Para que seja possível imprimir este relatório, é necessário que o Cadastro de Relatório possua um relatório com o recurso "impOrdemProducao" existente no sistema.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "1 - Cadastrada" ou "3 - OP Gerada".
Caso houverem mais itens na ordem de produção, todos os itens serão iniciados.

Será mostrado um programa auxiliar para informar os dados da inicialização da produção.

Data Inicial: Data de início da produção para a ordem de produção selecionada.
Hora Inicial: Hora de início da produção para a ordem de produção selecionada.

Sim: Confirmar o início da ordem de produção selecionada. Será gravado "2 - Necessidade Calculada" na situação da ordem de produção.
Não: Cancelar o início da ordem de produção selecionada.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada".

Ao clicar neste botão, será aberto o programa auxiliar "Apontamento Consumo" para informar os dados do apontamento de consumo da produção.

Gravar: Gravar os consumos existentes no agrupador "Apontamento", lista de consumos.
Fechar: Cancelar o apontamento de consumo e encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Ordem Produção: Neste agrupador serão informados o número da ordem de produção, o produto e o número da revisão da ficha técnica do produto, selecionados para o apontamento de produção.
Balança: Informe a balança para integração de captura de peso com o sistema. A captura do peso é feita através da função "F4" no agrupador "Apontamento", campo Quantidade.

Agrupador Apontamento:
Box: Box de saída da matéria-prima. Onde se encontra o produto a ser consumido. Obrigatório conforme o tipo de movimento.
Coluna: Coluna de saída da matéria-prima. Onde se encontra o produto a ser consumido. Obrigatório conforme o tipo de movimento.
Funcionário: Funcionário que está efetuando o apontamento selecionado.
Turno: Turno que está sendo feito o apontamento selecionado.
Equipamento: Equipamento do apontamento selecionado. Será sugerido o equipamento informado na ordem de produção.
Rateio: Seleção que indica se rateia ou não o consumo selecionado, sendo "S - Sim" ou "N - Não".
Lote: Lote do apontamento selecionado.

Agrupador Múltiplos Funcionários:
Habilitado se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", possuir o campo Apontamento com Múltiplos Funcionários preenchido com "S - Sim". Este agrupador permite informar vários funcionários envolvidos nos processos de apontamento de consumo.
Clique no botão para adicionar um funcionário ao apontamento de consumo. O funcionário é preenchido diretamente na lista.

Código Barras: Código de barras do movimento de estoque do produto para lançamento do apontamento selecionado. A leitura é feita pelo código que é gerado pelo programa Gerar Etiqueta Agrupado. Se o produto informado possuir em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "definições", subaba "Gerais", o campo "Bloqueia consumo sem Cod. Barras" preenchido com "S", não será permitido incluir o consumo deste produto sem ser por código de barras. É possível ler códigos de barras que possuam mais de um produto e, após confirmar a quantidade do primeiro produto, será possível confirmar as quantidades dos produtos seguintes.
Produto: Produto para lançamento do apontamento selecionado. Será informado o produto conforme o código de barras lançado.
Unidade: Unidade de lançamento do produto do apontamento selecionado. Será informada a unidade conforme o código de barras lançado.
Quantidade: Quantidade que será utilizada para o apontamento selecionado. Será informada a quantidade conforme o código de barras lançado. Se houver integração com uma balança, pode ser feita a captura do peso, através da tecla "F4". Será sugerida a quantidade de acordo com a quantidade necessária, com base na ficha técnica, diminuído da quantidade já lançada. Se houver saldo suficiente no movimento de produto informado pela etiqueta, será informado o valor restante a consumir, caso contrário, apenas a quantidade restante do saldo. Esta sugestão só será realizada se no Cadastro de Setor, o campo "Tipo consumo" estiver preenchido com "1 - Sugere".
Tipo Consumo: Seleção do tipo de consumo para o apontamento selecionado, sendo "P - Produção" e "R - Retrabalho".

Adicionar: Adicionar o produto no apontamento de consumo conforme os campos acima informados. Até este momento ainda não foi gerado o apontamento, pois é necessário clicar em Gravar para gravar os consumos existentes na lista abaixo. A lista contém as seguintes colunas:
Ação: Ação de excluir o apontamento de consumo selecionado.
Produto: Coluna informativa do produto do apontamento de consumo selecionado.
Nível 1: Coluna informativa do nível 1 do produto do apontamento de consumo selecionado.
Unidade: Coluna informativa da unidade do produto do apontamento de consumo selecionado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade do apontamento de consumo selecionado.

Agrupador Ficha Técnica/Apontamentos Realizados: Neste agrupador é informada a lista das matérias-primas/produtos existentes na ficha técnica do produto para a ordem de produção selecionada e também as matérias-primas/produtos já apontadas.
Tipo Consumo: Seleção do tipo de consumo a considerar na lista de matérias-primas ou produtos apontados ou a apontar, sendo "P - Produção" e "R - Retrabalho".
A lista contém as seguintes colunas:
Ações:

Insere o produto no consumo: Ação de inserir o produto no consumo. Utilize esta função para selecionar o consumo de forma rápida, sendo informada a quantidade total a consumir no campo Quantidade.

Reprocesso: Ação de gerar reprocesso.

Produto: Coluna informativa do produto da ficha técnica informada.
Quantidade Prevista: Coluna informativa da quantidade da ficha técnica informada.
Quantidade Realizada: Coluna informativa da quantidade já apontada do produto informado.

Agrupador Totais:
Total Realizado: Campo informativo da quantidade total já apontada, conforme soma dos valores existentes na coluna Quantidade Realizada.

Será feito o movimento de estoque dos produtos conforme a ficha técnica do produto da ordem de produção se este produto possuir em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Gerais", o campo Bx Est Ficha Técnica preenchido com "P - Produção".

