS.
Cadastro de Produto aba "Definições Fiscais", comparan a coluna Estado com o Estado do endereço de entrega informado no pedido. Se não houver endereço de entrega, será o Estado do cadastro do cliente informado no pedido.
Se o cliente informado no pedido for optante do Simples Nacional, será a coluna % ICMS Op.Simples. Caso contrário, se o pedido for para consumidor final, será a coluna % ICMS Cons.Final. Caso contrário, se o cliente informado não for contribuinte de ICMS, será a coluna ICMS não Contribuinte. Caso contrário, será a coluna ICMS.
Alíquotas de ICMS, conforme os estados de origem (empresa) e destino (endereço de entrega, se houver, se não, do cliente), campo Alíquota.
Cadastro de Estados, conforme os estados de origem (empresa) e destino (endereço de entrega, se houver, se não, do cliente), campo Alíquota ICMS Externa.

Somente será considerada a ordem de sugestão de ICMS acima se o tipo de nota informado, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, na aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais", o campo ICMS preenchido com "S".

Se o cliente possuir no Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", o campo Pró-Emprego preenchido com "S", a alíquota é zero (0).

O valor de ICMS é do item é uma coluna informativa calculada automaticamente.
O cálculo do valor de ICMS é o valor da coluna Base ICMS aplicando o percentual da coluna % ICMS.

O percentual de Margem de Valor Agregado (MVA) é uma coluna informativa calculada automaticamente. É necessário para o cálculo da Substituição Tributária do item informado na nota fiscal.

Somente é informado quando a nota fiscal possuir o campo Cons. Final preenchido com "N", o item lançado na nota fiscal possuir a coluna Sit.Trib.ICMS preenchida com "10" ou "30" ou "70" e o cliente informado na nota fiscal não possuir em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", campo UF diferente de "SP" ou "RJ" ou "ES" ou "PA".

Será informado o valor conforme a seguinte ordem:
1º - No programa Clientes X Produtos, campo % MVA. Se houver um valor no campo % Redução MVA, será o valor do campo % MVA diminuído do valor do campo % Redução MVA.
Exemplo % MVA = "50,00" e % Redução MVA = "10,00", o valor da coluna MVA ICMS-ST será "40,00".

2º - No programa Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo % MVA. Se o produto lançado no item da nota fiscal possuir em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", a coluna Reduz MVA estiver preenchida com "S", será aplicado o percentual do campo % Redução MVA (do cadastro de clientes).
Exemplo % MVA = "50,00", % Redução MVA = "10,00" e Reduz MVA = "S", o valor da coluna MVA ICMS-ST será "45,00".

3º - No programa Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % MVA. Se a coluna Reduz MVA estiver preenchida com "S", será aplicado o percentual do Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo % Redução MVA. Se a nota fiscal possuir o campo Frete preenchido com "9", será o valor da coluna % MVA venda s/Frete e não haverá redução.
Exemplo 1 Frete = "1", % MVA = "50,00", % MVA venda s/Frete = "55,00", % Redução MVA = "10,00" e Reduz MVA = "S", o valor da coluna MVA ICMS-ST será "45,00".
Exemplo 2 Frete = "1", % MVA = "50,00", % MVA venda s/Frete = "55,00", % Redução MVA = "10,00" e Reduz MVA = "N", o valor da coluna MVA ICMS-ST será "50,00".
Exemplo 3 Frete = "9", % MVA = "50,00", % MVA venda s/Frete = "55,00", % Redução MVA = "10,00" e Reduz MVA = "S", o valor da coluna MVA ICMS-ST será "55,00".

O percentual de redução de base de cálculo de substituição tributária de ICMS é uma coluna informativa. Seu valor é definido através do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % Redução Base ST.

As colunas de base de ICMS ST, percentual de ICMS ST e ICMS ST são informativas e calculadas automaticamente pelo sistema.

Para estas colunas seguem algumas regras para que sejam aplicados os valores que o sistema calcula:
A coluna Sit.Trib.ICMS deve estar preenchida com "10" ou "30" ou "70".
O cliente informado na nota fiscal possuir em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", campo Contribuinte preenchido com "S" e na aba "Definições", subaba "Parte 2", o campo Sub. Trib/Dif. Alí deve estar preenchido com "2" ou "3".
A nota informada deve possuir em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", o campo Subst. Tributária preenchido com "S".

O sistema irá sugerir o percentual de ICMS ST na coluna % ICMS ST conforme a ordem que segue:
1º - No programa Clientes X Produtos, campo % ICMS ST. 2º - No programa Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo % ICMS ST.
3º - No programa Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % ICMS ST.
Se houver algum valor no Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % FCP UF Destino, este será somado ao valor do campo % ICMS ST.

Para a base de ICMS ST e valor de ICMS ST, o cálculo será feito conforme o percentual de ICMS ST encontrado.
Se houver alíquota então:
A base de cálculo será o valor da coluna Total, somado ao valor da coluna Val. Frete, somado ao valor da coluna Val. Seguro, somado ao valor da coluna Val. Desp. Acessória, diminuído do resultado do rateio entre os itens do valor presente na aba "Dados Complementares", campo Desconto, somado ao valor da coluna Valor IPI. Este será o valor inicial de base de cálculo de substituição tributária de ICMS.
Ao valor inicial de base de cálculo de substituição tributária de ICMS é diminuído o Desconto ICMS (mais detalhes sobre este valor na documentação do campo Base ICMS), caso houver, é aplicado o percentual da coluna MVA ICMS-ST e aplicado o percentual da coluna % Red Base ST e este será o valor da base de cálculo de substituição tributária de ICMS.

Caso o produto possuir em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna Valor Pauta, a coluna MVA ICMS-ST será zero (0) e o valor da base de cálculo de substituição tributária de ICMS será o valor de pauta multiplicado pelo valor da coluna Quantidade, diminuído do % Redução MVA presente no programa Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo % MVA. Se o produto lançado no item da nota fiscal possuir em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", a coluna Reduz MVA estiver preenchida com "S".
O valor de substituição tributária será o valor de base de cálculo de substituição tributária de ICMS aplicando o percentual da alíquota de substituição tributária de ICMS. Do valor resultante diminui-se o valor de ICMS.

Se não houver alíquota então:
Se a nota fiscal possuir um cliente que, em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", o campo UF esteja preenchido com "RJ", a coluna % ICMS ST será preenchida com o valor "19.00" e a coluna MVA ICMS-ST será preenchida com o valor "35.00".
Para clientes que possuam outras UF's em seu cadastro, será preenchido na coluna % ICMS ST o valor "17.00" e na coluna MVA ICMS-ST será preenchida com o valor "35.00".
A base de cálculo será o valor da coluna Total, somado ao valor da coluna Val. Frete, somado ao valor da coluna Val. Seguro, somado ao valor da coluna Val. Desp. Acessória, somado ao valor da coluna Valor IPI. Este será o valor inicial de base de cálculo de substituição tributária de ICMS.
Ao valor inicial de base de cálculo de substituição tributária de ICMS é aplicado o percentual da coluna MVA ICMS-ST. Este será o valor da base de cálculo de substituição tributária de ICMS.

O valor de substituição tributária será o valor de base de cálculo de substituição tributária de ICMS aplicando o percentual da alíquota de substituição tributária de ICMS. Do valor resultante diminui-se o valor de ICMS.

Lembre-se! O valor de substituição tributária é somado à coluna outras ou isento de IPI.

Se o cliente informado, em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", o campo UF esteja preenchido com "RJ" ou "MG", não é considerado o valor líquido do item e sim, o valor bruto.

As colunas a seguir são relativas ao cálculo abaixo e são informativas e calculadas automaticamente pelo sistema.
MVA ICMS-DIFA, Base Dif. Alíq., % Dif. Alíq., Val. Dif. Alíq., % FCP UF Dest e Vlr FCP UF Dest.

Seguem algumas regras para que sejam aplicados os valores que o sistema calcula:
A coluna Sit.Trib.ICMS não deve estar preenchida com "10" ou "60".
O produto informado no item de nota fiscal selecionado, deve pertencer à um grupo que, em seu cadastro deve possuir, Cadastro Grupo Produto, o campo Calc. Dif. Alíquota preenchido com "S - Sim".
O cliente informado na nota fiscal deve possuir em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", o campo Sub. Trib/Dif. Alí preenchido com "1" ou "3".
O estado de origem e destino da nota fiscal (cliente ou fornecedor e empresa) devem possuir em seu cadastro, Cadastro de Estados, campo Diferencial de Alíquota preenchido com "S".
O tipo de nota deve possuir em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais", o campo Dif. de Alíquota preenchido com "S".

Existem cálculos diferentes conforme o tipo de contribuinte (Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", campo Contribuinte) e o tipo de consumidor final (nota fiscal, aba "Cadastro", campo Cons. Final).

