Processo de Cotação com Fornecedores


Existem duas formas de gerar cotações no NeoCorp Web.
A primeira é a cotação manual. São geradas as cotações e enviadas as impressões por e-mail aos fornecedores.

Neste caso o fornecedor irá precificar e retornar o e-mail com os preços preenchidos. Algum usuário da empresa deverá efetuar o preenchimento manual das informações vindas de cada fornecedor.

A segunda opção é a cotação via sistema.

Os fornecedores receberão por e-mail um acesso ao sistema para preencher estas informações. Esta opção se torna muito mais eficiente para seu fornecedor e para a empresa.

Este processo faz parte do processo de Entrada.

Cotação manual

Tem seu processo iniciado ao criar a cotação pela emissão de cotação já na requisição de compra. É impresso um documento que deve ser enviado aos fornecedores.
Ao obter o retorno dos fornecedores, as informações de preços, prazos, frete, entre outros, devem ser registrados no sistema para comparação de valores, prazos, descontos e então escolher a cotação vencedora. Há casos em que somente um fornecedor é cadastrado para as requisições de compra, mesmo assim, é necessário indicá-lo como vencedor.


A cotação irá começar com a emissão da cotação para envio aos fornecedores, pelo programa Requisição Compra.
Ao enviar a cotação, a requisição ficará com o status "3 - Cotação" e seus itens, com o status "2 - Cotação".


Após um ou mais fornecedores retornarem com os resultados dos preços, prazos, descontos, frete e impostos, é necessário lançar estas informações no programa Cotação.


Após fazer a análise do melhor custo-benefício de cada item, deve-se informar a cotação vencedora, através do programa Cotação Vencedora.


Após selecionar um fornecedor vencedor, este processo se dá por encerrado e deve-se iniciar o processo de Ordem de Compra.

Cotação via sistema

Tem seu processo iniciado ao enviar cotações das requisições de compras existentes na empresa. O fornecedor recebe um e-mail com um link de acesso ao sistema e preenche os valores no retorno de cotação. A empresa pode verificar os fornecedores que já cotaram através do controle de cotações.
Após obter dos fornecedores as informações de preços, prazos, entre outros valores, basta escolher a cotação vencedora. Há casos em que somente um fornecedor envia estas informações, mesmo assim, é necessário indicá-lo como vencedor.


Após gerar e liberar as requisições de compra, entre no programa Enviar Cotações para selecionar os produtos a cotar e os fornecedores que participarão das cotações.


Os fornecedores receberão um e-mail com o link de acesso ao sistema NeoCorp Web. Cada um com seus respectivos dados de acesso ao sistema.


Cada fornecedor então irá acessar o programa Retorno Cotação para preencher os valores das cotações e enviá-las à empresa.


A empresa poderá acompanhar as cotações, visualizando as já concluídas e gerenciar as cotações restantes, através do programa Controle de Cotações.


Após fazer a análise do melhor custo-benefício de cada item, deve-se informar a cotação vencedora, através do programa Cotação Vencedora.


Após selecionar um fornecedor vencedor, este processo se dá por encerrado e deve-se iniciar o processo de Ordem de Compra.