Será respeitada a revisão de ficha técnica informada na Ordem Produção ao efetuar a baixa de componentes.

Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", campo Imprimir Etiqueta Consumo preenchido com "S", será impresso uma etiqueta com a saldo atualizado para o mesmo colar em seu pallet.

Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Estoque", subaba "Parte 1", o campo Aviso estoque abaixo do mínimo estiver preenchido com "R - Requisição" e o movimento gerar um estoque abaixo do mínimo ao gerar o movimento de consumo, será gerada uma requisição de compra com a quantidade conforme o estoque máximo informado no cadastro do produto (o estoque máximo deve ser maior que o mínimo no cadastro do produto) e será enviado e-mail da requisição de compra para o comprador.

Se no agrupador "Apontamento", possuir um equipamento informado no campo "Equipamento", que em seu cadastro, Cadastro de Equipamento, aba "Cadastro", o campo "Centro de Custo" estiver preenchido, este centro de custo será sugerido no movimento de produto, Movimento Produto , campo "Centro de Custo".

Normalmente todos os consumos apontados são rateados entre todos os produtos existentes na ordem de produção. Este campo serve para informar "N" e indicar que os apontamentos de consumo que serão realizados naquele momento serão exclusivos do produto da ordem de produção.
Exemplo:
Supondo que em uma determinada ordem de produção existam 3 produtos que serão produzidos. Então são gerados apontamentos em um ou mais produtos, que somados, dá 31; em cada matéria-prima. Será rateado proporcionamente para cada produto produzido esta quantidade de forma que o produto com mais quantidade tenha mais consumo.

Porém agora há o consumo de duas matérias-primas não devem ratear, ou seja, devem participar do consumo exclusivo do "Produto B".


Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "Chão de Fábrica", campo Gravar N° OP Como Nível 1 preenchido com "S - Sim" e o produto utilizar nível 1, será sugerido no campo "Nível 1" a descrição da ordem de produção no nível. Se o campo Gravar N° OP Como Nível 1 estiver preenchido com "D - Data Validade" e o produto utilizar nível 1, será sugerido no campo "Nível 1" a data de validade da ordem de produção no nível. E, se o campo Gravar N° OP Como Nível 1 estiver preenchido com "P - Data de Produção", e o produto utilizar nível 1, será sugerido no campo "Nível 1" a data de produção da ordem de produção no nível.

Este campo é habilitado se o produto que está sendo produzido possuir em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Gerais", o campo Nível 1 preenchido e a descrição do nível 1 do produto será a descrição deste campo.
Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "Chão de Fábrica", campo Gravar N° OP Como Nível 1 preenchido com "S - Sim" e o produto utilizar nível 1, será sugerido no campo "Nível 1" a descrição da ordem de produção no nível. Se o campo Gravar N° OP Como Nível 1 estiver preenchido com "D - Data Validade" e o produto utilizar nível 1, será sugerido no campo "Nível 1" a data de validade da ordem de produção no nível. E, se o campo Gravar N° OP Como Nível 1 estiver preenchido com "P - Data de Produção", e o produto utilizar nível 1, será sugerido no campo "Nível 1" a data de produção da ordem de produção no nível.

Este botão é habilitado se o produto da ficha técnica possuir em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Cadastro", o campo Tipo preenchido com "3 - Produto em Elaboração".
Ao executar o reprocesso, será aberto o programa auxiliar "Reprocesso" para informar os dados do reprocesso.

Gravar: Gravar o reprocesso. Será gerado o movimento de entrada com o tipo de movimento informado nos parâmetro de estoque, para reduzir o consumo, pois o consumo será feito no total e depois devolvido o que será reprocessado. Será criada uma nova ordem de produção, com o produto que foi selecionado, a quantidade, observação, o equipamento que foi informado e o tipo "R - Reprocesso".
Cancelar: Cancelar o reprocesso e encerrar este programa auxiliar.

Quantidade: Quantidade do reprocesso selecionado.
Equipamento: Equipamento do reprocesso selecionado.
Funcionário: Funcionário do reprocesso selecionado.
Turno: Turno do reprocesso selecionado.
Observação: Observações gerais do reprocesso selecionado.

Importante! Ao efetuar apontamentos na ordem de produção com tipo "R - Reprocesso", o sistema grava na tabela de movimento, somente os apontamentos de consumo, os outros apontamentos são gravados somente na tabela de apontamentos.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada" e se houverem apontamentos de consumo registrados na ordem de produção (a menos que esteja configurado para efetuar a baixa automática de componentes).

Será aberto o programa auxiliar "Apontamento Produção" para informar os dados do apontamento de produção.

Gravar: Gravar o apontamento de produção.
Fechar: Cancelar o apontamento de produção e encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Ordem Produção: Este agrupador irá mostrar as informações do número da ordem de produção selecionada e o código e descrição do produto da ordem de produção selecionada para efetuar o apontamento de produção. Será mostrado também os níveis existentes para o produto, informado na ordem de produção do item selecionado, caso houver.
Tipo: Seleção do tipo de apontamento de produção que será feito, sendo "Produção", "Refugo", "Descarte" ou "Retrabalho".
Balança: Informe a balança para integração de captura de peso com o sistema. A captura do peso é feita através da função "F4" no campo Quantidade para produção, refugo e descarte.
IP Impressora RFID: Informe o IP de localização da impressora de RFID (Radio-Frequency Identification).

Agrupador Apontamento Produção:
Agrupador habilitado quando, no agrupador Ordem Produção, campo Tipo, estiver selecionado "Produção".