Quando Contribuinte estiver preenchido com "N" e Cons. Final estiver preenchido com "S", o cálculo será conforme segue:
O sistema localiza a aliquota de ICMS e alíquota de ICMS ST para fazer o cálculo do diferencial de alíquota.
Para o ICMS é considerado o ICMS do Clientes X Produtos, campo % ICMS. Se não houver será considerado do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna ICMS.
Para o ICMS ST é considerado o ICMS ST do Clientes X Produtos, campo % ICMS ST. Se não houver será considerado do Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo % ICMS ST. Se não houver será considerado do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % ICMS ST.
Para a Alíquota de Destino, o sistema verifica se encontrou o ICMS ST. Se não houver verifica no programa Alíquotas de ICMS, sendo a UF de origem e de destino a UF do cliente, pegando o valor do campo Alíquota. Se não houver, será necessário informar.
Para a Alíquota de Origem, o sistema verifica se encontrou o ICMS. Se não houver verifica no programa Alíquotas de ICMS, sendo a UF de origem a UF da empresa, e a UF de destino a UF do cliente, pegando o valor do campo Alíquota. Se não houver, será necessário informar.

Se a alíquota for maior que zero, serão calculados a base de diferencial de alíquota e o valor de diferencial de alíquota.
A base de cálculo será o valor da coluna Total, somado ao valor da coluna Val. Frete, somado ao valor da coluna Val. Seguro, somado ao valor da coluna Val. Desp. Acessória, somado ao valor da coluna Valor IPI e diminuído do resultado do rateio entre os itens do valor presente na aba "Dados Complementares", campo Desconto. Esta última variável, somente para clientes que, em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", possuir o campo UF preenchido com valores diferentes de "MG" e "ES" ou se a empresa em seu cadastro, Cadastro de Empresa, na aba "Definições", o campo Segmento estiver preenchido com "1". Este será o valor da base de cálculo do diferencial de alíquota, apresentado na coluna Base Dif. Alíq..

O valor de diferencial de alíquota será o valor de base de cálculo de diferencial de alíquota aplicando o percentual da alíquota e será apresentado na coluna Val. Dif. Alíq..

Se houver algum valor no Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % FCP UF Destino, será apresentado na coluna % FCP UF Dest. Será aplicado este percentual sobre a base de cálculo de diferencial de alíquota e mostrado na coluna Vlr FCP UF Dest.

Quando Contribuinte estiver preenchido com "N" e Cons. Final estiver preenchido com "N", o cálculo será conforme segue:
O sistema localiza a alíquota de ICMS ST e a alíquota do fundo de combate a pobreza para fazer o cálculo do diferencial de alíquota.
Para o ICMS ST é considerado o ICMS ST do Clientes X Produtos, campo % ICMS ST. Se não houver será considerado do Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo % ICMS ST. Se não houver será considerado do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % ICMS ST.
Para o FCP é considerado o percentual do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % FCP UF Destino, será apresentado na coluna % FCP UF Dest.
A alíquota utilizada será o valor do ICMS ST somado ao FCP. Este percentual é apresentado na coluna % Dif. Alíq..

Para o MVA é considerado o valor da coluna % MVA do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais". Se a nota fiscal possuir o campo Frete preenchido com "9", será o valor da coluna % MVA venda s/Frete. Este valor será apresentado na coluna MVA ICMS-DIFA.

A base de cálculo será o valor da coluna Total, somado ao valor da coluna Val. Frete, somado ao valor da coluna Val. Seguro, somado ao valor da coluna Val. Desp. Acessória, somado ao valor da coluna Valor IPI e diminuído do resultado do rateio entre os itens do valor presente na aba "Dados Complementares", campo Desconto. Esta última variável, somente para clientes que, em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", possuir o campo UF preenchido com valores diferentes de "MG", "ES" e "RJ" ou se a empresa em seu cadastro, Cadastro de Empresa, na aba "Definições", o campo Segmento estiver preenchido com "1". Este será o valor inicial da base de cálculo do diferencial de alíquota.
O valor da base de cálculo do diferencial de alíquota é o valor de MVA aplicado sobre o valor inicial da base de cálculo do diferencial de alíquota e é apresentado na coluna Base Dif. Alíq..

O valor de diferencial de alíquota será o valor da coluna Base Dif. Alíq. aplicando o percentual da coluna % Dif. Alíq., diminuído do valor da coluna Valor ICMS e será apresentado na coluna Val. Dif. Alíq..

Nota: Para notas que possuem o cliente que, em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Cadastro", possuir o campo UF preenchido com "CE" e valores da coluna Val. Dif. Alíq. menor que "1.00" os valores das colunas Base Dif. Alíq. e Val. Dif. Alíq. serão zerados (0).

Quando Contribuinte estiver preenchido com "S" e Cons. Final estiver preenchido com "S", o cálculo será conforme relatado acima, porém, considerando o valor de MVA zerado (0).
A alíquota utilizada será o valor da subtração entre a Alíquota de Destino sobre a Alíquota de Origem e será apresentada na coluna % Dif. Alíq. Se o destinatário for contribuinte e for do estado "RS" e o valor desta alíquota for igual ou inferior à "6,00", este valor será zerado.

A situação tributária do PIS é sugerido conforme ordem que segue:

1º Cadastro de tipo de notas fiscais, aba "Natureza Operação", campo ST PIS conforme o tipo de nota e a linha do produto informado no item da nota fiscal.
Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos" campo ST Saída PIS se o tipo de nota do cadastro de tipo de nota de saída for "S" (saída), ou o campo ST Entrada PIS se o tipo de nota do cadastro de tipo de nota de saída for "E" (entrada), conforme o produto informado no item da nota fiscal.
3º Será sugerido o valor "01".

A situação tributária da COFINS é sugerida conforme ordem que segue:

1º Cadastro de tipo de notas fiscais, aba "Natureza Operação", campo ST Cofins conforme o tipo de nota e a linha do produto informado no item da nota fiscal.
Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos" campo ST Saída COFINS se o tipo de nota do cadastro de tipo de nota de saída for "S" (saída), ou o campo ST Entrada COFINS se o tipo de nota do cadastro de tipo de nota de saída for "E" (entrada), conforme o produto informado no item da nota fiscal.
3º Será sugerido o valor "01".

O valor da coluna de percentual do Programa de Integração Social (PIS) é informada conforme ordem que segue:
Clientes X Produtos, campo % PIS.
Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % PIS PF, se o remetente for Pessoa Física ou coluna % PIS, se o remetente for Pessoa Jurídica. Se não houver a informação na coluna % PIS PF, para Pessoa Física, então será verificada a coluna % PIS
Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos" campo % PIS.

O valor da coluna de percentual da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é informada conforme ordem que segue:
Clientes X Produtos, campo % COFINS.
Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna % COFINS PF, se o remetente for Pessoa Física ou coluna % COFINS, se o remetente for Pessoa Jurídica. Se não houver a informação na coluna % COFINS PF, para Pessoa Física, então será verificada a coluna % COFINS.
Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos" campo % COFINS.

Os valores das colunas de base de cálculo do PIS, base de cálculo da COFINS, valor do PIS e valor da COFINS são informativos e calculados automaticamente pelo sistema.
O cálculo da base de cálculo do PIS é igual ao cálculo da base de cálculo da COFINS e o cálculo do valor do PIS é igual ao cálculo do valor da COFINS. O que difere é a alíquota.

Serão feitos os cálculos somente se a coluna Sit.Trib.PIS (ou Sit.Trib.COFINS para a COFINS) for diferente de "04", "07", "08", "09", "49", "70", "71", "72", "73" e "74", se houver percentual informado na coluna % PIS (ou % COFINS para a COFINS) e se a nota fiscal na aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", campo PIS (ou COFINS para a COFINS) estiver preenchido com "S".

Se a coluna Sit.Trib.PIS (ou Sit.Trib.COFINS para a COFINS), estiver preenchida com "03" então o cálculo do valor de base de cálculo e do valor será neste formato:
O valor da base de cálculo será a quantidade de produtos informados, ou seja, o valor existente na coluna Quantidade e será apresentado na coluna Base PIS (ou Base COFINS para a COFINS).
O valor do PIS será o valor da coluna % PIS multiplicado pelo valor da coluna Base PIS e será apresentado na coluna Valor PIS (para o valor da COFINS será o valor da coluna % COFINS multiplicado pelo valor da coluna Base COFINS e será apresentado na coluna Valor COFINS).
Se a coluna Sit.Trib.PIS (ou Sit.Trib.COFINS para a COFINS), estiver preenchida com "01", "02", "05" e "06" então o cálculo do valor de base de cálculo e do valor será neste formato:
O valor da base de cálculo será o valor da coluna Total, somado ao valor da coluna Val. Frete, somado ao valor da coluna Val. Seguro, somado ao valor da coluna Val. Desp. Acessória, diminuído ao valor do resultado do rateio entre os itens do valor presente na aba "Dados Complementares", campo Desconto e diminuído ao valor da coluna Valor ICMS. Esta última variável, somente será diminuída do valor da base de cálculo se no programa Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "5ª Parte", campo Deduz ICMS B.C. Pis/Cofins estiver preenchido com "S" e se a nota informada, na aba "Cadastro", subaba "Def.Gerais", campo Devolução(S/N) estiver preenchido com "N" e o campo Tipo de Nota estiver preenchido com "E". Da mesma forma que o valor do ICMS, será diminuído. No tipo de nota também há a configuração de diminuír o valor de ICMS ou do ICMS somado ao Diferencial de Alíquota da base de cálculo de PIS/COFINS. Esta configuração está disponível na aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", campo "Deduz ICMS BC Pis/Cofins"
Sobre o valor resultante é aplicado e dimiuído o percentual de redução de base de cálculo, se houver. O percentual de redução de base de cálculo é conforme a classificação fiscal do produto lançado, em seu cadastro, Cadastro de Classificação Fiscal, campo % Redução BC PIS/COFINS.
O valor da base de cálculo é apresentado na coluna Base PIS (ou Base COFINS para a COFINS).
O valor do PIS será o valor da coluna % PIS aplicado sobre o valor da coluna Base PIS e será apresentado na coluna Valor PIS (para o valor da COFINS será o valor da coluna % COFINS aplicado sobre o valor da coluna Base COFINS e será apresentado na coluna Valor COFINS).