Nível: Nível 1 do produto do apontamento selecionado.
Quantidade Movto: Quantidade de movimento do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada. Caso preenchido, será gerada a quantidade de apontamentos que foi informado nesse campo de forma agrupada. Exemplo: se informar a quantidade 200 e, nesse campo, informar 90, será gerado um movimento de 18.000,00 quantidades.
Quantidade: Quantidade do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada. Se houver integração com uma balança, pode ser feita a captura do peso, através da tecla "F4".
Unidade: Unidade do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Quantidade Carros: Quantidade de carros do apontamento para a ordem de produção selecionada. São carrinhos utilizados para transporte dos produtos que estão sendo produzidos de um setor ao outro.
Movimenta Estoque: Seleção que indica se o apontamento do produto para a ordem de produção selecionada movimenta ou não estoque, sendo "S - Sim" ou "N - Não".
Box: Box de saída do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada (será obrigatório conforme o tipo de movimento).
Coluna: Coluna de saída do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada (será obrigatório conforme o tipo de movimento).
Funcionário: Funcionário do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Turno: Turno do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada. Será sugerido o turno conforme o horário informado no campo Data/Hora Movto para os horários informados no programa Turno, aba "Horários".
Equipamento: Equipamento do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada. Será sugerido o equipamento informado na ordem de produção.
Seção: Seção do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Lote: Lote do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Data/Hora Movto: Data e hora do movimento do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Data/Hora Validade: Data e hora de validade do produto para a ordem de produção selecionada. Será sugerido o valor da soma da quantidade de dias de validade, presente no Cadastro de Produto, aba "Definições", subaba "Gerais", campo Dias Validade, sobre a data e hora de movimento (campo anterior).

Agrupador Múltiplos Funcionários:
Habilitado se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", possuir o campo Apontamento com Múltiplos Funcionários preenchido com "S - Sim". Este agrupador permite informar vários funcionários envolvidos nos processos de apontamento de consumo.
Clique no botão para adicionar um funcionário ao apontamento de consumo. O funcionário é preenchido diretamente na lista.

Agrupador Apontamentos Realizados:
Neste agrupador será visualizada uma lista dos apontamentos de produção já realizados para a ordem de produção selecionada. A lista contém as seguintes colunas:
Ações: Ação de imprimir a etiqueta do produto produzido selecionado.
Sequência: Coluna informativa do número sequencial da produção selecionada.
Data: Coluna informativa da data da produção selecionada.
Produto: Coluna informativa do produto produzido da produção selecionada.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade produzida da produção selecionada.
Unidade: Coluna informativa da unidade do produto da produção selecionada.
Turno: Coluna informativa do turno da produção selecionada.
Funcionário: Coluna informativa do funcionário da produção selecionada.
Lote: Coluna informativa do lote da produção selecionada.

Regras ao apontar produções:
Ao apontar a produção de um item que possua componentes e que no Cadastro de Empresa, aba "Configurações do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", possua o campo Baixa Compon. Cad. Prod. Plas preenchido com:

V - Visualiza a baixa de componentes: é aberto um programa auxiliar com os componentes e as quantidades que devem ser confirmadas a serem baixadas.

S - Baixa Componentes: serão baixados os componentes conforme as quantidades existentes em sua ficha técnica automaticamente.

N - Não Baixa Componentes: Não serão baixados os componentes.

Ao apontar a produção de um produto que possua o nível 1, se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "Chão de Fábrica", o campo "Gravar Nº OP Como Nível 1" estiver preenchido com "D-Data de Validade", será gravado no nível 1 do produto o valor existente no campo Data/Hora Validade (se estiver preenchido).

Agrupador Apontamento Refugo:
Agrupador habilitado quando, no agrupador Ordem Produção, campo Tipo, estiver selecionado "Refugo".

Produto: Produto de refugo do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada. Ao pesquisar um produto, serão listados somente os produtos que possuam em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Cadastro", o campo "Classificação" preenchidos com "R - Refugo".
Quantidade: Quantidade de refugo do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Funcionário: Funcionário do apontamento de refugo do produto para a ordem de produção selecionada.
Turno: Turno do apontamento de refugo do produto para a ordem de produção selecionada.
Defeito: Defeito do apontamento de refugo do produto para a ordem de produção selecionada.
Equipamento: Equipamento do apontamento de refugo do produto para a ordem de produção selecionada. Será sugerido o equipamento informado na ordem de produção.
Seção: Seção do apontamento de refugo do produto para a ordem de produção selecionada.
Data Movto: Data de movimento do apontamento de refugo do produto para a ordem de produção selecionada.

Adicionar: Adicionar o apontamento de refugo do produto para a ordem de produção selecionada. Os refugos adicionados serão mostrados em uma lista que contém as seguintes colunas:
Produto: Coluna informativa do código e descrição do produto de refugo informado.
Unidade: Coluna informativa da unidade do produto de refugo informado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade do produto de refugo informado.
Defeito: Coluna informativa do defeito do produto de refugo informado.

Agrupador Múltiplos Funcionários:
Habilitado se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", possuir o campo Apontamento com Múltiplos Funcionários preenchido com "S - Sim". Este agrupador permite informar vários funcionários envolvidos nos processos de apontamento de refugo.
Clique no botão para adicionar um funcionário ao apontamento de refugo. O funcionário é preenchido diretamente na lista.

Agrupador Apontamentos Realizados:
Neste agrupador será visualizada uma lista dos apontamentos de refugo de produção já realizados para a ordem de produção selecionada. A lista contém as seguintes colunas:
Ações: Ação de imprimir a etiqueta do produto refugado selecionado.
Sequência: Coluna informativa do número sequencial da produção refugada selecionada.
Data: Coluna informativa da data da produção refugada selecionada.
Produto: Coluna informativa do produto da produção refugada selecionada.
Defeito: Coluna informativa do defeito da produção refugada selecionada.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade da produção refugada selecionada.
Unidade: Coluna informativa da unidade da produção refugada selecionada.
Turno: Coluna informativa do turno da produção refugada selecionada.
Funcionário: Coluna informativa do funcionário da produção refugada selecionada.
Lote: Coluna informativa do lote da produção refugada selecionada.