Para os itens da nota fiscal (produtos ou serviços), a sugestão do CFOP será conforme a regra abaixo:

Para os três últimos dígitos existentes, será verificado o tipo de nota e se o cliente (ou fornecedor) é contribuinte.
Se no tipo de nota o campo Tipo Nat. Operação for "L" ou "" (em branco) e no cadastro do cliente o campo Contribuinte for "S", será sugerido da aba "Natureza Operação", conforme a linha de produto informado no item da nota fiscal.
Se no tipo de nota o campo Tipo Nat. Operação for "T", será sugerido conforme a aba "Cadastro", subaba "Def. Gerais", campo Natureza Operação, quando no cadastro de tipo de nota o campo Tipo de Nota for "S" (saída) e do campo 2ª Nat.Operação quando no cadastro do tipo de nota o campo Tipo de Nota for "E" (entrada).
Se no tipo de nota o campo Tipo Nat. Operação for "P" e no cadastro do cliente o campo Contribuinte for "N", será sugerido do Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais" conforme o Estado do cadastro do cliente informado na nota fiscal, do campo Nat. Operação, quando no cadastro de tipo de nota o campo Tipo de Nota for "S" (saída) e do campo Nat. Operação Devolução quando no cadastro do tipo de nota o campo Tipo de Nota for "E" (entrada).

Para o primeiro dos quatro dígitos existentes, será verificado o tipo de nota e o estado do destinatário.
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "E" e no campo Serviço estiver preenchido com "S" e os três últimos dígitos do CFOP não for "933", será sugerido "9".
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "E" e o Estado do cliente for o mesmo Estado da empresa, será sugerido "1".
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "E" e o Estado do cliente for diferente do Estado da empresa, será sugerido "2".
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "E" e o Estado do cliente for "EX", será sugerido "3".
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "S" e no campo Serviço estiver preenchido com "S" e os três últimos dígitos do CFOP não for "933", será sugerido "8".
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "S" e o Estado do cliente for o mesmo Estado da empresa, será sugerido "5".
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "S" e o Estado do cliente for diferente do Estado da empresa, será sugerido "6".
Se no campo Tipo de Nota estiver preenchido com "S" e o Estado do cliente for "EX", será sugerido "7".

Finalmente será alterada sugestão conforme o CFOP calculado até o momento para outro valor automaticamente, conforme segue.
Se o valor for "5401" e o cliente em seu cadastro possuir o campo Contribuinte preenchido com "N" ou o campo Sub. Trib/Dif. Alí preenchido com "1" ou "2", será sugerido "5101".
Se o valor for "5403" e o cliente em seu cadastro possuir o campo Contribuinte preenchido com "N" ou o campo Sub. Trib/Dif. Alí preenchido com "1" ou "2", será sugerido "5102".
Se o valor for "6401" e o cliente em seu cadastro possuir o campo Contribuinte preenchido com "N" ou o campo Sub. Trib/Dif. Alí preenchido com "1" ou "2", será sugerido "6101".
Se o valor for "6403" e o cliente em seu cadastro possuir o campo Contribuinte preenchido com "N" ou o campo Sub. Trib/Dif. Alí preenchido com "1" ou "2", será sugerido "6102".
Se o valor for "6101" e o cliente em seu cadastro possuir o campo Contribuinte preenchido com "N", será sugerido "6107".
Se o valor for "6102" e o cliente em seu cadastro possuir o campo Contribuinte preenchido com "N", será sugerido "6108".
Se o valor for "5107", será sugerido "5101".
Se o valor for "5108", será sugerido "5102".
Se o valor for "6101" ou "6401" e a cidade do cliente e em seu cadastro possuir o campo Suframa preenchido com "1" ou "2" ou "3", será sugerido com "6109".
Se o valor for "6102" e a a cidade do cliente e em seu cadastro possuir o campo Suframa preenchido com "1" ou "2" ou "3", será sugerido com "6110".

O estoque de saída do item da nota fiscal será sugerido conforme segue.
Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Estoque", campo Estoque.
Cadastro de Produto, aba "Cadastro", campo Estoque Padrão.
Ligação de Tabelas, campo Estoque para o cliente selecionado na nota fiscal, se a configuração Verificar Estoque Cliente preenchido com "S".
Cadastro de Usuário, aba "Definições", campo Estoque Padrão.
Cadastro de Empresa, aba "Definições", campo Estoque Padrão.

Será validado ainda, conforme a quantidade informada no item da nota fiscal o saldo de estoque mínimo conforme a configuração do sistema Verif.Est.Mínimo no Pedido.

Se não houver configuração de estoque no tipo de nota, nem no produto, nem no usuário, nem no cadastro da empresa, o usuário pode informar manualmente no item da saída.
Caso não houver informação de estoque no item, ao gravar a saída, o estoque ficará indicando "-1" e o sistema entende que não utilizou nenhum estoque. O tipo "Nenhum" também será controlado conforme suas entradas e saídas.

A classificação fiscal será sugerida conforme o Cadastro de Produto aba "Cadastro" campo Classificação Fiscal.

Também conhecidos como incentivos fiscais, o benefício fiscal tem o objetivo de estimular o crescimento de algum setor específico, atividade econômica ou região, por meio de descontos, isenção ou compensação de impostos. O governo abdica de receber determinados tributos ou parte deles.
Támbém há caso de incentivos fiscais regionais para que empresas se instalem em determinados estados do país. Isso influencia diretamente na localidade, gerando empregos e movimentando a economia.
Se o tipo de nota informado na aba "Cadastro", campo Tipo Nota, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Benefício Fiscal", possuir um ou mais benefícios informados, cujo estado informado no Cadastro de Benefício Fiscal, campo Estado for o mesmo estado da empresa ativa, em seu cadastro, Cadastro da Empresa, aba "Cadastro", campo Estado e o valor da coluna Situações Tributárias do tipo de nota for o mesmo do produto informado no item da nota, em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos", agrupador "ICMS", campo Situação Tributária, será sugerido o código do benefício do tipo de nota.
Se no tipo de nota a coluna Valida Produto estiver marcada e o produto em seu cadastro Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Impostos", agrupador "Benefício Fiscal", possuir na lista o mesmo código do benefício fiscal, será sugerido apenas para esse produto. Isto serve para informar outros códigos de benefício fiscal para outros produtos ou não lançar benefícios fiscais para os demais produtos da nota.
Caso contrário, será sugerido nesta coluna o benefício fiscal conforme o produto e cliente informados no Clientes X Produtos, campo Código Ben. Fiscal.
Caso não houver, será sugerido conforme o produto lançado em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições Fiscais", coluna Cód Ben Fiscal.

O benefício fiscal que for vinculado ao produto será visualizado ao transmitir a NF-e, no arquivo XML, no campo cBenef. Se houver mais de um benefício, serão informados separados pelo caracter pipe (|).

Código do serviço que está sendo lançado no item da nota fiscal.

Após selecionar o serviço no campo Código Serviço será informado no mesmo campo sua descrição, o complemento na coluna Complemento, a unidade do serviço na coluna Unidade, o preço na coluna Preço Unitário, o percentual de redução de base de cálculo de ISSQN na coluna % Redução ISS e o percentual de redução de base de cálculo de INSS na coluna % Redução INSS.

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) será considerado:

Se o serviço informado possuir em seu cadastro, Cadastro de Serviços, o campo ISS preenchido com "S", então será verificada a configuração da nota fiscal, existente na aba Dados Complementares, campo ISSQN. Se não houver a informação, será vista a configuração do cliente informado na nota, existente no programa Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", campo ISSQN.

Se for considerado, será sugerido conforme segue:
Se for "R", será considerado o percentual de ISSQN da cidade do cliente informado na nota fiscal conforme o Cadastro de Cidades, campo ISS.
Se for "S" ou "N", será considerado o percentual de ISSQN informado no Cadastro de Serviços, campo % I.S.S.. Se não houver, será considerado o percentual de ISSQN informado na cidade da empresa ativa, conforme o Cadastro de Empresa, aba "Cadastro", campo Cidade. O percentual da cidade fica no Cadastro de Cidades, campo ISS.

O valor total do serviço é uma coluna informativa e é calculada conforme segue:
Multiplica-se o valor da coluna Quantidade pelo valor da coluna Preço Unitário. Este é o valor do serviço sem o desconto.
É aplicado o desconto da coluna % Desconto sobre o serviço sem desconto e este é o valor do desconto do serviço.
Basta diminuir o valor do desconto do serviço do valor do serviço sem o desconto e este é o valor do serviço, que é informado na coluna Total Item.

Será sugerido neste campo, o valor resultante da soma das quantidades por embalagem dos produtos multiplicado pela quantidade informada do respectivos produtos, ou seja, conforme o Cadastro de Produto, aba "Cadastro", campo Qtdade p/ Embalagem, multiplicado pela quantidade informada na nota fiscal, aba "Itens - Produtos", coluna Quantidade.
Se este campo estiver zerado, pode ser informado um valor manualmente.
Caso a configuração existente no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "5ª Parte", campo Espécie Automática NF estiver preenchida com "S", será sugerida a espécie conforme segue:
Se houver somente um produto na nota, será conforme seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Gerais", campo Natureza da Carga.
Se houverem mais de um produto na nota, a espécie será "DIVERSAS".

O peso líquido é calculado automaticamente pelo sistema e informado neste campo.
Para calcular o peso líquido é necessário que os produtos lançados possuam o peso líquido informado em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Cadastro", campo Peso Líquido. O cálculo é feito considerando os pesos líquidos dos produtos lançados multiplicados pela quantidade informada na aba Itens - Produtos, coluna Quantidade da nota fiscal. O valor resultante deve ser somado produto a produto para se obter o total da nota.

O peso bruto é calculado automaticamente pelo sistema e informado neste campo.
Para calcular o peso bruto é necessário que os produtos lançados possuam o peso bruto informado em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Cadastro", campo Peso Bruto. O cálculo é feito considerando os pesos brutos dos produtos lançados multiplicados pela quantidade informada na aba Itens - Produtos, coluna Quantidade da nota fiscal. O valor resultante deve ser somado produto a produto para se obter o total da nota.

A observação da nota fiscal é preenchida com várias informações conforme a necessidade da empresa que está emitindo a nota fiscal. São informações de dispositivo legal, Suframa, notas fiscais referenciadas, entre outras.
Para algumas empresas, conforme seu modelo de nota fiscal, ainda há informações específicas, como metros cúbicos total da nota ou metros quadrados total da nota ou ramo de atividade do cliente informado na nota fiscal.
É possível adicionar ou alterar manualmente estas informações.

A chave de acesso é utilizada para consulta da situação da nota fiscal pelo fisco, clientes ou até mesmo pela empresa geradora da nota fiscal.
A nota fiscal eletrônica pode ser consultada através do site da SEFAZ, basta informar a chave de acesso e responder à solicitação do Captha.

O cálculo da chave de acesso é feito da seguinte forma:
Os dois (2) primeiros dígitos se referem ao Estado de emissão da nota fiscal, existente no Cadastro de Empresa, aba "Cadastro", campo UF. Segue abaixo em ordem alfabética e numérica os códigos dos Estados.


Os próximos quatro (4) dígitos são o ano e o mês de emissão da NF-e, no formato "AAMM". Esta data é sempre a data de transmissão da nota fiscal.

Os próximos catorze (14) dígitos são o CNPJ da empresa emitente (sem a máscara), existente no Cadastro de Empresa, aba "Cadastro", campo CNPJ.

Os próximos dois (2) dígitos são o modelo da nota fiscal, conforme Séries Nota Fiscal. Para NF-e, o modelo é "55", para NFC-e, o modelo é "65", para CT-e, o modelo é "57" e para MDF-e, o modelo é "58".

Os próximos três (3) dígitos são a série da nota fiscal.

Os próximos nove (9) dígitos são o número da nota fiscal.

O próximo um (1) dígito é a forma de emissão da NF-e, conforme segue:
1- Emissão normal (não em contingência)
2- Contingência FS-IA, com impressão do DANFE em formulário de segurança
3- Contingência SCAN (Sistema de Contingência do Ambiente Nacional)
4- Contingência DPEC (Declaração Prévia da Emissão em Contingência)
5- Contingência FS-DA, com impressão do DANFE em formulário de segurança
6- Contingência SVC-AN (SEFAZ Virtual de Contingência do Ambiente Nacional)
7- Contingência SVC-RS (SEFAZ Virtual de Contingência do Rio Grande do Sul)

Os próximo oito (8) dígitos são o código numérico que compõe a chave de acesso. Este número pode ser aleatório, desde que não seja "00000000" ou o mesmo número da nota fiscal.

O próximo um (1) dígito é o dígito verificador da chave de acesso. Este dígito possui um cálculo próprio e sua fórmula está disponível para consulta aqui.

O valor de frete é informado quando o pedido possuir o campo Tipo do frete preenchido com "E" e seu preenchimento é o valor do campo Vlr. Frete.
Este valor será rateado proporcionalmente entre os itens lançados na nota fiscal. Nos itens o valor é informado na coluna Val. Frete.

O valor do seguro será rateado proporcionalmente entre os itens lançados na nota fiscal. Nos itens o valor é informado na coluna Val. Seguro.

Será visto se o cliente informado possui um tipo de cliente que, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de Cliente possui informação no campo Acréscimo Financeiro.
Se houver, este valor será divido por "30" gerando um novo valor.
Este novo valor será multiplicado pelo valor do prazo médio existente na condição de pagamento informada na nota fiscal conforme seu cadastro, Cadastro de Condição de Pagamento campo Prazo Médio.
Por fim, o valor resultante será um percentual que será aplicado sobre o valor total dos produtos, existente no totalizador Total Produtos e será gravado nas despesas acessórias.

O valor das despesas acessórias será rateado proporcionalmente entre os itens lançados na nota fiscal. Nos itens o valor é informado na coluna Vlr Outras Desp..

Se não houver desconto do pedido e o cliente possuir saldo de desconto em seu cadastro, Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 1", campo "Saldo Descto", o sistema irá questionar ao usuário se deseja utilizar o saldo de desconto. Se responder sim, o saldo de desconto será zerado no cadastro do cliente e o valor do saldo será adicionado ao desconto existente da nota fiscal.

O sistema irá verificar, se a configuração do programa Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Financeiro", sub aba "Receber", subaba "1ª Parte", campo Solicitar Lib. Sup. p/Desconto está preenchida com "S" e se o percentual sobre o total da nota é maior que o percentual definido no Cadastro de Usuário, aba "Definições", campo "Descto Tab. Preço". Se isto ocorrer e se o usuário não for supervisor, será necessária liberação do usuário definido no campo Usuário Superior.

O valor do desconto será rateado proporcionalmente entre os itens lançados na nota fiscal. Nos itens o valor é gravado internamente e não é informado na tela.

Se o cliente possuir no Cadastro de Cliente, aba "Definições", subaba "Parte 2", o campo Pró-Emprego preenchido com "S", o valor de ICMS de todos os itens somados será mostrado no campo Val. Dedução.

Se o cliente possuir em sua cidade o tipo Suframa preenchido com "1" ou "3", o valor de desconto de ICMS de cada item será o valor de ICMS. A soma dos valores de ICMS dos itens será mostrada no campo Val. Descto ICMS:.

O valor do PIS é a soma do valor do PIS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, somado ao valor do PIS de todos os itens informados na aba Itens - Serviços.
O valor do PIS dos produtos está informado na coluna Valor PIS e o valor do PIS dos serviços é obtido através do percentual do PIS aplicado sobre a base de cálculo que é informada na coluna Total Item.

O valor da COFINS é a soma do valor da COFINS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, somado ao valor da COFINS de todos os itens informados na aba Itens - Serviços.
O valor da COFINS dos produtos está informado na coluna Valor COFINS e o valor da COFINS dos serviços é obtido através do percentual da COFINS aplicado sobre a base de cálculo que é informada na coluna Total Item.

O valor de desconto dos impostos federais da nota fiscal é a soma do desconto dos impostos federais de todos os itens informados na aba Itens - Produtos.
Os valores dos itens são calculados quando Suframa for "2" ou "3" e será o valor da coluna Total multiplicado pelo valor do Coef.PIS/COFINS Suframa.

Se o tipo for "2", então é considerado somente o PIS e a COFINS. Se o tipo for "3", então é considerado o PIS, a COFINS e o ICMS.
Para ambos os casos o coeficiente se refere apenas ao PIS e COFINS, ou seja, se uma empresa possuir PIS de 1,65 e COFINS de 7,6, soma-se este valor e divide por 100 para obter o coeficiente, que, neste exemplo será 0,0925.
Quando houver um ICMS, dividimos o percentual também por 100 e somamos ao coeficiente para ter o valor a multiplicar pelo total da nota.
Este valor será o valor de impostos federais.

O valor da base de cálculo do INSS da nota fiscal será a soma do valor da base de cálculo de todos os itens informados na aba Itens - Serviços.
O valor da base de cálculo dos serviços é obtido através do valor da coluna Total Item diminuído do percentual de redução de INSS, informado na coluna % Redução INSS.

O valor do INSS da nota fiscal será a soma do valor de INSS de todos os itens informados na aba Itens - Serviços.
O valor do INSS dos serviços é obtido através do percentual do INSS aplicado sobre a base de cálculo de INSS.
O valor da base de cálculo de INSS é obtido através do valor da coluna Total Item diminuído do percentual de redução de INSS, informado na coluna % Redução INSS.

O valor do IRRF da nota fiscal será a soma do valor de IRRF de todos os itens informados na aba Itens - Serviços.
O valor do IRRF dos serviços é obtido através do percentual do IRRF aplicado sobre a base de cálculo que é informada na coluna Total Item.

O valor do ISSQN da nota fiscal será a soma do valor de ISSQN de todos os itens informados na aba Itens - Serviços.
O valor do ISSQN dos serviços é obtido através do percentual do ISSQN informado na coluna % I.S.S. aplicado sobre a base de cálculo de ISSQN.
O valor da base de cálculo de ISSQN é obtido através do valor da coluna Total Item diminuído do percentual de redução de ISSQN, informado na coluna % Redução ISS.