Regras ao apontar refugos:
Para os refugos, será utilizado o tipo de movimento de estoque informado no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Estoque", subaba "Parte 1", campo Movimento Refugo PCP.

Ao apontar a produção, será validado se o setor informado, possuir em seu cadastro Cadastro de Setor, aba "Dados", o campo Tipo Bloqueio OP preenchido com "C - Fórmula cálculo". Se estiver, será acrescentado o percentual de tolerância ao total do refugo, existente também no Cadastro de Setor, aba "Dados", no campo % Tolerância Finalizar OP. Caso for maior que a tolerância suportada, será bloqueada a finalização da ordem de produção. O cálculo será este:
((Quantidade produzida + quantidade apontamento + refugo(em BR)) * (média ponderada dos últimos 4 apontamentos de acompanhamentos da OP / 1000)) + Refugo(em KG)
O resultado desse calculo é a quantidade de kilos que deve ser apontado no refugo. Caso a quantidade de refugo for menor, não será gravado o apontamento, emitindo uma mensagem ao usuário. Pode haver refugo maior que a produção.

Se o setor possuir em seu cadastro, Cadastro de Setor, aba "Dados", o campo Tipo Bloqueio OP preenchido com "F - Ficha Técnica", será calculado de acordo com a ficha técnica do produto a produzir, o consumo que deveria estar na ordem de produção para quantidade ja produzida somada à quantidade que esta sendo apontada somada à quantidade de refugo, respeitando a tolerância informada na ficha técnica. Caso a quantidade de consumo for menor, não será gravado o apontamento, emitindo uma mensagem ao usuário.

Agrupador Apontamento Descarte:
Agrupador habilitado quando, no agrupador Ordem Produção, campo Tipo, estiver selecionado "Descarte".

Produto: Produto de descarte do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada. Ao pesquisar um produto, serão listados somente os produtos que possuam em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Cadastro", o campo "Classificação" preenchidos com "S - Descarte"; ou componentes da ficha técnica do produto de produção; ou itens que foram consumidos na ordem de produção não previsto na ficha técnica.
Quantidade: Quantidade de descarte do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Funcionário: Funcionário do apontamento de descarte do produto para a ordem de produção selecionada.
Turno: Turno do apontamento de descarte do produto para a ordem de produção selecionada.
Defeito: Defeito do apontamento de descarte do produto para a ordem de produção selecionada.
Equipamento: Equipamento do apontamento de descarte do produto para a ordem de produção selecionada. Será sugerido o equipamento informado na ordem de produção.
Seção: Seção do apontamento de descarte do produto para a ordem de produção selecionada.
Data Movto: Data de movimento do apontamento de descarte do produto para a ordem de produção selecionada.

Adicionar: Adicionar o apontamento de descarte do produto para a ordem de produção selecionada. Os descartes adicionados serão mostrados em uma lista que contém as seguintes colunas:
Produto: Coluna informativa do código e descrição do produto de descarte informado.
Unidade: Coluna informativa da unidade do produto de descarte informado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade do produto de descarte informado.
Defeito: Coluna informativa do defeito do produto de descarte informado.

Agrupador Múltiplos Funcionários:
Habilitado se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", possuir o campo Apontamento com Múltiplos Funcionários preenchido com "S - Sim". Este agrupador permite informar vários funcionários envolvidos nos processos de apontamento de descarte.
Clique no botão para adicionar um funcionário ao apontamento de descarte. O funcionário é preenchido diretamente na lista.

Agrupador Apontamentos Realizados:
Neste agrupador será visualizada uma lista dos apontamentos de descarte de produção já realizados para a ordem de produção selecionada. A lista contém as seguintes colunas:
Ações: Ação de imprimir a etiqueta do produto descartado selecionado.
Sequência: Coluna informativa do número sequencial da produção descartada selecionada.
Data: Coluna informativa da data da produção descartada selecionada.
Produto: Coluna informativa do produto da produção descartada selecionada.
Defeito: Coluna informativa do defeito da produção descartada selecionada.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade da produção descartada selecionada.
Unidade: Coluna informativa da unidade da produção descartada selecionada.
Turno: Coluna informativa do turno da produção descartada selecionada.
Funcionário: Coluna informativa do funcionário da produção descartada selecionada.
Lote: Coluna informativa do lote da produção descartada selecionada.

Agrupador Apontamento Retrabalho:
Agrupador habilitado quando, no agrupador Ordem Produção, campo Tipo, estiver selecionado "Retrabalho".

Quantidade: Quantidade de retrabalho do apontamento do produto para a ordem de produção selecionada.
Funcionário: Funcionário do apontamento de retrabalho do produto para a ordem de produção selecionada.
Turno: Turno do apontamento de retrabalho do produto para a ordem de produção selecionada.
Defeito: Defeito do apontamento de retrabalho do produto para a ordem de produção selecionada.
Equipamento: Equipamento do apontamento de retrabalho do produto para a ordem de produção selecionada. Será sugerido o equipamento informado na ordem de produção.
Seção: Seção do apontamento de retrabalho do produto para a ordem de produção selecionada.

Agrupador Múltiplos Funcionários:
Habilitado se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", possuir o campo Apontamento com Múltiplos Funcionários preenchido com "S - Sim". Este agrupador permite informar vários funcionários envolvidos nos processos de apontamento de retrabalho.
Clique no botão para adicionar um funcionário ao apontamento de retrabalho. O funcionário é preenchido diretamente na lista.