A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é a soma do valor de CSLL de todos os itens informados na aba Itens - Serviços.
O valor de CSLL dos serviços é obtido através do percentual de CSLL informado no Cadastro de Serviços, campo CSLL Ret aplicado sobre a base de cálculo de CSLL que é obtido através do valor da coluna Total Item.

Somente nota que possuem fornecedor informado podem gerar o Funrural, desta forma fica entendido que são notas de entrada, geradas no programa de notas fiscais, para produtores rurais.

O valor do Funrural será calculado se o tipo de nota informado na nota fiscal, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais", possuir o campo % Funrural preenchido e se o fornecedor informado na nota fiscal, em seu cadastro, Cadastro de Fornecedor, aba "Definições", subaba "Parte 1", possuir o campo Calcular FUNRURAL preenchido com "S".

O percentual será considerado conforme ordem que segue:
Se o fornecedor informado na nota fiscal, em seu cadastro, Cadastro de Fornecedor, aba "Cadastro", possuir o campo "CEI" preenchido, será considerada a alíquota de "0,20".
Caso contrário, se o fornecedor informado na nota fiscal, em seu cadastro, Cadastro de Fornecedor, aba "Local de Produção", segunda parte, possuir a informação da coluna % Funrural preenchida com um período entre as datas Data Início e Data Final de acordo com a data de emissão da nota fiscal, presente no campo Data Emissão da nota fiscal, será considerada a alíquota da coluna % Funrural.
Caso contrário, será considerado o percentual do programa Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Def. Fiscais", campo % Funrural para o tipo de nota informado na nota fiscal.

O valor do Funrural será o percentual aplicado sobre o valor total da nota fiscal, presente no totalizador Total Nota R$.

O valor será informado no campo Desconto, desta mesma aba, se a configuração Descontar Funrural NFS existente no programa Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "4ª Parte" estiver preenchida com "S". Caso contrário, será informado no campo FUNRURAL.

A condição de venda é informada conforme os tipos abaixo:
EXW - EX Works. Modalidade em que o vendedor é responsável por disponibilizar os produtos para a retirada em seu próprio armazém, logo, o vendedor não se faz responsável pela parte do transporte, colocando tal responsabilidade no comprador.
FCA - Free Carrier. Modalidade em que o comprador indica o local onde o vendedor entregará a mercadoria (depósito), onde cessam suas responsabilidades sobre a carga, que fica sob custódia do transportador.
FOB - Free on Board. Modalidade em que o vendedor é obrigado a entregar os bens em um local de embarque específico, designado pelo comprador. A responsabilidade do vendedor fica até este local, após isto, o comprador fica responsável. Esta modalidade é restrita aos transportes marítimo e hidroviário.
CFR - Cost and Freight. Modalidade em que o vendedor entrega a carga no local de desembarque (porto de destino), custeando os gastos com frete marítimo. No momento em que a mercadoria cruza a amurada do navio, a resposabilidade passa ao comprador. Esta modalidade é restrita aos transportes marítimo e hidroviário.
CIF - Cost Insurance and Freight. Modalidade em que o vendedor entrega a carga no local de desembarque (porto de destino), custeando os gastos com frete marítimo, com frete e seguro pagos. No momento em que a mercadoria cruza a amurada do navio, mas o frete e seguro já estão pagos. Esta modalidade é restrita aos transportes marítimo e hidroviário.
DDP - Delivered Duty Paid. Modalidade em que toda a responsabilidade da carga é do vendedor. Deve entregar a mercadoria no local determinado pelo comprador pagando inclusive os impostos e outros encargos de importação. Apenas o desembaraço da mercadoria fica por conta do comprador.

O código de Referência Única da Carga (RUC) é um número recomendado pela Organização Mundial das Aduanas (OMA). Este código pode ser criado pelo exportador e preenchido durante a elaboração da DU-E ou gerado automaticamente pelo sistema no momento do registro da DU-E. Serve para que a carga seja rastreada por qualquer pessoa que tenha esta referência.

O código pode conter no máximo 35 caracteres e, conforme a OMA, deve possuir a seguinte forma:
Ano: Dígito final do ano em que a RUC é atribuída no Portal Siscomex. Exemplo: "9" se atribuída em 2019, "0" se atribuída em 2020.
País: Sigla do país onde a RUC foi atribuída. No caso brasileiro, sempre "BR".
Exportador: Raiz do CNPJ com 8 dígitos e sem máscara ou CPF com 11 dígitos e sem máscara. Exemplo: "00394411" se CNPJ e "45317828791" se CPF.
Década: Década do ano em que a RUC é atribuída no Portal Siscomex. Exemplo "1" se atribuída em 2019, "2" se atribuída em 2020.
Referência: Série única atribuída pelo exportador/declarante ou, se ele não o fizer, pelo sistema. A referência deve conter no mínimo 1 caractere e, caso o exportador for CNPJ, no máximo 23 caracteres, caso o exportador for CPF, no máximo 20 caracteres. Somente aceito caracteres alfanuméricos (letras e números).



Campo que, se informado, e na aba "Cadastro" o campo Cond Pagto possuir uma condição de pagamento que, em seu cadastro, Cadastro de Condição de Pagamento, aba "Cadastro", o campo Tipo Data estiver preenchido com "5 - Data BL/CRT", ao salvar a nota fiscal, a data do vencimento das duplicatas serão contadas a partir desta data. Caso não informada uma data, serão contadas a partir da data de emissão da nota fiscal.

Este totalizador representa a quantidade total de produtos lançados na nota fiscal.
O valor deste campo será a soma dos valores da aba Itens - Produtos coluna Quantidade.

Este totalizador representa o valor total dos produtos lançados na nota fiscal.
O valor deste campo será a soma dos valores da aba Itens - Produtos coluna Total.

Este totalizador representa o valor total dos serviços lançados na nota fiscal.
O valor deste campo será a soma dos valores da aba Itens - Serviços coluna Total Item.

Este campo representa o valor total da nota fiscal e será:
A soma dos seguintes valores:
Soma dos valores da coluna Total, da aba Itens - Produtos;
Soma dos valores da coluna ICMS ST, da aba Itens - Produtos, se no tipo de nota informado na nota fiscal, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", o campo Calcular ICMS-ST s/Frete estiver preenchido com "N" e se o campo Somar ICMS-ST total NF estiver preenchido com "S";
Soma dos valores da coluna Valor ICMS, da aba Itens - Produtos, se no tipo de nota informado na nota fiscal, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", o campo Somar ICMS total NF estiver preenchido com "S";
Soma dos valores da coluna Total Item, da aba Itens - Serviços;
Campo Valor Frete, da aba Dados Complementares;
Campo Valor Seguro, da aba Dados Complementares;
Campo Desp. Acess., da aba Dados Complementares.
Diminuído dos seguintes valores:
Soma dos valores de desconto de ICMS. Para mais detalhes sobre este valor, consulte a documentação do campo Base ICMS em Desconto ICMS.
Campo Desconto, da aba Dados Complementares;
Campo Descto Imp. Fed., da aba Tributos, subaba PIS/COFINS;
Campo INSS, da aba Tributos, subaba Serviço;
Campo CSLL, da aba Tributos, subaba Serviço.

Se houver no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "4ª Parte", campo Descontar Funrural DPL preenchido com "S", será descontado o valor de Funrural das duplicatas.

Existem duas formas de duplicar notas fiscais, ambas na tela principal deste programa. No botão "Duplicar", presente nos botões principais do programa, é aberto o programa auxiliar "Duplicação de Nota Fiscal" em uma nova aba para selecionar uma ou mais Notas Fiscais a serem duplicadas. Caso selecionado mais de uma nota, os itens destas notas serão disponibilizados todos na mesma Nota Fiscal a ser criada e o cliente sugerido será o último encontrado pelo sistema.
No botão "Duplicar", presente na lista de notas fiscais existentes, é aberto o programa auxiliar "Duplicação de Nota Fiscal" em uma nova aba com as informações no agrupador "Filtros", campos "Nota Fiscal" e "Série" preenchidos, pronto para pesquisar e efetuar a duplicação.


Pesquisar: Visualizar a lista de notas fiscais conforme os campos informados no agrupador "Filtros".
Executar: Copiar a(s) Nota(s) Fiscal(is) selecionada(s) na lista de Notas Fiscais.
Fechar: Encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Filtros:
Data Inicial: Data inicial do período de geração das Notas Fiscais a considerar na lista de Notas Fiscais.
Data Final: Data final do período de geração das Notas Fiscais a considerar na lista de Notas Fiscais.
Nota Fiscal: Nota(s) Fiscal(is) a considerar ou desconsiderar na lista de Notas Fiscais.
Série: Série(s) a considerar ou desconsiderar na lista de Notas Fiscais.
Situação: Situação(ões) a considerar ou desconsiderar na lista de Notas Fiscais.
Representante: Representante(s) a considerar ou desconsiderar na lista de Notas Fiscais.
Cliente: Cliente(s) a considerar ou desconsiderar na lista de Notas Fiscais.
Tipo Nota: Tipo(s) de nota a considerar ou desconsiderar na lista de Notas Fiscais.
Status: Situação(ões) atual(is) a considerar ou desconsiderar na lista de Notas Fiscais.

Após informar os campos acima, clique em Pesquisar para visualizar as Notas Fiscais em uma lista que contém as seguintes colunas:
Seleção: Marque nesta coluna o(s) item(ns) para considerá-lo(s) na duplicação.
Detalhes: Detalhar o item selecionado da lista.
Número: Coluna informativa do número da Nota Fiscal selecionada.
Série: Coluna informativa da série da Nota Fiscal selecionada.
Tipo: Coluna informativa do tipo de nota para a Nota Fiscal selecionada.
Situação: Coluna informativa da situação atual da Nota Fiscal selecionada.
Data Emissão: Coluna informativa da data de emissão da Nota Fiscal selecionada.
Cliente: Coluna informativa da Razão Social ou nome do cliente da Nota Fiscal selecionada.

Selecione a(s) Nota(s) Fiscal(s) a duplicar e clique em Executar. Será aberto o programa de notas com os itens de todas as notas selecionadas e os dados principais conforme a última nota selecionada para agilizar o lançamento.
Clique no ícone , da Nota Fiscal selecionada da lista de Notas Fiscais para visualizar os itens da nota fiscal selecionada em uma lista que contém as seguintes colunas:
Item: Coluna informativa do sequencial do item selecionado.
Produto: Coluna informativa do código do produto do item selecionado.
Descrição: Coluna informativa da descrição do produto do item selecionado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade do item selecionado.
Unidade: Coluna informativa da unidade do item selecionado.
Preço Unitario: Coluna informativa do preço unitário do item selecionado.
Valor Total: Coluna informativa do valor total do item selecionado.

Clique no ícone , da Nota Fiscal selecionada da lista de Notas Fiscais para recolher suas informações.

Possíveis erros e como tratá-los

CFOP 'NNNN' não encontrado
Para corrigir este problema, primeiro certifique-se que o tipo de nota informado possui em seu cadadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", o campo Seq. CFOP informado com o sequencial de CFOP que deve ser utilizado. Este sequencial deve possuir 2 caracteres ("01", "04", "12", por exemplo).
Verifique se os CFOPs a serem utilizados para o tipo de nota estão cadastrados no programa Cadastro de Natureza de Operação (NeoContábil). Apesar de serem mostrados com 1 caractere, são gravados com 2.

Algumas regras

Ao gerar uma nota fiscal com um cliente que possua relacionamento com os produtos lançados no programa, Clientes X Produtos, campo % Desconto Rapel, serão gravados os valores de desconto por item internamente no campo "vlrdescrapelinf" e o percentual total de desconto, no cabeçalho da nota, internamente no campo "perdescrapelntf". Será gerado um recebimento automaticamente do valor de desconto sobre o total a receber da nota, considerando o percentual de desconto do cabeçalho.

Cadastro de Nota FiscalComercial -> Faturamento -> Nota Fiscal -> Nota Fiscal Saida [CadNotaFiscal]



O cadastro ou geração de nota fiscal é utilizado para faturar os pedidos dos clientes. Não é necessário o pedido para gerar uma nova nota fiscal mas, neste caso, devem ser informados dados conforme acordado com o cliente, como prazo de pagamento, frete, os produtos e/ou serviços, seus valores e descontos, comissões, representante, tabela de preço utilizada, entre outras.

Ao abrir o programa, será apresentada a tela inicial, explicada no documento Padrões de Funcionamento do NeoCorp Web.

Além da função padrão de gerar um novo registro segue outra função existente na tela inicial de notas fiscais:
Duplicar: Duplicar uma ou mais notas fiscais existentes.

Além da função padrão de editar um registro existente, seguem outras funções existentes na lista de notas fiscais:
Cancelar Nota Fiscal: Cancelar a Nota Fiscal selecionada.
Transmitir Nota Fiscal: Transmitir a Nota Fiscal selecionada.
Imprimir Espelho Nota Fiscal: Impressão o espelho da Nota Fiscal selecionada.
Gerar MDF-e: Gerar manifesto para a Nota Fiscal selecionada.
Cancelar Boletim Embarque: Cancelar o boletim de embarque da Nota Fiscal selecionada.
Exportar XML: Baixar o arquivo XML da Nota Fiscal selecionada no local padrão do seu navegador.
Duplicar: Duplicar a Nota Fiscal selecionada.



Cancelar: Cancelar a alteração ou criação da nota fiscal selecionada.
Excluir: Excluir a nota fiscal selecionada. Este botão é habilitado somente ao editar um registro existente.
Salvar: Salvar a nota fiscal selecionada.
Série: Série da nota fiscal selecionada.
Número: Campo informativo do número da nota fiscal selecionada.

Aba Cabeçalho:

Pedido: Número do pedido para a nota fiscal selecionada.
Dt Emissao: Data de emissão ou de geração da nota fiscal selecionada.
Situação: Situação atual da nota fiscal.
Situação Interna: Situação interna da nota fiscal selecionada. Utilização gerencial.
Tipo Nota: Tipo de nota para a nota fiscal selecionada.
Dt Saida: Data de previsão de saída da nota fiscal selecionada.
Dt Faturamento: Dt Faturamento: Data de faturamento da nota fiscal selecionada.
Dt Embarque: Data do embarque da nota fiscal selecionada.
Cliente ou Fornecedor: Cliente ou fornecedor da nota fiscal selecionada.
Consumidor Final: Informe "S - Sim" para informar que a nota fiscal selecionada é para consumidor final.
End. Entrega ou Local Prod.: Endereço de entrega ou local de produção para a nota fiscal selecionada.
Ord. Compra: Número da ordem de compra que a nota fiscal selecionada irá atender. Será sugerido conforme o pedido informado para a nota fiscal.
Representante: Código do representante para a nota fiscal selecionada.
% Comissao: Percentual de comissão para a nota fiscal selecionada.
Tab. Preço: Código da tabela de preço para a nota fiscal selecionada.
Nat. Operação: Natureza de Operação da nota fiscal selecionada.
Base Comissão: Base de cálculo das comissões da nota fiscal selecionada.
Centro Custo: Código o centro de custo para a nota fiscal selecionada.
Cond Pagto: Código da condição de pagamento para a nota fiscal selecionada.
Ord. Serviço: Ordem de serviço para a nota fiscal selecionada.
Banco: Código do banco para a nota fiscal selecionada.
Forma Pg: Forma de pagamento para a nota fiscal selecionada.
Transportadora: Código da transportadora responsável pelo frete para a nota fiscal selecionada.
Tp Frete: Tipo de frete para a nota fiscal selecionada.
Placa 1: Placa do veículo principal de transporte dos produtos da nota fiscal selecionada.
Placa 2: Placa do segundo veículo vinculado ao veículo principal de transporte dos produtos da nota fiscal selecionada.
Placa 3: Placa do terceiro veículo vinculado ao veículo principal de transporte dos produtos da nota fiscal selecionada.
Placa 4: Placa do quarto veículo vinculado ao veículo principal de transporte dos produtos da nota fiscal selecionada.
UF Placa: Estado da placa do veículo para a nota fiscal selecionada. Será sugerido conforme o pedido informado para a nota fiscal.
Motorista: Campo de texto livre para informar o nome do motorista do frete para a nota fiscal selecionada.
Redespacho: Código da transportadora para frete de redespacho para a nota fiscal selecionada.
Tp Frete Redespacho: Tipo de frete para redespacho da nota fiscal selecionada.
Frete Fardo: Valor do frete por fardo.
Frete Autônomo: Valor do frete autônomo.

Aba Itens - Produtos:
Se o lançamento da nota fiscal foi por pedido, os itens e seus valores serão mantidos conforme o pedido.
Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "Parte 4", campo Alterar Item NF proveniente Ped estiver preenchido com "N - Não", os itens do pedido serão lançados sem opção de alteração ou adição de novos itens.
Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Faturamento", subaba "Parte 4", campo Alterar Item NF Dev estiver preenchido com "N - Não", não serão permitidas as alterações de itens de notas geradas pelo programa Gerar Nota Fiscal de Devolução - Entrada.
Algumas colunas são informativas (sem opção de alteração), porém, se o tipo de nota informado na nota fiscal, em seu cadastro, Cadastro Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Gerais", possuir o campo Nota Especial preenchido com "S - Sim", será possível alterar as informações e cálculos feitos pelo sistema.