Agrupador Apontamentos Realizados:
Neste agrupador será visualizada uma lista dos apontamentos de retrabalho de produção já realizados para a ordem de produção selecionada. A lista contém as seguintes colunas:
Ações: Ação de imprimir a etiqueta do produto de retrabalho selecionado.
Sequência: Coluna informativa do número sequencial da produção de retrabalho selecionada.
Data: Coluna informativa da data da produção de retrabalho selecionada.
Produto: Coluna informativa do produto da produção de retrabalho selecionada.
Defeito: Coluna informativa do defeito da produção de retrabalho selecionada.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade da produção de retrabalho selecionada.
Unidade: Coluna informativa da unidade da produção de retrabalho selecionada.
Turno: Coluna informativa do turno da produção de retrabalho selecionada.
Funcionário: Coluna informativa do funcionário da produção de retrabalho selecionada.
Lote: Coluna informativa do lote da produção de retrabalho selecionada.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada".

Será aberto o programa auxiliar "Apontamento Devolução Consumo" para informar os dados do apontamento de devolução de consumo da produção.

Gravar: Gravar os apontamentos de devolução de consumo.
Pesquisar: Visualizar a lista de apontamentos de consumo realizados conforme os campos informados no agrupador "Apontamentos Realizados".
Fechar: Cancelar o apontamento de devolução de consumo e encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Ordem Produção: Neste agrupador serão informados o número da ordem de produção e o produto selecionados para o apontamento de produção.

Agrupador Apontamentos Realizados:
Funcionário: Funcionário a considerar no apontamento de devolução de consumo.
Turno: Turno a considerar no apontamento de devolução de consumo.
Produto: Produto(s) a considerar ou desconsiderar na lista de apontamentos realizados.
Exceto tipo P: Campo que, se marcado, irá desconsiderar na lista de apontamentos realizados apenas apontamentos com o tipo "P - Produção".

Após informar os campos acima, clique em Pesquisar para visualizar os apontamentos de consumo existentes em uma lista que contém as seguintes colunas:
Data: Coluna informativa da data do apontamento de consumo selecionado.
Produto: Coluna informativa do produto do apontamento de consumo selecionado.
Nível 1: Coluna informativa do nível 1 do produto do apontamento de consumo selecionado.
Nível 2: Coluna informativa do nível 2 do produto do apontamento de consumo selecionado.
Nível 3: Coluna informativa do nível 3 do produto do apontamento de consumo selecionado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade do apontamento de consumo selecionado.
Qtdade Devolvida: Coluna informativa da quantidade já devolvida do apontamento de consumo selecionado.
Nível 1 Devolução: Coluna informativa do nível 1 do apontamento de devolução existente para o apontamento de consumo selecionado.
Qt à Devolver: Quantidade a devolver para o apontamento de consumo selecionado.

Agrupador Devoluções Realizadas:
Lista de devoluções existentes que contém as seguintes colunas:
Ações: Ação de imprimir a etiqueta do apontamento de devolução selecionado.
Data: Coluna informativa da data do apontamento de devolução selecionado.
Produto: Coluna informativa do código e descrição do produto do apontamento de devolução selecionado.
Nível 1: Coluna informativa do nível 1 do produto do apontamento de devolução selecionado.
Nível 2: Coluna informativa do nível 2 do produto do apontamento de devolução selecionado.
Nível 3: Coluna informativa do nível 3 do produto do apontamento de devolução selecionado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade do apontamento de devolução selecionado.
Unidade: Coluna informativa da unidade do apontamento de devolução selecionado.
Turno: Coluna informativa do turno do apontamento de devolução selecionado.
Funcionário: Coluna informativa do funcionário do apontamento de devolução selecionado.

Regras ao apontar devoluções:
No Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Comercial", subaba "Estoque", campo Movimento Devolução deve ser preenchido com o tipo de movimento para a devolução de consumo.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada".

Será aberto o programa auxiliar "Acompanhamento Produção" para informar os dados do apontamento de acompanhamento da produção.

Gravar: Gravar o apontamento de acompanhamento. Serão validadas as informações de peso e comprimento conforme o percentual de tolerância informado no setor.
Fechar: Cancelar o apontamento de acompanhamento e encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Ordem Produção: Neste agrupador serão informados o número da ordem de produção, o código e descrição do produto e o peso teórico do produto.

Agrupador Acompanhamento:
Funcionário: Funcionário do apontamento de acompanhamento.
Turno: Turno do apontamento de acompanhamento.
Peso: Peso do produto no momento do apontamento de acompanhamento.
Comprimento: Comprimento do produto no momento do apontamento de acompanhamento.
Densidade: Densidade do produto no momento do apontamento de acompanhamento.
Temperatura: Temperatura do produto no momento do apontamento de acompanhamento.

Abaixo dos campos há uma lista dos apontamentos de acompanhamento existentes para a ordem de produção selecionada. A lista contém as seguintes colunas:
Funcionário: Coluna informativa do funcionário do apontamento de acompanhamento selecionado.
Produto: Coluna informativa do código e descrição do apontamento de acompanhamento selecionado.
Horário: Coluna informativa da data e hora do apontamento de acompanhamento selecionado.
Comprimento: Coluna informativa do comprimento do apontamento de acompanhamento selecionado.
Peso: Coluna informativa do peso do apontamento de acompanhamento selecionado.
Densidade: Coluna informativa da densidade do apontamento de acompanhamento selecionado.
Temperatura: Coluna informativa da temperatura do apontamento de acompanhamento selecionado.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada".

Será aberto o programa auxiliar "Apontamentos Setor" para informar os dados do apontamento no setor de produção.