Clique no ícone para adicionar um item. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Produto: Código do produto para o item selecionado da nota fiscal.
Descrição Produto: Descrição do produto.
Unidade: Unidade do produto para o item selecionado da nota fiscal.
Peças: Quantidade de peças por item da nota fiscal. Consulte a configuração Calc. Qtd peças Pedido/NF para mais detalhes.
Quantidade: Quantidade de produtos para o item selecionado da nota fiscal.
Preço Unitário: Preço unitário do item selecionado da nota fiscal.
1º % Desconto, 2º % Desconto, 3º % Desconto, 4º % Desconto e 5º % Desconto: Primeiro ao quinto percentual de desconto para o item selecionado da nota fiscal.
Preço Unitário Líquido: Preço unitário líquido do item selecionado da nota fiscal.
Total: Preço total do item selecionado da nota fiscal.
Situação Tributária IPI: Situação tributária do IPI do produto para o item selecionado da nota fiscal.
Enquadramento IPI: Código de enquadramento do IPI para o item selecionado da nota fiscal.
Base IPI: Valor de base de cálculo do IPI para o item selecionado da nota fiscal.
% IPI: Percentual de IPI para o item selecionado da nota fiscal.
Valor IPI: Valor de IPI para o item selecionado da nota fiscal.
Isentas IPI ou Outras IPI: Valor isento de IPI ou outros valores de IPI para o item selecionado da nota fiscal.
Origem: Origem do produto para o item selecionado na nota fiscal.
Situação Tributária: Situação tributária do ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
% Red. ICMS: Percentual de redução de base de cálculo de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Val. Red. ICMS: Valor de redução de base de cálculo de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Base ICMS: Base de cálculo de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
% I.C.M.S.: Percentual de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Valor ICMS: Valor de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Isentas ICMS e Outras ICMS: Valor isento de ICMS ou outros valores de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
MVA ICMS-ST: Percentual de MVA para o cálculo da substituição tributária de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
% Red Base ST: Percentual de redução de base de cálculo de substituição tributária de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Base ICMS ST: Base de substituição tributária de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
% ICMS ST: Percentual de substituição tributária de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Valor ICMS Substituição Tributária: Valor de substituição tributária de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
MVA ICMS-DIFA: Percentual de MVA para o cálculo do diferencial de alíquota de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Base ICMS-DIFA: Base de cálculo do diferencial de alíquota de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
% ICMS-DIFA: Percentual de diferencial de alíquota de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
Valor ICMS-DIFA: Valor do diferencial de alíquota de ICMS para o item selecionado da nota fiscal.
% FCP UF Destino: Percentual do Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para o Estado de destino do item selecionado da nota fiscal.
Valor FCP UF Destino: Valor do Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para o Estado de destino do item selecionado da nota fiscal.
Situação Tributária PIS: Situação tributária do PIS para o item selecionado da nota fiscal.
Base PIS: Base de cálculo do PIS para o item selecionado da nota fiscal.
% PIS: Percentual de PIS para o item selecionado da nota fiscal.
Valor PIS: Valor do PIS para o item selecionado da nota fiscal.
Situação Tributária COFINS: Situação tributária da COFINS para o item selecionado da nota fiscal.
Base COFINS: Base de cálculo da COFINS para o item selecionado da nota fiscal.
% COFINS: Percentual da COFINS para o item selecionado da nota fiscal.
Valor COFINS: Valor da COFINS para o item selecionado da nota fiscal.
Estoque: Estoque de saída do item selecionado da nota fiscal.
Classificação Fiscal: Classificação fiscal do produto para o item selecionado da nota fiscal.
Natureza Operação: Natureza da Operação ou CFOP para o item da nota fiscal selecionada.
Lote: Lote para o item da nota fiscal selecionada. Tecle "F4" para consultar lotes existentes.
Dispositivo Legal: Código do dispositivo legal para o item selecionado da nota fiscal.
% Comissão: Percentual de comissão para o item selecionado da nota fiscal.
Número do Receituário: Número do receituário do item selecionado da nota fiscal, utilizado para agrotóxicos.
Cód Ben Fiscal: Código do benefício fiscal do item selecionado da nota fiscal.
% FCP: Percentual do fundo de combate a pobreza do item selecionado da nota fiscal.
Valor FCP: Valor do fundo de combate a pobreza do item selecionado da nota fiscal.


Aba Itens - Serviços:

Clique no ícone para adicionar um item. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Código Serviço: Código e descrição do serviço para o item selecionado da nota fiscal.
Complemento: Descrição complementar do serviços informado para o item selecionado da nota fiscal.
Unidade: Unidade do serviço para o item selecionado da nota fiscal.
Quantidade: Quantidade de serviços para o item selecionado da nota fiscal.
Preço Unitário: Preço unitário do serviço para o item selecionado na nota fiscal.
% Desconto: Percentual de desconto para o item selecionado da nota fiscal.
Total Item: Valor total do item selecionado da nota fiscal.
% I.S.S.: Percentual de ISSQN para o item selecionado da nota fiscal.
% Redução ISS: Percentual de redução de base de cálculo de ISSQN para o item selecionado da nota fiscal.
% Redução INSS: Percentual de redução de base de cálculo de INSS para o item selecionado da nota fiscal.
% Comissão: Percentual de comissão para o item selecionado da nota fiscal.

Aba Dados Complementares:

Disp. Legal ICMS: Código do dispositivo legal de ICMS para a nota fiscal selecionada.
Disp. Legal IPI: Código do dispositivo legal de IPI para a nota fiscal selecionada.
Qt Espécie: Quantidade total de produtos da nota fiscal selecionada.
Espécie: Espécie da nota fiscal selecionada.
Peso Líquido: Peso líquido dos produtos da nota fiscal selecionada.
Peso Bruto: Peso bruto dos produtos da nota fiscal selecionada.
Marca: Marca da espécie da nota fiscal selecionada.
Nr Espécie: Númeração dos volumes transportados da nota fiscal selecionada.
Observação: Observação da nota fiscal selecionada.
Observação Fisco: Observações destinadas à fiscalização da nota fiscal selecionada.
Observação Interna: Observações internas da nota fiscal selecionada.
ID NF-e: Chave de acesso da Nota Fiscal eletrônica da nota fiscal selecionada.
Vlr Frete: Valor do frete da nota fiscal selecionada.
Seguro: Valor do seguro da nota fiscal selecionada.
Vlr Outras Desp.: Valor de despesas acessórias da nota fiscal selecionada.
Desconto: Desconto da nota fiscal selecionada.

Aba Tributos subaba ICMS:

Redução ICMS: Percentual de redução de base de cálculo de ICMS. Informando um valor neste campo, será aplicado a todos os produtos lançados na nota fiscal este percentual de redução de base de cálculo de ICMS.
Val. Descto ICMS: Valor de desconto de ICMS da nota fiscal selecionada.
Base ICMS: Base de cálculo de ICMS da nota fiscal selecionada. É a soma da base de cálculo de ICMS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Base ICMS.
Vlr ICMS: Valor de ICMS da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de ICMS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Valor ICMS.
Isentas ICMS: Valor de isentas de ICMS da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de isentas de ICMS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Isentas ICMS.
Outras ICMS: Outros valores de ICMS da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de outras de ICMS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Outras ICMS.

Aba Tributos subaba ICMS ST:

Base: Base de cálculo de substituição tributária de ICMS da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de base de cálculo de substituição tributária de ICMS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Base ICMS ST.
Valor: Valor de cálculo de substituição tributária de ICMS da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de substituição tributária de ICMS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Valor ICMS Substituição Tributária.
FCP: Campo informativo do Fundo de Combate a Pobreza(FCP). É a soma do Valor do Fundo de Combate à Pobreza (FCP) de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Valor FCP.

Aba Tributos subaba Diferencial de Alíquota ICMS:

Base: Base de cálculo do diferencial de alíquota de ICMS da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de base de cálculo do diferencial de alíquota de ICMS de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Base ICMS-DIFA
Dif. Aliquota: Valor do diferencial de alíquota de ICMS reembolsado ao Governo Estadual do remetente da nota fiscal selecionada. É a soma do valor do diferencial de ICMS de reembolso de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Valor ICMS-DIFA.
FCP: Campo informativo do Fundo de Combate a Pobreza(FCP). É a soma do Valor do Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para o Estado de destino de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Valor FCP UF destino.

Aba Tributos subaba IPI:

Base IPI: Base de cálculo do IPI da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de base de cálculo do IPI de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Base IPI.
Vlr IPI: Valor do IPI da nota fiscal selecionada. É a soma do valor do IPI de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Valor IPI.
Isentas IPI: Valor de isentas do IPI da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de isentas do IPI de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Isentas IPI.
Outras IPI: Outros valores do IPI da nota fiscal selecionada. É a soma do valor de outras do IPI de todos os itens informados na aba Itens - Produtos, coluna Outras IPI.

Aba Tributos subaba PIS/COFINS:

PIS: Valor do PIS da nota fiscal selecionada.
COFINS: Valor da COFINS da nota fiscal selecionada.
Vlr Descto Imp. Federais: Valor dos descontos dos impostos federais da nota fiscal selecionada.

Aba Tributos subaba Serviço:

Base INSS: Valor de base de cálculo de INSS da nota fiscal selecionada.
INSS: Valor do INSS da nota fiscal selecionada.
CSLL: Valor do CSLL da nota fiscal selecionada.
IRRF: Valor do IRRF da nota fiscal selecionada.
ISS: Valor do ISSQN da nota fiscal selecionada.
FUNRURAL: Valor do Funrural da nota fiscal selecionada.

Aba Parcelas:
Aba responsável pela geração das duplicatas a receber da nota fiscal selecionada. As parcelas serão geradas conforme a condição de pagamento informada na aba Cadastro, campo Cond Pagto.

Clique no ícone para adicionar uma parcela à Nota Fiscal selecionada. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado
Número Dupl.: Número da duplicata selecionada.
Data Venc.: Data de vencimento da duplicata selecionada.
Valor: Valor da duplicata selecionada.
Indice: Índice (moeda) da duplicata selecionada.
Código Banco: Banco da duplicata selecionada.
Forma Pagto: Forma de pagamento da duplicata selecionada.