Gravar: Gravar o apontamento de setor.
Fechar: Cancelar o apontamento de setor e encerrar este programa auxiliar.

As informações podem ser adicionadas no programa Ordem Produção, na aba "Apontamento Setor", ou preenchidas clicando no botão , para adicionar os apontamentos do setor, que contém as seguintes colunas:
Ações: Ações de salvar e de excluir o registro selecionado.
Setor: Setor do apontamento selecionado.
Data/Hora Inicial: Data e hora de início do movimento no setor para o apontamento selecionado.
Data/Hora Final: Data e hora final do movimento no setor para o apontamento selecionado.
Quantidade Produzida: Quantidade produzida no setor para o apontamento selecionado.
Quantidade Perda: Quantidade de perda para o apontamento selecionado.

Acima da lista de apontamentos há a informação da ordem de produção que está sendo apontada.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada".

Será aberto o programa auxiliar "Parada Ordem Produção" para informar os dados da parada da ordem de produção.

Gravar: Gravar a parada da ordem de produção. Será gravado "3 - OP Gerada" na situação da ordem de produção.
Fechar: Cancelar a parada e encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Ordem Produção: Neste agrupador serão informados o número da ordem de produção e o código e descrição do produto.

Agrupador Parada:
Tipo Parada: Tipo de parada da ordem de produção. É necessário informar no campo ao lado, as observações gerais de motivo da parada.
Data Inicial: Data inicial da parada da ordem de produção.
Hora Inicial: Hora inicial da parada da ordem de produção.
Data Final: Data final da parada da ordem de produção.
Hora Final: Hora final da parada da ordem de produção.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada".

Será aberto o programa auxiliar "Finalizar ordem produção" para informar os dados da finalização da produção.

Data Final: Data de término da produção para a ordem de produção selecionada.
Hora Final: Hora de término da produção para a ordem de produção selecionada.

Sim: Confirmar o término da ordem de produção selecionada. Será gravado "4 - Produzido" na situação da ordem de produção.
Não: Cancelar o término da ordem de produção selecionada.

Regras finalizar produções:
Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", campo Finalizar Ordem Producao por Item preenchido com "S", ao finalizar a ordem de produção, será finalizado apenas o item selecionado; caso contrário será finalizada toda a ordem de produção.

Se algum item da ficha técnica não foi baixado, será emitida uma mensagem questionando ao usuário para confirmação do encerramento da ordem de produção.

Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", o campo Bloqueia Encerrar OP sem Inspeção estiver preenchido com "S - Sim", será verificado se houve ou não a geração da inspeção, pelo botão Lançar Inspeção da lista de ordens de produção. Se não possuir inspeção, não será possível finalizar a ordem de produção.

Se no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", campo Ratear Consumo Finalização OP preenchido com "N - Não", ao gerar o movimento de estoque de consumo, será sugerido o produto fabricado igual ao item selecionado na lista para apontar o consumo.
Se estiver "S - Sim" e a ordem de produção possuir mais de um item (produto), ao finalizar a ordem de produção os consumos serão rateados proporcionalmente a estes itens.

Esta função será habilitada somente se a situação atual da ordem de produção, em seu cadastro, Ordem Produção, aba "Cadastro", possuir o campo Status preenchido com "2 - Necessidade Calculada".

Para que seja possível imprimir este relatório, é necessário que o Cadastro de Relatório possua um relatório com o recurso "impOrdemProducaoConferencia" existente no sistema.

Será habilitada esta ação se o usuário ativo possuir em seu cadastro de definições, Cadastro de Definições, aba "Atribuições", o campo Nível Lib. Inspeção Ord.Produçao estiver preenchido com "1 - Sim, com restrição" ou com "2 - Sim, sem restrição".
A inspeção do produto é cadastrada no programa Cadastro de Inspeção Qualidade de Produto.

Será aberto o programa auxiliar "Lançar Inspeção Qualidade" para gerar a inspeção do produto produzido.

Gravar: Gravar a inspeção informada para a ordem de produção selecionada.
Fechar: Cancelar a inspeção e encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Ordem Produção: Neste agrupador serão informados o número da ordem de produção e o código e descrição do produto da ordem de produção selecionada.

Agrupador Dados:
Data: Data e hora da inspeção selecionada.
Turno: Turno da inspeção selecionada.
Carro: Carro da inspeção selecionada.
Status: Seleção da situação atual da inspeção selecionada, sendo "0 - Em Aberto" ou "1 - Liberada". Se o item estiver com a situação atual prenchida com "0 - Em Aberto", o item aparecerá com o fundo na cor amarela na lista de ordens de produção.
Observação: Observações gerais da inspeção selecionada.

Agrupador Inspeção:
Neste agrupador são lançados os resultados das inspeções da ordem de produção em uma lista que contém as seguintes colunas:
Especificação: Coluna informativa do código e descrição do item de especificação selecionado.
Tipo: Coluna informativa do código e descrição do item de especificação selecionado.
Padrão: Coluna informativa do valor padrão do item de especificação selecionado.
Mínimo: Coluna informativa do valor mínimo do item de especificação selecionado.
Máximo: Coluna informativa do valor máximo do item de especificação selecionado.
N Valor do teste, onde "N" é o número da geração de teste que está sendo executado. Se o valor informado ficar em vermelho, significa que está fora do valor mínimo e máximo do item de inspeção selecionado. Após informar o valor do teste e clicar no botão Gravar, ao acessar novamente o lançamento de inspeção, ao lado da coluna é habilitado o botão "Editar" para alterar os valores do teste se o usuário ativo for o mesmo do lançamento do teste. Também ao acessar novamente o lançamento de inspeção é liberado o próximo teste.
Para cada teste, ficam gravados abaixo da lista de inspeções as seguintes informações:
Turno: Coluna informativa do turno do momento da inspeção selecionada.
Carro: Coluna informativa do carro utilizado para a coleta da amostra da inspeção selecionada.
Data: Coluna informativa da data e hora do momento da inspeção selecionada.
Usuário: Coluna informativa do usuário da inspeção selecionada.
Observação: Coluna informativa das observações gerais da inspeção selecionada.

Será habilitada esta ação se o usuário ativo possuir em seu cadastro de definições, Cadastro de Definições, aba "Atribuições", o campo Nível Lib. Inspeção Ord.Produçao estiver preenchido com "1 - Sim, com restrição" ou com "2 - Sim, sem restrição" e se houver ao menos um teste de inspeção preenchido.

Será aberto o programa auxiliar "Aprovar Inspeção Qualidade" para aprovar ou reprovar a inspeção de qualidade do produto produzido.

Gravar: Gravar a aprovação de inspeção para a ordem de produção selecionada.
Fechar: Cancelar a aprovação de inspeção e encerrar este programa auxiliar.

Agrupador Ordem Produção: Neste agrupador serão informados o número da ordem de produção e o código e descrição do produto da ordem de produção.

Agrupador Controle de Qualidade:
Status: Seleção da situação da aprovação de inspeção para a ordem de produção selecionada, sendo "1 - Aprovado", "2 - Aprovado Condicional" (permitido somente se o usuário ativo possuir em seu cadastro de definições, Cadastro de Definições, aba "Atribuições", o campo Nível Lib. Inspeção Ord.Produçao preenchido com "2 - Sim, sem restrição") ou "3 - Reprovado".
Usuário Aprovador: Campo informativo do usuário responsável pela aprovação ou reprovação da inspeção da ordem de produção selecionada.
Motivo: Defeito que motivou a aprovação ou reprovação da inspeção da ordem de produção selecionada.
Observação: Observações gerais da aprovação ou reprovação de inspeção para a ordem de produção selecionada.

Agrupador Inspeção:
Neste agrupador são informados os resultados existentes dos testes das inspeções da ordem de produção em uma lista que contém as seguintes colunas:
Especificação: Coluna informativa do código e descrição do item de especificação selecionado.
Tipo: Coluna informativa do código e descrição do item de especificação selecionado.
Padrão: Coluna informativa do valor padrão do item de especificação selecionado.
Mínimo: Coluna informativa do valor mínimo do item de especificação selecionado.
Máximo: Coluna informativa do valor máximo do item de especificação selecionado.
N Coluna informativa do valor do teste, onde "N" é o número da geração de teste que está sendo executado. Se o valor estiver em vermelho, significa que está fora do valor mínimo e máximo do item de inspeção selecionado.
Para cada teste, ficam gravados abaixo da lista de inspeções as seguintes informações:
Turno: Coluna informativa do turno do momento da inspeção selecionada.
Data: Coluna informativa da data e hora do momento da inspeção selecionada.
Usuário: Coluna informativa do usuário da inspeção selecionada.
Observação: Coluna informativa das observações gerais da inspeção selecionada.

Esta coluna será visualizada se o usuário ativo possuir em seu cadastro de definições, Cadastro de Definições, aba "Atribuições", o campo Nível Lib. Inspeção Ord.Produçao estiver preenchido com "1 - Sim, com restrição" ou com "2 - Sim, sem restrição".

As colunas Data Previsão e Hora Previsão possuirão o valor existente da data e hora do item da ordem de compra selecionado, conforme seu cadastro em Ordem Produção, aba "Itens - Produtos", colunas Data Fim Produção e Hora Fim Produção.

Ao finalizar a produção, estes campos serão gravados conforme data e hora atual.

Esta coluna será habilitada se o campo Tipo Consulta estiver preenchido com "Terceirização".
Será mostrado o botão Gerar Nota Remessa para geração de Nota Fiscal de saída de remessa da ordem de produção selecionada. Ao executar esta ação, será aberto o programa Cadastro de Nota Fiscal, com os seguintes dados:
Tipo de nota conforme informado no Cadastro de Empresa, aba "Configuração do Sistema", subaba "Produção", subaba "PCP", campo Tipo Nota Remessa Ind..
Cliente conforme ligação de tabelas do fornecedor de terceirização vinculado à ordem de produção.
Produtos, quantidades e preços da Nota Fiscal de entrada vinculada à ordem de produção.
Documento Referenciado conforme as informações da Nota Fiscal de entrada.
Observações gerais com a descrição "Remessa Referente a NF XXXX - FFFF", onde "XXX" é(são) o(s) número(s) da Nota(s) Fiscal(is) de entrada e "FFFF" o fornecedor.
Ao salvar a Nota Fiscal de saída, será gerado um vínculo entre a Nota Fiscal de saída de remessa e a ordem de produção.
Caso a Nota Fiscal de remessa já tenha sido gerada, nesta coluna, ao invés do botão, será informado a série e o número da Nota Fiscal de saída de remessa.

Para mais detalhes das etapas do processo de industrialização terceirizada, verifique documentação completa no documento Processo de Industrialização Terceirizada.

Esta coluna será habilitada se o campo Tipo Consulta estiver preenchido com "Terceirização".

Esta coluna será habilitada se o campo Tipo Consulta estiver preenchido com "Produção".

A coluna Prioridade, da lista de ordens de produção será habilitada para alterações se for clicado no botão Editar Prioridade, localizado acima da lista de ordens de produção.
Este botão somente é habilitado se o usuário ativo possuir em seu cadastro de definições, Cadastro de Definições, aba "Atribuições", o campo Super Usuário preenchido com "S - Sim".
Após editar a prioridade, clique novamente no botão Editar Prioridade para salvar as prioridades informadas.