Clique no botão Atualizar Parcelas para atualizar os valores e parcelas conforme informações existentes na Nota Fiscal.

Verifique em a geração de parcela do Funrural para Notas Fiscais de entrada de grãos.

Aba Documento Referenciado:
Nesta aba, é possível informar os documentos referenciados à nota fiscal selecionada.

Clique no ícone para adicionar um documeto referenciado à Nota Fiscal selecionada. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Chave NFe: Chave da NF-e do documento referenciado selecionado.
Cliente: Cliente do documento referenciado selecionado.
Fornecedor: Fornecedor do documento referenciado selecionado.
Modelo NF: Modelo de Nota Fiscal do documento referenciado selecionado.
Série NF: Série do documento referenciado selecionado.
Numero NF: Número do documento referenciado selecionado.
Dt Emissao NF: Data de emissão do documento referenciado selecionado.

Seleção: Clique neste botão para abrir o programa auxiliar "Seleção Documento Referenciado" para selecionar notas conforme o tipo de documento referenciado. Botão habilitado somente se o tipo de nota, informado na aba "Cadastro", campo Tipo Nota possuir um tipo de nota que, em seu cadastro, Cadastro de Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", o campo Tipo Docto Referenciado esteja preenchido com "C - CT-e" ou "E - Entrada" ou "S - Saída".

Aba Comissão:
Nesta aba é possível gerar várias comissões a vários representantes.

Clique no ícone para adicionar uma comissão à Nota Fiscal selecionada. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Representante: Representante da comissão selecionada.
% Comissão: Percentual da comissão selecionada.

Aba Contabilizações:
Aba responsável pelas informações de contabilização da nota fiscal selecionada.

Após contabilizar, serão informadas as contabilizações em uma lista que contém as seguintes colunas:
Data: Coluna informativa da data da contabilização selecionada.
Débito: Coluna informativa da conta de débito da contabilização selecionada.
Crédito: Coluna informativa da conta de crédito da contabilização selecionada.
Valor: Coluna informativa do valor da contabilização selecionada.
Histórico: Coluna informativa do histórico da contabilização selecionada.

Aba Informações Complementares:
Aba com as informações complementares utilizadas que também serão contabilizadas.
Após a transmissão da NF-e, se o usuário estiver com situação "Denegada" e houver informações na aba "Informações Fiscais Complementares" do registro C195, serão excluídos os registros C195 e seus itens.

Clique no ícone para adicionar uma informação complementar à Nota Fiscal selecionada. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Código: Código do dispositivo legal da informação complementar selecionada.
Reg. Destino: Seleção do registro de destino da informação complementar selecionada, sendo "C110 - Informação complementar da nota fiscal" ou "C195 - Observações do lançamento fiscal".

Subaba C111 - Processo Referenciado:
Nesta subaba serão informados os registros "C111" para os registros "C110" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar um registro "C111". As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Processo: Código do processo do registro "C111" selecionado.
Origem Processo: Seleção da origem do processo do registro "C111" selecionado, sendo "0 - Sefaz", "1 - Justiça Federal", "2 - Justiça Estadual", "3 - Secex/SRF" ou "9 - Outros".

Subaba C112 - Documento de Arrecadação Referenciado:
Nesta subaba serão informados os registros "C112" para os registros "C110" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar um registro "C112". As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Mod. Doc. Arrecadação: Seleção do modelo do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado, sendo "0 - Documento estadual de arrecadação" ou "1 - GNRE".
UF Recolhimento: Estado do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Nº Doc. Arrecadação: Número do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Autenticação Bancária: Autenticação bancária do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Valor doc. Arrecadação: Valor do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Vencto Doc. Arrecadação: Data de vencimento do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.
Pgto doc. Arrecadação: Data de pagamento do documento utilizado para a arrecadação do registro "C112" selecionado.

Subaba C113 - Documento Fiscal Referenciado:
Nesta subaba serão informados os registros "C113" para os registros "C110" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar um registro "C113". As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Tipo Operação: Seleção do tipo de operação para o registro "C113" selecionado, sendo "0 - Entrada/aquisição" ou "1 - Saída/prestação".
Tipo Emitente: Seleção do tipo de emitente para o registro "C113" selecionado, sendo "0 - Emissão própria" ou "1 - Terceiros".
Participante: Participante do registro "C113" selecionado. Se na coluna Tipo Operação for informado "0 - Entrada/aquisição", deve ser informado um fornecedor, caso contrário, um cliente.
Modelo Docto: Modelo do documento para o registro "C113" selecionado.
Série Docto: Série do documento para o registro "C113" selecionado.
Subsérie docto: Subsérie do documento para o registro "C113" selecionado.
Nº Docto: Número do documento para o registro "C113" selecionado. Se na coluna Tipo Operação for informado "0 - Entrada/aquisição", deve ser informado uma Nota Fiscal de entrada, caso contrário, uma Nota Fiscal de saída.
Emissão docto: Data de emissão do documento para o registro "C113" selecionado.
Chave Doc.: Chave do documento para o registro "C113" selecionado.

Subaba C197 - Outras Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações de Valores Provenientes do Documento Fiscal:
Nesta subaba serão informados os registros "C197" para os registros "C195" lançados na aba C110 - Informações Complementares da Nota Fiscal/C195 - Observações do Lançamento Fiscal.
Clique no ícone para adicionar uma observação do lançamento fiscal à Nota Fiscal selecionada. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar ou excluir o item selecionado.
Ajuste: Código do ajuste do registro "C195" selecionado.
Desc. Complementar: Descrição complementar do registro "C195" selecionado.
Produto: Produto do registro "C195" selecionado.
Base ICMS/ST: Base de ICMS de Substituição Tributária do registro "C195" selecionado.
Alíq. ICMS/ST: Percentual de ICMS de Substituição Tributária do registro "C195" selecionado.
Valor ICMS/ST: Valor de ICMS de Substituição Tributária do registro "C195" selecionado.
Outros Valores: Outros valores do registro "C195" selecionado.

Aba Movimentos Estoque:
Aba que lista os movimentos de estoque da nota fiscal selecionada (caso já tenha sido emitido o boletim de embarque).

Será mostrada uma lista que contém as seguintes colunas:
Data: Coluna informativa da data do movimento selecionado.
Produto: Coluna informativa do código e da descrição do produto para o movimento selecionado.
Estoque: Coluna informativa do código e da descrição do estoque para o movimento selecionado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade movimentada para o movimento selecionado.
Valor Unitário: Coluna informativa do valor unitário do movimento selecionado.
Valor: Coluna informativa do valor total do movimento selecionado.
Tipo: Coluna informativa do tipo de movimento para o movimento selecionado, sendo "S", para saída ou "E" para entrada.
Sequência: Coluna informativa do sequencial do movimento selecionado.

Aba Exportação/Importação:

Agrupador Exportação:
Local Embarque: Código do local de embarque da nota fiscal selecionada. Normalmente um porto ou aeroporto de exportação.
Condição Venda: Seleção do tipo de condição de venda de exportação da nota fiscal selecionada.
Despesas Origem: Valores de despesa da origem (exportação) da nota fiscal selecionada.
Frete Internacional: Valor de frete internacional da nota fiscal selecionada.
Seguro Internacional: Valor de seguro internacional da nota fiscal selecionada.
Despesas Destino: Valores de despesa de destino (importação) da nota fiscal selecionada.
Nr. RUC Due: Código RUC da exportação da nota fiscal selecionada.
Data BL/CRT: Data do boletim marítimo (bill of lading) ou do Conhecimento de Transporte Rodoviário da nota fiscal selecionada.

Agrupador Importação:
Data desembaraço: Data em que ocorreu o desembaraço da importação para a nota fiscal selecionada.
Local de desembaraço: Local de desembaraço da importação para a nota fiscal selecionada. Normalmente um porto ou aeroporto de importação.
Nr do Documento de Importação: Número do documento de importação para a nota fiscal selecionada.

Aba Históricos:
Histórico de alterações da nota fiscal selecionada.

Clique no botão para adicionar um novo histórico. As informações são lançadas diretamente na lista que possui as seguintes colunas:
Ações: Opções de salvar e de excluir o registro selecionado.
Sequência: Coluna informativa do número sequencial do histórico selecionado.
Data: Coluna informativa da data e hora do histórico selecionado.
Usuário: Coluna informativa do usuário que efetuou a alteração para o histórico selecionado.
Histórico: Descrição das alterações do histórico selecionado.

Rodapé:

Total Quantidade: Quantidade total de produtos da nota fiscal selecionada.
Total Produtos: Valor total dos produtos da nota fiscal selecionada.
Total Serviços: Valor total dos serviços da nota fiscal selecionada.
Total: Valor total da nota fiscal selecionada.
Total Parcelas: Valor total das duplicatas da nota fiscal selecionada, que é a soma dos valores da coluna Valor, da aba Parcelas.



Outras informações importantes sobre este programa:

Para notas de faturamento antecipado, caso a nota possuir valores de IPI ao gerar o pedido de entrega futura que possua o tipo de nota em seu cadastro, Cadastro de Tipo de Nota, aba "Cadastro", subaba "Definições Fiscais", o campo IPI preenchido com "N", o valor do IPI será lançado no Cadastro de Pedido, aba "Dados", campo Vlr Despesas Acessórias.