Para selecionar as cores dos itens da lista, verifique o produto informado na coluna Produto, em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Cadastro", campo Sub Linha qual é a sublinha utilizada e então informe no Cadastro Sub Linhas de Produto, nos campos Cor Fundo e Cor Fonte as cores.
As cores devem ser no formato hexadecimal com seis caracteres. Exemplos: Preto = 000000; Branco = ffffff (ou FFFFFF); Azul Escuro = 00008b.
Pode ser utilizado um ou outro ou as duas informações.

As cores serão visualizadas independente da situação ou das ações concluídas para os itens existentes.

Além do IP informado neste campo, o produto que está sendo produzido deve possuir, em seu cadastro, Cadastro de Produto, aba "Definições", o campo "Modelo Etiqueta" preenchido com "99". Ao salvar o apontamento será comandada a impressão da etiqueta para a impressora informada.



Será gravado na etiqueta e no Movimento Produto, campo Código Barras o código de barras com um padrão convertido no padrão GSI Hexadecimal.
Detalhes da geração deste código na documentação do movimento de produto.

Consulta Ordem de ProduçãoProdução -> Pcp -> Ordem Produção -> Consultar [OrdemProducaoConsulta]



A consulta de ordens de produção é utilizada para gerenciar as ordens de produção existentes na empresa.


Pesquisar: Visualizar a lista de ordens de produção conforme os campos abaixo informados.
Fechar: Encerrar este programa.

Data Inicial: Data inicial do período a considerar na lista de ordens de produção conforme o tipo de data informado no campo Tipo Data.
Data Final: Data final do do período a considerar na lista de ordens de produção conforme o tipo de data informado no campo Tipo Data.
Tipo Data: Seleção do período a considerar na lista de ordens de produção para as datas informadas no campo Data Inicial e Data Final.
Tipo Consulta: Seleção do tipo de ordem de produção a considerar na lista, sendo "Produção" ou "Terceirização".
Setor: Setor(es) a considerar ou desconsiderar na lista de ordens de produção.
Equipamento: Equipamento(s) a considerar ou desconsiderar na lista de ordens de produção. Campo habilitado se o campo Tipo Consulta estiver preenchido com "Produção".
Fornecedor: Fornecedor(es) a considerar ou desconsiderar na lista de ordens de produção. Campo habilitado se o campo Tipo Consulta estiver preenchido com "Terceirização".
Produto: Produto(s) a considerar ou desconsiderar na lista de ordens de produção.
Linha Produto: Linha(s) de produto a considerar ou desconsiderar na lista de ordens de produção.
Ordem Produção: Ordem(ns) de produção a considerar ou desconsiderar na lista de ordens de produção.
Status Ordem Produção: Situação(ões) da(s) ordem(ns) de produção a considerar ou desconsiderar na lista de ordens de produção.

Editar Prioridade: Ação de editar as prioridades da lista de ordens de produção.

Após informar os campos acima, clique no botão Pesquisar para visualizar as ordens de produção em uma lista. Há como definir as cores de fundo e do fonte (cor da letra) dos itens da lista.
A lista contém as seguintes colunas:
Ordem Produção: Coluna que informa o número e a situação atual da ordem de produção selecionada. Os itens existentes da mesma ordem de produção serão agrupados.
Ações:

Imprimir Ordem Produção: Imprimir a ordem de produção do item de ordem de produção selecionado.

Iniciar Ordem Produção: Iniciar a produção do item de ordem de produção selecionado.

Apontamento Consumo: Efetuar o apontamento de consumo de materiais do item de ordem de produção selecionado.

Apontamento Produção: Efetuar o apontamento de produção do item de ordem de produção selecionado.

Apontamento Devolução Consumo: Efetuar o apontamento de devolução de consumo do item de ordem de produção selecionado.

Apontamento Acompanhamento: Efetuar o apontamento de acompanhamento do item de ordem de produção selecionado.

Apontamento Setor: Efetuar o apontamento de setor do item de ordem de produção selecionado.

Parada Ordem Produção: Parar ou pausar o item de ordem de produção selecionado.

Finalizar Ordem Produção: Finalizar o item de ordem de produção selecionado.

Imprimir Conferência: Imprimir a conferência do item de ordem de produção selecionado.

Inspeção:

Lançar inspeção: Lançar inspeção de qualidade do item de ordem de produção selecionado.

Aprovar inspeção: Aprovar a inspeção de qualidade do item de ordem de produção selecionado.

Data Última Inspeção: Coluna informativa da data e hora de realização da última inspeção existente do item de ordem de produção selecionado.
Remessa: Ação de gerar a nota fiscal de remessa ou informação do número da nota fiscal de remessa do item de ordem de produção selecionado.
Data Previsão: Coluna informativa da data de previsão da produção do item de ordem de produção selecionado.
Hora Previsão: Coluna informativa da hora de previsão da produção do item de ordem de produção selecionado.
Produto: Coluna informativa do código e descrição do produto do item de ordem de produção selecionado.
Quantidade: Coluna informativa da quantidade de produção do item de ordem de produção selecionado.
Qt Produzida: Coluna informativa da quantidade já produzida do item de ordem de produção selecionado.
Fornecedor: Coluna informativa do código e Razão Social do fornecedor da Nota Fiscal de entrada vinculada ao item de ordem de produção selecionado.
Equipamento: Coluna informativa do equipamento do item de ordem de produção selecionado.
Data Programada: Coluna informativa da data da programação de produção do item de ordem de produção selecionado.
Observação: Coluna informativa das observações gerais do item de ordem de produção selecionado.
Prioridade: Coluna informativa da prioridade do item de ordem de produção selecionado.